Retrospectiva 2015

São Luís reencontrou a Seleção Brasileira no Estádio Castelão

Amistoso entre Brasil e México foi grande atração do mês de março.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
Amistoso entre Brasil e México foi atração do mês de março em São Luís. (Foto: Biaman Prado/O Estado)
Amistoso entre Brasil e México foi atração do mês de março em São Luís. (Foto: Biaman Prado/O Estado)

De certa forma, o mês de março foi morno em relação aos dois primeiros meses do ano quando o assunto é esporte. Isso não significa que não houve acontecimentos esportivos importantes. Em São Luís, por exemplo, março foi marcado pelo reencontro da Seleção de Brasileira com o torcedor maranhense.

É bem verdade que foi a seleção olímpica do Brasil que esteve em solo maranhense enfrentando o México, porém, foi um amistoso importante de preparação visando os Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. O público que compareceu ao Estádio Castelão esperava uma atuação melhor do selecionado brasileiro, mas teve de se contentar mesmo com um 0 a 0 chato.

São Luís também foi palco da primeira edição do “Ginástica nos Bairros”, projeto desenvolvido pela Grupo Mirante em parceria com a Federação Maranhense de Ginástica (Femag). Durante uma semana, a Reserva do Itapiracó recebeu pessoas de várias idades que puderam se exercitar gratuitamente. Aulas de alongamento, de zumba e de ginástica rítmica, é claro, foram algumas das atividades desenvolvidas no projeto.

Maranhão em alta

 Frederico Castro tornou-se atleta do Sampaio Corrêa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Frederico Castro tornou-se atleta do Sampaio Corrêa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Pelo menos três atletas do Maranhão terão boas recordações do mês de março. O primeiro deles é o maranhense Frederico Castro. Em um novo projeto visando a participação nos Jogos Olímpicos do ano que vem, o nadador acertou com o Sampaio Corrêa, e passou a competir pelo clube tricolor.

O mês ainda reservou uma ótima notícia para o triathlon local. Shirley Orivane, vencedora do Troféu Mirante Esporte, foi convocada pela Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) para a disputa do Mundial da modalidade nos Estados Unidos.

Enquanto isso, o paulista Rafael Suzuki, que compete pelo Maranhão na Stock Car, apresentava seu carro para a disputa do campeonato brasileiro.

Campeões pelo Brasil

Ricardo e Emanuel comemoram mais um título na carreira. (Foto: Divulgação/CBV)
Ricardo e Emanuel comemoram mais um título na carreira. (Foto: Divulgação/CBV)

Março ainda significou muito para o pessoal do vôlei de praia e do basquete. Nas areias, foram conhecidas as duplas campeãs do Circuito de Vôlei. No feminino, Larissa e Talita conquistaram o título por antecipação. Já no masculino, os multicampeões Ricardo e Emanuel levaram a melhor.

Saindo das areias e indo para a quadra, o destaque do mês ficou para o Desafio das Estrelas da Liga de Basquete Feminino (LBF). O time formado pelas melhores atletas do Brasil, que contou com a maranhense Iziane Castro, venceu o time das jogadoras estrangeiras por 78 a 73.

Neymar é notícia

Naymar não gostou de ser substituído durante partida. (Foto: Reprodução)
Naymar não gostou de ser substituído durante partida. (Foto: Reprodução)

Um assunto que ganhou destaque, por se tratar do craque Neymar e de dinheiro, foi a fortuna recebida pelo jogador do Barcelona. Segundo a Goal Rich List 2015, o brasileiro de 23 anos seria o terceiro jogador de futebol mais rico mundo. No levantamento, Neymar acumularia uma fortuna calculada em cerca R$ 448 milhões.

Porém, parece que dinheiro não traz felicidade. Neymar entrou em polêmica com o treinador de sua equipe. O jogador se irritou ao ser substituído durante uma partida. Pior: a cena foi flagrada pela TV, e o mal-estar foi criado.

Se Neymar já é um verdadeiro milionário, rei do futebol ele jamais será. Pelo menos é o que Pelé externou em março sobre o craque do Barcelona e da Seleção Brasileira. “Acho que não. Para ser o novo Pelé, é impossível. Porque minha mãe e meu pai fecharam a fábrica”.

Batman e seus amigos

 Aubameyang e Reus inovaram em comemoração. (Foto: Reprodução)
Aubameyang e Reus inovaram em comemoração. (Foto: Reprodução)

O mundo dos esportes é uma verdadeira caixinha de surpresas. Vez por outra, atletas se transformam em super-heróis. Mas isso é normal porque a cada dia eles desafiam seus próprios limites. O legal é quando os atletas incorporam os heróis dos quadrinhos de verdade.

Aconteceu na Alemanha com a dupla Aubameyang e Reus, do Borussia Dortmund, que se fantasiou de Batman e Robin em um jogo do Campeonato Alemão. Já no México, a tenista Ana Ivanovic “virou” a Mulher-Gato.

Deu o que falar em março

CT do Moto Club foi alvo de bandidos. (Foto: Flora Dolores/O Estado)
CT do Moto Club foi alvo de bandidos. (Foto: Flora Dolores/O Estado)

Nada é tão ruim que não pode piorar. Que o diga o Moto Club. O time rubro-negro já não vivia um bom momento financeiro e teve de ir para a delegacia registrar Boletim de Ocorrência. Tudo porque Centro de Treinamento Pereira dos Santos foi alvo de bandidos em março. Os criminosos invadiram o local e levaram objetos da cozinha do clube, materiais esportivos e aparelhos eletrônicos. Que fase!

Quem também não estava em uma fase muito boa era o piloto Fernando Alonso, que sofreu um acidente na pré-temporada da Fórmula 1. Outro acidente, ainda mais grave, resultou na morte de uma pessoa e deixou várias feridas no campeonato alemão de Endurance.

Duas mortes também chamaram atenção no mês de março. A primeira foi a do lutador Aguayro Jr durante luta livre no México. Já a segunda, aconteceu no Caribe quando um atleta morreu afogado. Ah, e uma última notícia de março: o lateral Léo Moura se despediu do Flamengo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.