Copa do Brasil

Com time reserva, Santos bate Galvez e se classifica

O Peixe não teve dificuldades e conquistou uma grande vitória sobre o representante do Acre.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
Rafael Longuine marcou um dos gols da vitória santista sobre o Galvez.
Rafael Longuine marcou um dos gols da vitória santista sobre o Galvez. (Mauro Horita / Santos FC)

RIO BRANCO - O Santos esteve longe de encantar ou de lembrar a equipe que no último domingo ganhou seu 22º Campeonato Paulista. Mas, com uma equipe totalmente reserva, o Peixe cumpriu sua missão na noite desta quarta-feira e avançou à terceira fase da Copa do Brasil. Com gols de Rafael Longuine e Paulinho na primeira etapa, e um de Fernando Medeiros, que estreou como titular da equipe profissional alvinegra, no segundo tempo, o time da Vila Belmiro bateu o Galvez, do Acre, por 3 a 0, Rio Branco, no norte do país.

Assim, o Santos descansará na semana que vem, já que a vitória por mais de dois gols de diferença elimina a necessidade da partida volta, que tinha a próxima quarta-feira como data reservada.

Apesar da derrota na Arena da Floresta, o Galvez, que tem um teto salarial de R$ 2,5 mil e é formado por jogadores semi-profissionais, viveu o maior jogo de sua história. E ainda viu seu goleiro sair de campo como grande destaque do confronto. Aos 35 anos, o comerciante Máximo pegou dois pênaltis. Um de Rafael Longuine e outro de Serginho, que também parou na muralha acreana no rebote do lance.

Agora, o Santos foca totalmente na estreia do Campeonato Brasileiro, neste sábado, contra o Atlético-MG, no Independência, em Belo Horizonte, às 18h30. Dorival Júnior, que sequer viajou com o time para o Acre, deve mandar força máxima mais uma vez a campo.

O jogo

Os ingressos a R$ 80,00 e o fato do Peixe viajar com um time ausente de titulares fizeram com que o público não comparecesse à Arena da Floresta em peso. Os santistas eram até maioria, já que foi apenas a segunda vez que o torcedor pode acompanhar o time do coração no Acre em toda a história. E logo aos 9 minutos já veio a primeira oportunidade gol.

Ciel e Fernando Medeiros foram traídos pelo quique da bola e o jogador do Galvez acabou cometendo pênalti bobo. Na cobrança de Rafael Longuine, o goleiro Máximo, de 35 anos, voou no canto direito e espalmou a bola para escanteio, para delírio dos conterrâneos.

Os jogadores do Santos claramente não marcavam com entusiasmo e davam espaços, os mesmos que eles tinham devido a limitação de seu adversário. Assim, Careca recebeu teve boa oportunidade aos 21, pela direita, mas Vladimir fez boa defesa. Na sequência, Lucas Crispim pegou sobra dentro da área e carimbou a trave esquerda do Galvez.

Aos 30, Careca, de novo, entrou na área com liberdade, mas acabou travado na hora do arremate por Lucas Veríssimo. O jogador ficou pedindo pênalti, mas foi ignorado pelo árbitro.

Mesmo sem jogador um futebol digno de sua tradição e sofrer mais do que deveria, o Peixe chegou ao seu primeiro gol aos 36 minutos. Rafael Longuine, tentou uma vez e Araújo evitou quase em cima da linha. No rebote, o meia bateu forte e abriu o placar.

O Galvez, então, se lançou ao ataque. Teve duas chances. Primeiro com Gato, de cabeça, depois com Careca, que recebeu passe de letra de Tonho Cabañas, mas bateu em cima de Caju.

O castigo veio aos 45. Paulinho recebeu lançamento na direita com muita liberdade e fez valer sua melhor condição física. Passou fácil por dois marcadores e, na hora de cruzar quase sem ângulo, o atacante bateu direto para o gol, surpreendendo o goleiro Máximo.

Na segunda etapa, o Peixe, que já tinha o resultado necessário para evitar o jogo de volta, não precisou fazer muita força para aumentar sua vantagem. Com o Galvez cada vez mais inofensivo do ataque, o Peixe aproveitou bem um contra-ataque aos 14 minutos. Fernando Medeiros, que estreava como titular da equipe profissional, teve calma para tocar no canto e marcar o terceiro do Santos.

Apenas dois minutos depois, Chumbo cometeu o segundo pênalti do jogo, dessa vez em Paulinho. Serginho foi o encarregado da cobrança e, de novo, Máximo brilhou. O goleiro pegou a batida ruim do santista, no canto esquerdo, e ainda teve agilidade para defender o rebote, em nova finalização de Serginho, para delírio da torcida.

Após isso, o Peixe praticamente administrou o resultado e não tivemos mais lances de perigo para nenhuma das duas equipes. Assim, o Galvez encerrou sua participação na Copa do Brasil e o time da Vila Belmiro seguiu na competição sem a necessidade do jogo de volta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.