Série B

Sampaio Corrêa vence o Grêmio no Castelão e entra de vez na briga pelo acesso

Bolívia Querida subiu para a sétima colocação da Série B e está a quatro pontos do quarto colocado Vasco.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 01/10/2022 às 00h36
O Sampaio Corrêa derrotou o Grêmio no Castelão e encostou no G4 da Série B.
O Sampaio Corrêa derrotou o Grêmio no Castelão e encostou no G4 da Série B. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - O Sampaio Corrêa mostrou mais uma vez a sua força como mandante no Campeonato Brasileiro Série B na noite desta sexta-feira (30) e está mais vivo do que nunca na briga para retornar à primeira divisão após 36 anos. Contando com o apoio da torcida no Estádio Castelão e apresentando um futebol consistente, a Bolívia Querida derrotou o Grêmio por 2 a 1, em duelo válido pela 32ª rodada da Segundona, subiu na classificação e encostou na zona de acesso, restando seis partidas para o encerramento da competição nacional.

Saiba mais:

VÍDEO: Assista aos melhores momentos de Sampaio Corrêa x Grêmio

Rafael Vila exalta vitória do "imortal" Sampaio Corrêa e mira acesso

Renato Gaúcho cita "erros infantis", mas elogia atuação do Grêmio contra o Sampaio

Sem se intimidar com a força do Grêmio, que teve maior posse de bola no começo da partida, o Sampaio Corrêa soube se defender com maestria, aproveitou os espaços na defesa da equipe gaúcha e abriu o placar aos 14 minutos, com Rafael Vila, que recebeu um belíssimo lançamento do goleiro Luiz Daniel, partiu em velocidade e bateu forte para o gol. Na etapa final, a Bolívia Querida adotou uma postura mais agressiva e ampliou a vantagem aos 11 minutos, graças ao artilheiro Gabriel Poveda, que aproveitou belo passe de Rafael Vila e acertou um chute forte, sem chances para Brenno. O maranhense Elkeson ainda diminuiu o prejuízo do Grêmio aos 36 minutos, mas nada que diminuísse a festa do Sampaio e de sua torcida no Castelão.

Invicto há quatro partidas, o Sampaio Corrêa chegou aos 45 pontos, considerado o "número mágico" para evitar o rebaixamento na Série B, mas agora a luta é pelo acesso: a Bolívia Querida está na sétima colocação, a quatro pontos do Vasco, equipe de pior campanha no G4 da Segundona. Já o Grêmio, com 53 pontos, continua na vice-liderança da Série B, mas ainda pode ser ultrapassado pelo Bahia nesta rodada.

Com a confiança nas alturas, o Sampaio Corrêa volta a campo pela Série B na noite desta segunda-feira (3), às 20h, para enfrentar a Ponte Preta no Estádio Castelão, em duelo que terá transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. O Grêmio, por sua vez, encara o CSA na noite desta terça-feira (4), às 19h, na Arena, em Porto Alegre.

O jogo

Disposto a surpreender o Sampaio Corrêa no Castelão, o Grêmio avançou suas linhas e quase balançou as redes com apenas 32 segundos de partida: após passe em profundidade de Bitello, Gabriel Teixeira dominou a bola e tentou o chute rasteiro, mas Luiz Daniel fechou o ângulo e fez boa defesa. Empurrado pela torcida, o Sampaio respondeu aos nove minutos, com Rafael Vila, que foi acionado por Ygor Catatau na grande área, tentou bater para o gol e não conseguiu acertar a bola. Pouco depois, aos 14, a Bolívia Querida foi inteligente e aproveitou um espaço improvável na defesa do Grêmio para abrir o placar: após um belíssimo lançamento do goleiro Luiz Daniel, Rafael Vila avançou sozinho, invadiu a área e soltou o chute forte, sem chances para Brenno.

No prejuízo, o Grêmio intensificou a postura ofensiva e conseguiu marcar aos 19 minutos, com Elkeson, que ganhou a disputa com a zaga do Sampaio Corrêa após cobrança de escanteio de Bitello e cabeceou no canto esquerdo de Luiz Daniel. A arbitragem de vídeo, entretanto, anulou o gol da equipe gaúcha: durante a jogada, Elkeson acertou uma cotovelada em Pará, que sofreu um corte no supercílio e teve de ser substituído por Lucas Hipólito. Depois disso, o Grêmio valorizou a posse de bola e insistiu nas jogadas pela esquerda, principalmente com o lateral Nicolas, porém, a defesa do Sampaio estava atenta e se segurou bem.

Com dificuldades para trocar passes diante de um Grêmio com linhas avançadas e maior posse de bola, o Sampaio Corrêa investiu nas bolas longas para tentar ampliar a vantagem. Aos 34 minutos, Gabriel Poveda recebeu um lançamento na entrada da área, a zaga do time gaúcho afastou mal, e a bola sobrou para Mateusinho, que bateu com força e quase anotou o segundo gol do Sampaio. O Grêmio ainda teve uma ótima oportunidade de empatar o duelo aos 39: Bitello cobrou falta na grande área, Kannemann conseguiu o cabeceio, que ainda contou com o desvio em André Luiz, e Luiz Daniel, atento, espalmou a bola pela linha de fundo.

Artilheiro aparece, e Sampaio garante a vitória

Na volta do intervalo, o Sampaio Corrêa avançou suas linhas, dificultou a troca de passes do Grêmio e assumiu o domínio completo da partida. Aos oito minutos, Rafael Vila deu um belo drible sobre Thiago Santos na entrada da área e arriscou o chute, que passou por cima do gol. A pressão da Bolívia Querida não demorou a surtir efeito: aos 11, Rafael Vila ficou com a bola após passe errado de Rodrigo Ferreira, avançou pelo meio-campo e deu um passe na medida para Gabriel Poveda, que não desperdiçou a chance e anotou o segundo gol, com a bola batendo no travessão antes de entrar.

Satisfeito com o placar, o Sampaio Corrêa voltou ao campo defensivo para segurar a vantagem, enquanto o Grêmio, mesmo voltando a ter a bola por mais tempo, sofria para encontrar espaços e não levou maior perigo em suas finalizações. Thaciano, aos 17 minutos, tentou surpreender o goleiro Luiz Daniel em um chute da entrada da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. Já aos 18, Nicolas fez o cruzamento para a grande área, Luiz Daniel deu um soco na bola e Thaciano ficou com a sobra, mas o goleiro do Sampaio travou a finalização.

Quando o jogo parecia resolvido a favor do Sampaio Corrêa, o Grêmio assustou a torcida no Castelão. Aos 36 minutos, Elkeson recebeu passe de Thiago Santos na grande área, fez a proteção e chutou cruzado, com a bola batendo na trave antes de entrar. O gol acordou a equipe gaúcha, que foi toda ao ataque em busca do empate, entretanto, o Sampaio controlou a pressão adversária e confirmou a vitória em casa.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateusinho (Maurício), Joécio, Allan Godói e Pará (Lucas Hipólito); André Luiz, Ferreira (Eloir) e Rafael Vila (Lucas Araújo); Pimentinha, Ygor Catatau e Gabriel Poveda (Rafael Costa). Treinador: Léo Condé

GRÊMIO: Brenno; Rodrigo Ferreira (Leonardo), Natã, Kannemann e Nicolas; Thiago Santos, Lucas Silva (Jhonata Robert) (Pedro Lucas) e Bitello; Gabriel Teixeira, Guilherme (Thaciano) e Elkeson. Treinador: Renato Gaúcho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.