Treino Troféu Mirante

Apresentadores do Treino Troféu Mirante vivem expectativa por programa especial e inédito no Maranhão

Bruno Lobo, Iziane e Kadu Paquinha comandam projeto.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
O kitesurfista Bruno Lobo, a ex-jogadora de basquete Iziane e o surfista Kadu Paquinha apresentarão o Treino Troféu Mirante neste sábado (3). (Crédito das fotos: Arquivo Pessoal e Paulo de Tarso Jr)
O kitesurfista Bruno Lobo, a ex-jogadora de basquete Iziane e o surfista Kadu Paquinha apresentarão o Treino Troféu Mirante neste sábado (3). (Crédito das fotos: Arquivo Pessoal e Paulo de Tarso Jr)

SÃO LUÍS - Treino. Ação, processo ou efeito de treinar (-se); exercício, conhecimento, experiência adquirida em qualquer ramo de atividades, destreza, treinamento. Uma palavra de muitos significados, que desperta vários sentimentos e faz parte da vida de qualquer esportista. É com esses conceitos de aprendizado e habilidade que nasce o Treino Troféu Mirante, programa criado pelo Grupo Mirante para celebrar os 16 anos do Troféu Mirante Esporte, evento mais importante do calendário esportivo do Maranhão, e homenagear um dos segmentos mais abalados pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Leia também: Vencedores do Troféu Mirante Esporte falam da importância do prêmio em suas carreiras

O Treino Troféu Mirante, que será exibido ao vivo na tarde deste sábado (3), às 14h30, no Imirante.com, vai trazer informação para toda a comunidade esportiva do Maranhão, falar sobre a vida e a carreira de atletas de renome no estado, destacar histórias inspiradoras de superação e promover conceitos importantes que são motivados pela prática esportiva. Para apresentar o Treino, o Grupo Mirante convidou três grandes nomes do esporte maranhense, que sabem muito bem da importância da prática no desenvolvimento enquanto atletas: o kitesurfista Bruno Lobo, a ex-jogadora de basquete Iziane Castro e o surfista Kadu Paquinha, que falaram com exclusividade ao Imirante Esporte sobre a expectativa para o programa e relembraram suas participações no Troféu Mirante Esporte.

Expectativa positiva em homenagem ao "Oscar do Esporte Maranhense"

Bicampeão pan-americano, cinco vezes campeão brasileiro e cada dia mais focado em garantir presença na inédita disputa do kitesurf nas Olimpíadas de 2024, em Paris, Bruno Lobo é um dos atletas mais vitoriosos da história do Troféu Mirante Esporte. Depois de conquistar dois troféus em 2008 e 2009 no triatlo, Bruno venceu os quatro prêmios de destaque do kitesurf do Maranhão e foi eleito duas vezes o atleta do ano pelo júri técnico, em 2018 e 2019. Para o kitesurfista, o Troféu Mirante foi um divisor de águas na sua carreira, servindo de estímulo para novos e maiores desafios.

Bruno Lobo conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. (Foto: Divulgação)
Bruno Lobo conquistou medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019. (Foto: Divulgação)

"O Troféu Mirante é o maior prêmio de esporte do Maranhão. Todos os atletas desejam participar, porque coroa o esforço e toda a dedicação. Sou muito feliz por ter sido indicado tantas vezes, ter sido eleito atleta do ano duas vezes, são prêmios que estão ao lado das minhas maiores conquistas. O Troféu Mirante é fundamental para o esporte maranhense, para incentivar novas gerações de atletas. O Grupo Mirante faz muito bem esse trabalho de auxiliar na visibilidade, fazendo com que mídia e esporte caminhem juntos. É um prêmio muito importante na minha carreira e na de muitos atletas", elogiou Bruno.

O kitesurfista maranhense Bruno Lobo acumula resultados expressivos em competições internacionais. (Foto: Reprodução / Instagram)
O kitesurfista maranhense Bruno Lobo acumula resultados expressivos em competições internacionais. (Foto: Reprodução / Instagram)

Além disso, Bruno Lobo falou sobre a inédita experiência como apresentador do Treino Troféu Mirante, com elogios aos companheiros de programa. O kitesurfista disse que será um desafio e tanto, mas ressaltou que está animado com a oportunidade de valorizar os diversos benefícios do esporte para a saúde.

"Receber o convite para apresentar o Treino Troféu Mirante ao lado da Iziane e do Paquinha, que são duas pessoas incríveis, é muito gratificante, fiquei muito feliz. É um programa inédito, uma oportunidade inédita, será uma honra falar de esporte e dessa premiação tão importante. Espero representar o programa da melhor maneira possível, repassar um pouco do espírito esportivo, acho que vai ser bem legal. É uma edição diferente em meio à pandemia e vamos destacar a importância do esporte. Esporte é vida, é saúde, não só o de alto rendimento, a vida sem esporte e atividade física é diferente, muitos problemas de corpo e mente poderiam ser evitados com a prática do esporte, e vamos destacar isso", afirmou Lobo.

Realização de um sonho

Dona de um dos currículos mais vitoriosos e extensos do esporte maranhense, com participações em duas Olimpíadas e três Mundiais pela Seleção Brasileira de basquete, medalhas em competições continentais, passagens de destaque por seis equipes da poderosa WNBA (liga profissional dos Estados Unidos), experiência em ligas europeias e participação decisiva em um histórico título da Liga de Basquete Feminino (LBF) com o Sampaio Basquete em 2016, sendo eleita a MVP (melhor jogadora) das finais, Iziane Castro não esconde a empolgação para apresentar o Treino Troféu Mirante. Para a ex-atleta, integrante da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e fundadora do Instituto Iziane Castro, o programa servirá de motivação para os atletas maranhenses manterem o foco e superarem os obstáculos em tempos de pandemia.

