Copa do Mundo

Inglaterra pretende sediar Copas investigadas pelo FBI

Rússia e Catar são as próximas sedes da Copa do Mundo, em 2018 e 2022.

André Richter / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Divulgação)

LONDRES (INGLATERRA) - O ministro do Esporte da Inglaterra, John Whittingdale, afirmou hoje (4) que o país está preparado para receber os jogos das Copas de 2018 e 2022, caso a Rússia e o Catar percam o direito de sediá-las.

O processo de escolha das duas sedes é investigado por autoridades norte-americanas, que suspeitam de pagamento de propina e lavagem de dinheiro. "Temos a capacidade para fazer [o mundial] e temos a infraestrutura necessária. Apresentaremos uma candidatura fascinante para receber o Mundial de 2018, que infelizmente acabou por não ser escolhida”, disse o ministro.

Contrária à posição do ministro, a Confederação Asiática de Futebol reiterou hoje apoio à organização da Copa de 2022 pelo Catar. Em comunicado, a confederação declarou que "toda a comunidade asiática de futebol está de coração com o Catar, estamos impacientes para receber o Mundial de futebol e receber o mundo”.

Os questionamentos recentes sobre a escolha da sede das Copas de 2018 e 2022 teve início na semana passada, quando o FBI, a polícia federal norte-americana, e a polícia suíça desencadearam uma operação internacional para desarticular o esquema de corrupção na Fifa.

Os investigadores suspeitam que ex-dirigentes da entidade podem ter movimentado ilegalmente mais de US$ 150 milhões. A propina era cobrada durante as negociações de contratos publicitários, transmissões de jogos e na escolha dos países-sede das duas próximas copas do Mundo (Rússia, 2018, Catar, 2022).

Até agora, a federação proibiu 14 pessoas de frequentar suas atividades.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.