BRASIL - A Conmebol Libertadores nos últimos anos dominaram os títulos e no próximo sábado (29) Palmeiras e Flamengo farão a grande final da competição deste ano e vão escrever mais um importante capítulo para o país do futebol. Será a sétima final entre clubes do Brasil, repetindo o duelo de Montevidéu em 2021 e reforçando o domínio recente dos times brasileiros na competição.
Na história, foram disputadas seis finais entre clubes brasileiros. Veja como foram as histórias antes da decisão entre Palmeiras e Flamengo:
- 2005 – São Paulo x Athletico Paranaense
O São Paulo enfrentou o Athletico-PR em uma decisão marcada pelo equilíbrio no primeiro jogo, que terminou em 1 a 1 no Beira-Rio. No entanto, o time paulista dominou completamente a partida de volta no Morumbi, goleou por 4 a 0 e garantiu seu tricampeonato da Libertadores.
- 2006 – Internacional x São Paulo
No ano seguinte, o Internacional superou o São Paulo ao vencer o primeiro duelo por 2 a 1 no Morumbi e segurar um empate por 2 a 2 no Beira-Rio. Com uma atuação sólida e decisiva, o Colorado conquistou sua primeira taça continental.
- 2020 – Palmeiras x Santos
Disputada já em 2021, devido à pandemia, a decisão entre Palmeiras e Santos no Maracanã foi truncada e tensa. Tudo parecia se encaminhar para a prorrogação, mas Breno Lopes marcou nos acréscimos e garantiu o bicampeonato palmeirense em um dos finais mais dramáticos da história.
- 2021 – Palmeiras x Flamengo
O Palmeiras voltou à final no ano seguinte e derrotou o Flamengo por 2 a 1, dessa vez na prorrogação. O gol decisivo veio de Deyverson, que aproveitou uma falha de Andreas Pereira e definiu o tricampeonato do Verdão.
- 2022 - Flamengo x Athletico
Em Guayaquil, o Flamengo confirmou o favoritismo contra o Athletico-PR, venceu por 1 a 0 com mais um gol decisivo de Gabigol e contou com a expulsão de Pedro Henrique no primeiro tempo para controlar o jogo e conquistar seu terceiro título.
- 2024 – Botafogo x Atlético-MG
A decisão entre Botafogo e Atlético-MG ficou marcada pelo feito histórico do clube carioca, que venceu por 3 a 1 e conquistou sua primeira Libertadores. Mesmo com um jogador a menos desde os dois minutos, o Botafogo mostrou força e virou o jogo de forma épica no Monumental de Nuñez.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.