Série B

Sampaio Corrêa perde para o Vitória no Castelão e continua em risco na Série B

Bolívia Querida permanece na 13ª colocação, a três pontos da zona de rebaixamento da Segundona.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 21/10/2023 às 00h02
Lance da partida entre Sampaio Corrêa e Vitória, no Estádio Castelão.
Lance da partida entre Sampaio Corrêa e Vitória, no Estádio Castelão. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Contando com o apoio da torcida tricolor no Estádio Castelão, o Sampaio Corrêa encarou, na noite desta sexta-feira (20), um de seus maiores desafios nesta edição do Campeonato Brasileiro Série B, diante do líder Vitória, em partida válida pela 33ª rodada da competição nacional. Precisando de um bom resultado para se manter distante da zona de rebaixamento, a Bolívia Querida até conseguiu fazer um duelo equilibrado contra o Leão da Barra, mas o time rubro-negro foi mais eficiente, conquistou o triunfo por 1 a 0 e manteve o time maranhense com o sinal de alerta ligado na Segundona.

Saiba mais:

VÍDEO: Assista aos melhores momentos de Sampaio Corrêa 0 x 1 Vitória

Pimentinha fala em correção de erros para manter o Sampaio Corrêa na Série B

Léo Condé projeta acesso com o Vitória e vê Sampaio Corrêa no caminho certo para evitar queda na Série B

Durante o primeiro tempo da partida, o Sampaio Corrêa mostrou personalidade e criou boas oportunidades no campo de ataque, mas não conseguiu aproveitar as suas chances, enquanto o Vitória foi eficiente e abriu o placar aos 37 minutos, em um contra-ataque rápido, que foi concluído com categoria pelo atacante Osvaldo, batendo na saída de Luiz Daniel. Na etapa final, o Sampaio teve maior posse de bola, porém, foi menos agressivo, e o Vitória, jogando apenas nos contragolpes e erros tricolores, confirmou a vitória sem maiores sustos no Castelão.

A derrota no Castelão mantém o Sampaio Corrêa com 36 pontos e na 13ª colocação da Série B. A Bolívia Querida, entretanto, terá de aguardar o encerramento da rodada para saber sua posição e a distância para zona de rebaixamento da Segundona: no momento, o time maranhense tem três pontos a mais que a Chapecoense, equipe de melhor campanha no Z4. Já o Vitória, com 64 pontos, disparou na liderança da Série B e está bem perto de conquistar o acesso para a primeira divisão do futebol brasileiro na temporada de 2024.

O Sampaio Corrêa volta a campo pela Série B na tarde do próximo sábado (28), a partir das 15h30, contra o Criciúma, no Estádio Heriberto Hulse, em duelo que terá transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Vitória, por sua vez, terá um confronto direto pelo G4 da Segundona diante do Juventude no próximo domingo (29), às 19h, no Barradão, em Salvador.

O jogo

Focado em conquistar um bom resultado em casa, o Sampaio Corrêa foi para cima do Vitória assim que a bola começou a rolar no Castelão. Aos três minutos, Robinho recebeu passe de Riquelmo, arriscou o chute e quase abriu o placar para a Bolívia Querida. Já aos sete, Riquelmo trocou passes com Robinho, passou pela marcação e chutou colocado, mas Camutanga conseguiu travar a finalização. A resposta do Vitória veio aos oito minutos: após ser lançado em profundidade, Osvaldo invadiu a área e bateu forte, no alto, para grande defesa de Luiz Daniel. No lance seguinte, o zagueiro João Victor aproveitou a cobrança de escanteio, fez o desvio de cabeça e acertou a trave, assustando a torcida do Sampaio.

Aos poucos, o Sampaio Corrêa assumiu o domínio da partida, enquanto o Vitória encontrava dificuldades para trocar passes e criar jogadas. Aos 17 minutos, Pará roubou a bola no meio-campo e deu um passe na medida para Robinho, que arriscou o chute da entrada da área e tirou tinta da trave esquerda. Já aos 19, Vitinho aproveitou levantamento de Riquelmo na grande área, passou pela marcação e chutou cruzado, para grande defesa de Lucas Arcanjo. O Vitória só voltou a finalizar aos 26 minutos, com Edson Lucas, que encontrou espaço e arriscou de longe, sem assustar Luiz Daniel.

Depois de segurar o bom momento do Sampaio Corrêa, o Vitória avançou as suas linhas e aumentou a pressão no campo de ataque. Aos 35 minutos, Iury Castilho recebeu cruzamento de Osvaldo e cabeceou firme, mas Luiz Daniel, bem posicionado, segurou sem dar rebote. A iniciativa do Leão surtiu efeito aos 37: em contragolpe rápido, Iury Castilho deu um passe na medida para Osvaldo, que bateu por cima de Luiz Daniel e abriu o placar para a equipe rubro-negra. Animado, o Vitória quase marcou o segundo gol aos 42, após Léo Gamalho aproveitar chutão para o ataque, ganhar a disputa de bola com Gustavo Henrique e ficar cara a cara com Luiz Daniel, porém, o chute saiu fraco, e o camisa 1 do Sampaio conseguiu fazer a defesa.

Sampaio não consegue pressionar, e Vitória segura resultado

Em busca de uma reação, o Sampaio Corrêa voltou para o segundo tempo com o atacante Pimentinha, substituindo Riquelmo, e apostando em uma marcação forte no campo de defesa do Vitória, entretanto, a equipe rubro-negra conseguiu sair da pressão da Bolívia Querida. Aos oito minutos, o Leão da Barra arriscou a finalização com Léo Gamalho na entrada da área, e Luiz Daniel fez uma defesa sem maiores dificuldades. O Sampaio respondeu aos nove, também em chute de longa distância de Robinho, mas a bola passou por cima do gol, sem perigo.

Com maior posse de bola, o Sampaio Corrêa tentou encontrar espaços no decorrer do segundo tempo, enquanto o Vitória apostava nos contragolpes. Aos 26, o Leão conseguiu a jogada que tanto esperava, porém, não teve sucesso na execução: Iury Castilho, em velocidade, passou pela marcação do Sampaio e deu um passe na medida para Léo Gamalho, que finalizou sozinho na pequena área e mandou a bola por cima do gol. A Bolívia Querida respondeu aos 28: após receber passe na entrada da grande área, Ytalo arriscou o chute forte, e Lucas Arcanjo segurou firme. Já aos 29, Pará também tentou a finalização de longe, e a bola passou perto do ângulo direito.

Diante de um Sampaio Corrêa pouco agressivo na reta final de partida, o Vitória quase chegou ao segundo gol aos 37 minutos: após cobrança de escanteio, João Victor fez um leve desvio de cabeça, e Welder conseguiu o chute para o gol, parando em uma difícil defesa de Luiz Daniel. A última grande chance do Sampaio ocorreu aos 43 minutos, com Pimentinha, que fez bela jogada pelo lado direito e cruzou rasteiro na grande área, mas Henrique Rafael não conseguiu alcançar a bola.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Lucas Mota, Ícaro, Gustavo Henrique e Pará; Claudinei (João Diogo), Ferreira e Robinho (Patrick Allan); Riquelmo (Pimentinha), Vitinho (Henrique Rafael) e Ytalo (Jô). Treinador: Fernando Marchiori

VITÓRIA: Lucas Arcanjo; Railan, Camutanga, João Victor e Edson Lucas (José Hugo); Rodrigo Andrade, Dudu e Matheuzinho; Osvaldo (Wellington Nem), Iury Castilho (Welder) e Léo Gamalho (Giovanni Augusto). Treinador: Léo Condé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.