Série B

Sampaio Corrêa vence o Náutico, encerra jejum fora de casa e encosta no G4 da Série B

Tricolor conquistou primeiro triunfo como visitante na Segundona após 16 partidas.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 24/09/2022 às 03h12
O Sampaio Corrêa derrotou o Náutico de virada no Estádio dos Aflitos.
O Sampaio Corrêa derrotou o Náutico de virada no Estádio dos Aflitos. (Marlon Costa / Pernambuco Press)

RECIFE - Depois de 16 jogos, o Sampaio Corrêa finalmente encerrou o incômodo jejum de vitórias fora de casa nesta edição do Campeonato Brasileiro Série B. Mesmo encarando um Náutico pressionado pela ameaça de rebaixamento e que contava com o apoio da torcida alvirrubra no Estádio dos Aflitos, o Tricolor não se intimidou, controlou o jogo quando necessário, esbanjou eficiência no campo de ataque e derrotou a equipe pernambucana de virada, por 3 a 1, em duelo disputado na noite desta sexta-feira (23) e válido pela 31ª rodada da Segundona.

Saiba mais:

VÍDEO: Assista aos melhores momentos de Náutico x Sampaio Corrêa

Rafael Costa destaca força e união do elenco do Sampaio Corrêa após vitória fora de casa

A vitória heroica do Sampaio Corrêa começou com um grande susto para o torcedor tricolor: logo aos cinco minutos, o Náutico abriu o placar com o atacante Júlio, que recebeu levantamento na grande área, se antecipou aos marcadores tricolores e cabeceou com categoria, sem chances para Luiz Daniel. A Bolívia Querida, entretanto, manteve a concentração, impôs seu estilo de jogo e arrancou o empate antes do intervalo, com o artilheiro Gabriel Poveda, aos 35 minutos. No segundo tempo, o Sampaio segurou bem os avanços do Náutico, criou boas oportunidades de gol, foi mortal nos contragolpes e arrancou a vitória de virada, com Rafael Costa marcando o segundo gol aos 41 minutos e Nadson fechando o placar aos 48.

Com o triunfo no Recife, o Sampaio Corrêa chegou aos 42 pontos, subiu para a sétima posição, encaminhou a permanência na Série B e, de quebra, ainda mantém vivo o sonho do acesso à Primeira Divisão: a distância para o quarto colocado Vasco é de seis pontos, restando sete rodadas para o encerramento da Segundona. Já o Náutico, com apenas 27 pontos, permanece na lanterna da Série B e está em situação delicada na luta contra o rebaixamento.

Agora, o Sampaio Corrêa terá duas partidas consecutivas como mandante na Série B, sendo que o primeiro desses confrontos será na noite da próxima sexta-feira (30), às 19h, diante do Grêmio, no Estádio Castelão, com transmissão da rádio Mirante AM e cobertura completa do Imirante Esporte. Antes disso, na quarta-feira (28), o Náutico fará o clássico pernambucano contra o Sport a partir das 21h45, na Ilha do Retiro.

O jogo

Assim que a bola rolou nos Aflitos, o Sampaio Corrêa tentou dominar o Náutico, aproveitando a crise do adversário, porém, o Timbu surpreendeu a Bolívia Querida e demorou apenas cinco minutos para balançar as redes: após cruzamento de João Lucas pela esquerda, Júlio subiu mais que a zaga do Sampaio e cabeceou firme, fora do alcance de Luiz Daniel. No prejuízo, o Sampaio tentou equilibrar as ações, mas o Náutico impediu qualquer avanço tricolor no começo de partida.

Animado, o Náutico continuou no campo de ataque, enquanto o Sampaio Corrêa sofria para criar suas chances de gol. O Timbu desperdiçou uma ótima oportunidade de ampliar o placar aos 21 minutos: após tabela com Victor Ferraz na grande área, Richard Franco deu um passe na medida para Júlio, que estava livre na grande área, mas finalizou mal e mandou a bola pela linha de fundo. O Sampaio só foi chegar com perigo aos 26, em cobrança de falta de Gabriel Poveda, que foi defendida por Jean em dois tempos.

Com o passar do tempo, o Náutico diminuiu a pressão, e o Sampaio Corrêa, paciente e organizado, assumiu o comando da partida. Em melhor momento, o Tubarão buscou o empate aos 35 minutos: após lançamento de Eloir na grande área, Ygor Catatau ajeitou de cabeça para Gabriel Poveda bater firme e deixar tudo igual nos Aflitos.

Sampaio Corrêa conquista a vitória nos contragolpes

De confiança renovada pelo empate, o Sampaio Corrêa começou o segundo tempo em cima do Náutico. Logo aos 11 minutos, Ygor Catatau fez bela jogada individual e arriscou o chute, que passou por cima do gol. O Timbu devolveu aos 13: Júlio foi lançado por Souza na grande área e ajeitou para Richard Franco, que bateu colocado, para boa defesa de Luiz Daniel.

Melhor em campo, o Sampaio Corrêa foi ao ataque em busca da virada. Aos 18 minutos, Maurício fez o lançamento na medida para Gabriel Poveda, que fez o desvio de cabeça e quase anotou o segundo gol da Bolívia Querida. Pouco depois, aos 19, Pimentinha aproveitou bate-rebate na grande área do Náutico, chutou cruzado, e Jean segurou firme. Em ritmo menor, o Náutico só voltou a finalizar com perigo aos 27: João Lucas levantou a bola na grande área, a zaga do Sampaio afastou mal, Victor Ferraz pegou a sobra e chutou forte, para fora.

Na reta final de partida, o Náutico subiu suas linhas e tentou uma nova pressão sobre o Sampaio Corrêa, que, pacientemente, esperava a hora de avançar. Pedro Vítor, aos 33, teve a chance de recolocar o Timbu em vantagem, em chute de fora da área que passou perto do canto esquerdo de Luiz Daniel. Com o Náutico todo no ataque, o Sampaio encontrou espaços e conseguiu a virada aos 41: após tentar dois passes na grande área, Ygor Catatau serviu Rafael Costa, que chutou de primeira, sem chances para Jean. Já aos 48, Pimentinha partiu em velocidade e deu um passe na medida para Nadson, que deixou o goleiro Jean no chão e bateu forte para o gol vazio, decretando a vitória do Sampaio nos Aflitos.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO: Jean; Victor Ferraz, Arthur Henrique, João Paulo e João Lucas; Souza (Luis Phelipe), Richard Franco (Jobson), Thomaz (Luís Felipe) e Jean Carlos; Everton Brito (Pedro Vítor) e Júlio (Kieza). Treinador: Dado Cavalcanti

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Maurício (Nadson), Allan Godói, Paulo Sérgio e Pará; André Luiz, Eloir (Ferreira) e Rafael Vila (Pimentinha); Léo Tocantins (Lucas Araújo), Ygor Catatau e Gabriel Poveda (Rafael Costa). Treinador: Léo Condé

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.