Iziane Castro participou de duas Olimpíadas pela Seleção Brasileira de basquete. (Foto: Miriam Jeske / Brasil2016)
Iziane Castro participou de duas Olimpíadas pela Seleção Brasileira de basquete. (Foto: Miriam Jeske / Brasil2016)

"Fiquei muito feliz pelo convite para apresentar o Treino Troféu Mirante. Sempre que acompanhava as premiações, falava que queria ser uma das apresentadoras, a gente se identifica com a história do troféu, os personagens, o que a premiação representa na vida de cada atleta presente. As expectativas são as melhores e as maiores, todos acompanham o Troféu Mirante há muito tempo, os atletas esperam pelo Troféu Mirante todo ano e querem estar ali na cerimônia. Sem premiação, todo mundo vai estar ligado para acompanhar o Treino, e a transmissão ao vivo vai pegar justamente esse público, que vai acompanhar as histórias e se identificar com os protagonistas desses 16 anos de troféu", acredita Iziane.

Destaque do esporte maranhense antes mesmo da criação do Troféu Mirante, em 2005, Iziane Castro construiu uma grande relação com o "Oscar do Esporte Maranhense" nesses 16 anos. Além de receber o prêmio especial de Jovem Talento em 2012, concedido apenas cinco vezes na história do evento, a ex-atleta ministrou uma palestra motivacional para os indicados ao troféu em 2017 e sempre recebe o reconhecimento do público a cada cerimônia de premiação no Teatro Arthur Azevedo. Para Iziane, o carinho dos torcedores e a admiração dos demais atletas maranhenses é sempre emocionante e valoriza ainda mais os inúmeros feitos de sua carreira no basquete.

Iziane ministrou palestra para os indicados ao Troféu Mirante em 2017. (Foto: Paulo de Tarso Jr)
Iziane ministrou palestra para os indicados ao Troféu Mirante em 2017. (Foto: Paulo de Tarso Jr)

"O Troféu Mirante é o reconhecimento do esforço de cada atleta. Quando você é nomeado após tanto trabalho diário e árduo, é um sinal de que a dedicação está sendo notada. O Grupo Mirante foi muito feliz em enaltecer isso com o Troféu Mirante, que se transformou na maior premiação do esporte maranhense. Tenho um carinho e amor enorme por essa premiação, também me sinto parte dela, e é gratificante receber o carinho de torcedores e atletas em cada edição. É o reconhecimento dos seus pares, a valorização de seu trabalho como atleta de alto rendimento. Esse reconhecimento de quem faz o esporte junto com você é ainda mais gratificante", ressalta a craque.

Para fechar o trio de apresentadores do Treino Troféu Mirante, um garoto prodígio que também já está está registrando feitos expressivos no esporte maranhense. Em 2017, quando tinha apenas 10 anos, Kadu Paquinha se tornou um dos atletas mais jovens a conquistar o Troféu Mirante Esporte e arrancou aplausos da plateia no Teatro Arthur Azevedo ao receber o prêmio de destaque do surfe, com sua desenvoltura e carisma. Ao relembrar esse momento marcante na carreira, Paquinha fez elogios ao "Oscar do Esporte Maranhense" e destacou que o prêmio o ajudou a ter uma visibilidade maior na modalidade.

Kadu Paquinha fez sucesso no Troféu Mirante Esporte de 2017, quando foi eleito o melhor atleta do surfe maranhense. (Foto: Paulo Soares / O ESTADO)
Kadu Paquinha fez sucesso no Troféu Mirante Esporte de 2017, quando foi eleito o melhor atleta do surfe maranhense. (Foto: Paulo Soares / O ESTADO)

"É uma emoção muito grande, estar no meio de tantos grandes atletas, a ansiedade já bate na semana de votação. Foi muito emocionante subir no palco e receber os aplausos. O Troféu Mirante me abriu muitas portas e foi um dos melhores prêmios da minha carreira, ainda mais sendo tão novo. É a premiação esportiva mais importante do Maranhão, com certeza", disse o jovem surfista.

Agora, Kadu Paquinha terá mais um desafio além do mar e das ondas: apresentar o Treino Troféu Mirante ao lado de dois ícones do esporte maranhense. Além de falar um pouco sobre as atrações do programa, o garoto prodígio ressaltou sua animação para formar uma parceria vitoriosa com Bruno Lobo e Iziane, sempre com um sorriso no rosto e muita energia para apresentar o melhor conteúdo aos internautas do Imirante.com.

Para Kadu Paquinha, o Troféu Mirante Esporte foi fundamental para abrir portas na carreira. (Foto: Reprodução / Instagram)
Para Kadu Paquinha, o Troféu Mirante Esporte foi fundamental para abrir portas na carreira. (Foto: Reprodução / Instagram)

"Agradeço muito pelo convite da TV Mirante, por ser escolhido no meio de tantos atletas para apresentar o Treino Troféu Mirante ao lado da Iziane e do Bruno, dois grandes atletas que fizeram e fazem história. Minha expectativa é a melhor possível, estamos dando o nosso melhor com toda a equipe de gravação. Vamos conversar com atletas que fizeram história no esporte maranhense, revivendo o passado, a rotina de treinos, as competições. Estou muito ansioso!", afirmou Paquinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.