Série D

Moto Club vence o São Raimundo-RR nos pênaltis e avança às oitavas de final da Série D

Papão do Norte sofre diante do Mundão, mas consegue classificação dramática no Castelão.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 31/07/2022 às 21h05
Jair comemora: o Moto Club eliminou o São Raimundo-RR na segunda fase da Série D.
Jair comemora: o Moto Club eliminou o São Raimundo-RR na segunda fase da Série D. (Matheus Soares / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - Foi com muito sufoco e emoção até o último momento, mas o Moto Club está classificado para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro Série D e com o sonho do acesso à Terceira Divisão mais vivo do que nunca. Na partida de volta da segunda fase da Quarta Divisão, disputada na tarde deste domingo (31), no Estádio Castelão, o Papão do Norte não conseguiu repetir o ótimo desempenho de jornadas anteriores na competição nacional e ficou no empate por 1 a 1 diante do São Raimundo-RR, resultado que levou a decisão para os pênaltis, já que o duelo de ida, em Boa Vista, terminou com empate por 0 a 0. Nas penalidades, o São Raimundo-RR esteve a uma cobrança certeira da classificação, porém, o Moto conseguiu se salvar com o brilho do goleiro Rodrigo Carvalho, não cometeu mais erros e contou com um novo desperdício da equipe roraimense para fechar a disputa em 8 a 7 e seguir na briga pelo título da Série D.

Mesmo com o gramado do Castelão castigado pelas fortes chuvas que caíram em São Luís durante a tarde, o Moto Club mostrou sua força, abriu o placar com um gol do volante Jair, aos seis minutos, e deu a impressão de que a classificação na Série D seria confirmada sem maiores sustos. O Papão do Norte, entretanto, recuou suas linhas e permitiu uma maior posse de bola do São Raimundo-RR, que criou boas chances e arrancou o empate aos 40, com o zagueiro Vera Cruz, em bate-rebate após cobrança de escanteio. Na etapa final, o Moto voltou ao ataque, melhorou de produção e parou em grandes defesas de Marcão, que salvou o São Raimundo-RR da derrota e levou a decisão da vaga para as penalidades máximas. Após nove cobranças para cada lado, o Moto teve um melhor aproveitamento e venceu por 8 a 7.

Nas oitavas de final da Série D, o Moto Club terá pela frente o América-RN, que foi o algoz da equipe rubro-negra na Quarta Divisão em 2021 e garantiu classificação após uma vitória e um empate diante do Jacuipense-BA. A Diretoria de Competições da CBF só divulgará a tabela detalhada nesta segunda-feira (1º), mas já se sabe que o primeiro duelo entre Moto e América-RN será disputado na Arena das Dunas, em Natal, e a segunda partida acontecerá em São Luís, já que o Papão do Norte tem melhor campanha na classificação geral da Quarta Divisão.

O jogo

Contando com o apoio da torcida rubro-negra no Estádio Castelão, o Moto Club foi para cima do São Raimundo-RR, mesmo com o gramado pesado por causa da chuva, e não demorou a abrir o placar. Após cobrança de escanteio de Douglas aos seis minutos, Jair subiu mais que a defesa do Mundão, cabeceou firme e acertou o canto esquerdo de Marcão.

Em vantagem e com dificuldade para trocar passes por causa das poças d'água no gramado, o Moto Club recuou suas linhas e deixou o São Raimundo-RR trocar passes no meio-campo. Aos poucos, as oportunidades surgiram para o Mundão: Vander, aos 26 minutos, arriscou o chute forte, e a bola passou muito perto do gol.

Como o Moto Club não oferecia maior perigo no ataque, o São Raimundo-RR se entusiasmou no decorrer do primeiro tempo. Vander, aos 31 minutos, fez bela jogada individual e arriscou o chute, para defesa firme de Rodrigo Carvalho. Já aos 35, Juninho conseguiu o desvio de cabeça após cobrança de escanteio, a bola foi na direção do gol, e Rodrigo Carvalho saltou para segurar a bola sem dar rebote. De tanto insistir, o Mundão conseguiu o empate aos 40: após cobrança de escanteio, Selton acertou o travessão, e a bola ficou viva na grande área até chegar aos pés de Vera Cruz, que desviou sem marcação e deixou tudo igual no Castelão.

Moto Club melhora, mas não consegue a vitória

Depois de um primeiro tempo sem muita inspiração ofensiva, o Moto Club pressionou o São Raimundo-RR na etapa final. Logo aos três minutos, Mário Sérgio recebeu passe de Ronald, bateu firme para o gol, e Marcão voou para fazer uma defesa espetacular. Já aos 11, Ronald ficou com a bola, após tabela entre Eliomar e Mário Sérgio, e chutou com categoria, mas Marcão, atento, salvou o time roraimense mais uma vez.

Animado com os bons avanços e contando com o apoio da torcida, o Moto Club manteve a postura agressiva, enquanto o São Raimundo-RR demonstrava satisfação com o empate. Aos 14 minutos, Carioca tentou o passe na grande área para Dagson, que tentou desviar para o gol, porém, não alcançou a bola. Depois disso, o ritmo das duas equipes deu uma queda, com poucas finalizações, marcação intensa e algumas faltas mais duras.

Com um bom número de atletas no campo de ataque, o Moto Club ainda esboçou um último esforço para balançar as redes, garantir a vitória e evitar a disputa de pênaltis. Aos 37 minutos, Emerson Nike tabelou com Wallace Lima e tentou deixar Igor Badio em boas condições, mas errou na hora do último passe, deixando a bola nos pés da zaga do São Raimundo-RR, que segurou o empate no tempo normal.

Pênaltis

Moto Club e São Raimundo-RR tiveram 100% de aproveitamento após as cinco cobranças previstas inicialmente e nas primeiras cobranças alternadas: Douglas, Vander, Cleitinho, Jair, Wallace Lima e Dedé marcaram para o Moto, enquanto Rian, Bruno Limão, Cabecinha, Vera Cruz, Paulo e Lucas Dayan balançaram as redes pela equipe roraimense. Na sétima cobrança, um momento de desespero para o torcedor do Moto, após Emerson Nike ter seu chute defendido por Marcão, porém, Rodrigo Carvalho parou a finalização de Juca em sequência e garantiu a sobrevida rubro-negra na disputa de pênaltis.

Após mais uma série de cobranças alternadas certeiras, com Igor Badio fazendo o gol do Moto e Selson convertendo o chute pelo São Raimundo-RR, as duas equipes definiram seu destino na Série D na nona cobrança: enquanto Carioca marcou pelo Papão do Norte, Jerinha, ex-atacante rubro-negro, acertou o travessão na finalização do Mundão.

FICHA TÉCNICA

MOTO CLUB: Rodrigo Carvalho; Douglas, Rodrigo Milanez, Dedé e Carioca; Jair, Naílson (Vander), Eliomar (Cleitinho) e Ronald (Emerson Nike); Mário Sérgio (Igor Badio) e Dagson (Wallace Lima). Treinador: Júlio César Nunes

SÃO RAIMUNDO-RR: Marcão; Selson, Vera Cruz e Paulo; Bruno Limão, Wander (Rian), Belão (Juca), Fininho (Lucas Dayan), Juninho (Carlinhos) e Leandro Cabecinha; Raí (Jerinha). Treinador: Chiquinho Viana

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.