Série B

Sampaio Corrêa bate a Ponte Preta, engata terceira vitória seguida e fica a um ponto do G4 da Série B

Tricolor assumiu a quinta colocação da Segundona e mantém vivo o sonho do acesso à Série A.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 04/10/2022 às 03h18
Gabriel Poveda comemora: o Sampaio Corrêa venceu a Ponte Preta no Castelão.
Gabriel Poveda comemora: o Sampaio Corrêa venceu a Ponte Preta no Castelão. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Se alguém ainda tinha dúvida sobre as chances do Sampaio Corrêa na árdua disputa pelo G4 do Campeonato Brasileiro Série B, essa incerteza foi deixada de lado na noite desta segunda-feira (3). Contando com o apoio da torcida tricolor no Estádio Castelão e mostrando muita valentia em campo, o Tubarão derrotou a Ponte Preta por 2 a 1, em duelo válido pela 33ª rodada da Segundona, garantiu a terceira vitória consecutiva na competição nacional e mantém vivo o sonho de disputar a primeira divisão do Brasileirão em 2023, ano do centenário do clube.

Leia também:

"Talismã", Rafael Costa celebra bom momento do Sampaio Corrêa

VÍDEO: Assista aos melhores momentos de Sampaio Corrêa x Ponte Preta

Disposto a manter a fama de mandante indigesto, o Sampaio Corrêa abriu o placar com apenas um minuto de jogo: após cobrança de lateral de Lucas Hipólito, o artilheiro Gabriel Poveda conseguiu o desvio de cabeça e marcou seu 17° gol na Série B. Após acumular chances perdidas, o Tricolor teve uma queda de produção e sofreu no segundo tempo com a pressão da Ponte Preta, que buscou o empate com um belo gol de Echaporã, aos 17. Com o jogo indefinido, o Sampaio foi insistente na reta final de partida e garantiu a vitória aos 40 minutos, com um belo gol de Rafael Costa, após tabela com Nadson.

Invicto há cinco jogos, o Sampaio Corrêa pegou o elevador e assumiu a quinta posição da Série B, com 48 pontos, um a menos que o quarto colocado Vasco, que ainda joga nesta rodada da Segundona. Já a Ponte Preta, que tem 43 pontos, está em 10° lugar e se distanciou na briga pelo G4 da competição nacional.

Após duas vitórias em casa, o Sampaio Corrêa enfrenta o CSA na noite desta sexta-feira (7), às 21h30, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. A Ponte Preta, por sua vez, recebe o Vila Nova na noite do próximo sábado (8), às 19h, no Estádio Moisés Lucarelli.

O jogo

Assim que a bola começou a rolar no Castelão, o Sampaio Corrêa avançou suas linhas, pressionou a Ponte Preta e viu seu esforço ser premiado com apenas um minuto de partida: após Lucas Hipólito cobrar lateral para a grande área, Gabriel Poveda se antecipou aos zagueiros da equipe campineira, cabeceou firme e mandou a bola para o gol, entre as pernas do goleiro Caíque França. Mesmo em vantagem, a Bolívia Querida não diminuiu o ritmo e quase ampliou o placar aos quatro minutos, com Mateusinho, que arriscou o chute com a perna esquerda, da entrada da área, e viu a bola passar pela linha de fundo.

Com maior posse de bola, mas sem encontrar espaços na eficiente defesa do Sampaio Corrêa, a Ponte Preta quase arrancou o empate aos 24 minutos: após cobrança de escanteio de Lucca, o zagueiro Fábio Sanches conseguiu a finalização, e a bola passou perto do travessão. O Sampaio respondeu aos 28, com Rafael Vila, que foi lançado por Ygor Catatau na grande área e cabeceou firme, mas Caíque França, bem posicionado, segurou firme.

Aos poucos, o Sampaio Corrêa encontrou espaços na defesa da Ponte Preta e acumulou chances perdidas. Aos 30 minutos, Gabriel Poveda foi lançado em profundidade e esperou a saída de Caíque França para servir Pimentinha, que tentou o chute para o gol vazio, porém, foi atrapalhado pela marcação e mandou a bola por cima do gol. Já aos 36, Rafael Vila puxou o contragolpe, cortou a marcação de Fábio Sanches e bateu colocado, para grande defesa de Caíque França, que se esticou todo e tirou a bola com a ponta dos dedos.

Ponte Preta melhora, busca empate, mas Rafael Costa decide pelo Sampaio

Dominante no primeiro tempo, o Sampaio Corrêa teve que lidar com uma postura mais agressiva da Ponte Preta na etapa final de partida. Aos quatro minutos, Ribamar recebeu cruzamento de Artur na grande área, desviou de cabeça e quase conseguiu o empate para a equipe campineira. Em seguida, aos cinco, Artur arriscou o chute de longe, e Luiz Daniel espalmou a bola para a linha de fundo. Pressionado, o Sampaio respondeu aos oito: após passe em profundidade de Ygor Catatau, Gabriel Poveda invadiu a área, bateu cruzado e tirou tinta da trave esquerda de Caíque França.

Sentindo o bom momento da Ponte Preta, o técnico Hélio dos Anjos promoveu a entrada do atacante Echaporã na partida. Logo em seu primeiro lance, aos 17 minutos, Echaporã justificou a preferência do treinador e marcou um belo gol para o time campineiro, acertando o canto esquerdo de Luiz Daniel após driblar Mateusinho e André Luiz na entrada da grande área.

Com o empate no placar do Castelão, Sampaio Corrêa e Ponte Preta ficaram em um "lá e cá": enquanto a Bolívia Querida tentava jogadas em velocidade, a equipe campineira trocava passes no meio-campo. Quando o empate parecia certo, o Sampaio fez a festa da torcida com um belo gol aos 40 minutos: após tabelar com Nadson, Rafael Costa recebeu a bola na grande área e bateu por cobertura, acertando o ângulo direito de Caíque França. Depois disso, o Tubarão apenas esperou o tempo passar para confirmar a vitória, fazer a festa com a torcida tricolor e se manter mais vivo do que nunca na briga pelo acesso.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateusinho, Paulo Sérgio (Joécio), Allan Godói e Lucas Hipólito; André Luiz (Eloir), Ferreira e Rafael Vila (Nadson); Pimentinha (Rafael Costa), Ygor Catatau (Léo Tocantins) e Gabriel Poveda. Treinador: Léo Condé

PONTE PRETA: Caíque França; Mateus Silva, Léo Santos (Cássio Gabriel) e Fábio Sanches; Igor Formiga (Bernardo), Léo Naldi, Felipe Amaral (Echaporã), Wallisson (Moisés Ribeiro) e Artur; Lucca e Ribamar (Nicolas). Treinador: Hélio dos Anjos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.