Copa do Mundo de Clubes

Brasil reforça candidatura para sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029

CBF e Governo Federal reforçam à Fifa o interesse do Brasil em sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

CBF e Governo Federal reforçam à Fifa o interesse do Brasil em sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029.
CBF e Governo Federal reforçam à Fifa o interesse do Brasil em sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029. (Divulgação / FIFA)

BRASIL - A CBF e o Governo Federal irão reforçar, nesta segunda-feira (23), a intenção do Brasil de sediar a Copa do Mundo de Clubes de 2029. O assunto será tratado em uma reunião, em Brasília, que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do presidente da CBF, Samir Xaud, e do mandatário da Fifa, Gianni Infantino.

Também participam do encontro o ministro do Esporte, André Fufuca, e o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti.

Candidatura ainda não foi oficialmente aberta

Apesar da movimentação brasileira, a Fifa ainda não abriu oficialmente o processo de candidatura para a escolha da sede da Copa do Mundo de Clubes de 2029. A entidade organizou a primeira edição do torneio no novo formato em 2025, nos Estados Unidos, com título do Chelsea.

Mesmo sem o edital aberto, outros países já demonstraram interesse em receber a competição, entre eles:

  • Espanha
  • Marrocos
  • Catar

Espanha e Marrocos, inclusive, serão sedes da Copa do Mundo de 2030, mas a Fifa deixou claro que a escolha do Mundial de Clubes não está vinculada à sede da Copa de seleções.

Formato do torneio e contexto internacional

Diferente do que ocorria até a década passada — quando a Copa das Confederações servia como evento-teste para a Copa do Mundo —, o atual formato da Copa do Mundo de Clubes é independente.

A competição reúne 32 clubes e passou a ocupar um espaço estratégico no calendário internacional da Fifa, aumentando o interesse de federações e governos em sediar o evento.

CBF já havia sinalizado interesse à Fifa

A CBF já havia declarado publicamente o interesse em receber a Copa do Mundo de Clubes, ainda durante a edição de 2025. Encontros entre Samir Xaud e Gianni Infantino trataram do tema, reforçando o posicionamento brasileiro.

No aspecto esportivo, o Flamengo, campeão da Conmebol Libertadores de 2025, é o primeiro clube sul-americano já garantido na próxima edição do torneio. Na Europa, o Paris Saint-Germain, vice-campeão da edição anterior, também assegurou vaga.

Infantino no Brasil para a Copa do Mundo Feminina

Gianni Infantino está no Brasil cumprindo agenda relacionada à Copa do Mundo de Futebol Feminino, que será disputada no país em 2027. No domingo (22), a Fifa apresentou oficialmente a marca da competição, que contará com 32 seleções e será realizada entre junho e julho.

A Copa do Mundo Feminina também será tema da reunião desta segunda-feira no Palácio do Planalto, reforçando o momento de protagonismo do Brasil no cenário do futebol internacional.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.