Basquete

Com direito a cravada, pivô maranhense Ruan Miranda estreia na NBA G League

Ruan, de 21 anos, contribuiu para a vitória do Capitanes de Ciudad de México sobre o Osceola Magic.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 12/11/2023 às 02h32
Ruan Miranda foi contratado pelo Capitanes, equipe da Liga de Desenvolvimento da NBA.
Ruan Miranda foi contratado pelo Capitanes, equipe da Liga de Desenvolvimento da NBA. (Reprodução / Instagram)

CIDADE DO MÉXICO (MÉXICO) - O pivô maranhense Ruan Miranda estreou, na noite de sexta-feira (10), na NBA G League, a liga de desenvolvimento da NBA, participando da vitória do Capitanes de Ciudad de México por 108 a 97 sobre o Osceola Magic, em duelo disputado na Arena CDMX, na Cidade do México. Ruan anotou quatro pontos em pouco mais de seis minutos, com direito a uma cravada que mereceu destaque nas redes sociais do Capitanes.

Trabalhando firme em busca do sonho de entrar na NBA, principal liga de basquete do planeta, Ruan Miranda integra uma "legião brasileira" no Capitanes, ao lado do armador Alexey Borges, do ala-pivô Mãozinha e do auxiliar Vitor Galvani, que trabalha na comissão técnica chefiada por Ramón Díaz Sánchez. O Capitanes, que está em sua terceira temporada na NBA G-League, conta ainda com nomes conhecidos dos fãs de basquete, como os armadores Trey Burke e Michael Carter-Williams, o ala Juan Toscano-Anderson e o ala-pivô Kenneth Faried.

Sem muito tempo para comemorar a estreia na NBA G-League, Ruan Miranda já volta a jogar pelo Capitanes de Ciudad de México em um back-to-back (jogos em dias consecutivos), com poucas horas de descanso entre um duelo e outro. O representante mexicano na Liga de Desenvolvimento terá duas partidas contra o Birmingham Squadron neste domingo (12) e nesta segunda-feira (13), na Arena CDMX, na Cidade do México.

Ruan Miranda

Ruan Miranda, de 22 anos, é sobrinho da multicampeã Iziane Castro, que atuou na WNBA (liga profissional dos Estados Unidos), foi campeã da Liga de Basquete Feminino (LBF) em 2016 pelo Sampaio Basquete e defendeu a Seleção Brasileira em duas Olimpíadas e três Mundiais. O jovem pivô defendeu o time masculino do Sampaio Basquete e as seleções de base do Maranhão até chegar ao Flamengo, onde conquistou dois títulos do NBB em 2019 e 2021, além de faturar a Champions League Americas, maior torneio de basquete do continente. Em meio a essas conquistas, entretanto, Ruan teve pouco espaço na equipe profissional do Rubro-Negro e foi mais acionado em torneios como o Campeonato Brasileiro de Base e a Liga de Desenvolvimento do Basquete (LDB), principal competição de base da modalidade no país.

Sem maiores oportunidades no Flamengo, Ruan Miranda acertou transferência para o Cerrado Basquete na temporada 2021/2022. Nos últimos dois anos, o pivô foi o destaque da equipe profissional do Cerrado e também teve um ótimo desempenho nas competições de base, sendo eleito MVP (jogador mais valioso) da LDB 2022. Na última edição do NBB, Ruan disputou 31 jogos pelo Cerrado e registrou médias de 15.4 pontos, 8.0 rebotes, 1.0 assistência, 0.8 toco e 0.5 roubada de bola em 28.8 minutos por partida, desempenho que garantiu ao maranhense o prêmio de Destaque Jovem da temporada 2022/23.

As excelentes atuações de Ruan Miranda em dois anos no Cerrado chamaram a atenção do Paulistano, uma das equipes mais tradicionais do basquete brasileiro, que acertou a contratação do jovem pivô em junho. Ruan teve uma curta, mas vitoriosa passagem pelo Tigre, sendo campeão da LDB 2023 e do Campeonato Paulista de Basquete. O atleta maranhense ainda chegou a disputar dois jogos do NBB 2023/24 antes de fechar com o Capitanes de Ciudad de México.

Além de se destacar em suas passagens por clubes, Ruan Miranda brilhou ainda em competições pela Seleção Brasileira de Basquete 3x3. O pivô maranhense ajudou o Brasil a conquistar a inédita quarta colocação na Copa do Mundo da modalidade, em junho, e defendeu o país nos Jogos Pan-Americanos, em Santiago, no Chile. Já em 2022, no 5x5, Ruan foi campeão do Globl Jam com a Seleção Brasileira Sub-23, sendo titular nas cinco partidas do torneio disputado em Toronto, no Canadá.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.