Querem jogar a Liberta...

Inter Miami sonha com participação na Libertadores

Jorge Mas, um dos proprietários do Inter Miami, revela desejo de disputar a Copa Libertadores e diz já ter conversado com o presidente da Conmebol.

Gustavo Coelho/Imirante Esporte

Jorge Mas, um dos proprietários do Inter Miami, revela desejo de disputar a Copa Libertadores
Jorge Mas, um dos proprietários do Inter Miami, revela desejo de disputar a Copa Libertadores (Arquivo pessoal)

ESTADOS UNIDOS - Um dos proprietários do Inter Miami, clube de Lionel Messi e Luis Suárez, o empresário americano Jorge Mas revelou o desejo de ver a equipe da Flórida disputando, no futuro, a Copa Libertadores da América. Segundo ele, a possibilidade já foi tema de conversas com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Em entrevista divulgada pelo jornal argentino “Olé”, Jorge Mas afirmou que a ideia vai além de uma provocação e faz parte de um projeto de crescimento do futebol no continente.

“É um sonho, e obviamente já tive conversas com a Conmebol e com Alejandro para ver a nossa participação na Libertadores. Há precedentes, porque no passado clubes mexicanos já disputaram a Libertadores. Eu quero jogar a Libertadores, já disse isso publicamente”, declarou.

Precedentes com clubes mexicanos

A referência citada por Jorge Mas diz respeito à participação de clubes mexicanos na Libertadores entre 1998 e 2016. As equipes da Liga MX atuavam como convidadas e estavam sujeitas a uma restrição importante: mesmo que conquistassem o torneio, não poderiam disputar o Mundial de Clubes como representantes da Conmebol.

Durante esse período, três clubes do México chegaram à final da competição, mas ficaram com o vice-campeonato:

  • Cruz Azul, em 2001
  • Chivas Guadalajara, em 2010
  • Tigres, em 2015

 

A presença mexicana foi encerrada em 2016, após mudanças no calendário da Libertadores, que passou a ter a final disputada no fim do ano, inviabilizando a conciliação com as competições locais.

Resistência da Conmebol e novo debate

Em 2019, o próprio Alejandro Domínguez se posicionou de forma contrária ao retorno dos clubes mexicanos e à entrada de equipes da MLS na Libertadores. No entanto, sete anos depois, o tema volta a ganhar força com o crescimento do futebol norte-americano.

Jorge Mas acredita que a participação de clubes dos Estados Unidos e do México poderia elevar o nível da competição.

“Creio que os campeões da MLS e da Liga MX são merecedores de uma vaga. Sei que são temas entre Concacaf e Conmebol, mas, se for possível seguir crescendo o futebol no hemisfério com a participação dos clubes norte-americanos e mexicanos, a competição seria melhor”, avaliou.

Inter Miami vive momento histórico

Em 2025, o Inter Miami conquistou pela primeira vez o título da Major League Soccer (MLS), consolidando-se como uma das principais forças do futebol norte-americano desde a chegada de Messi.

O argentino, inclusive, se reapresentou neste sábado para dar início à pré-temporada da equipe da Flórida. Em 2026, além da busca pelo bicampeonato nacional, o Inter Miami tenta conquistar um título continental inédito. Na última edição da Concacaf Champions Cup, o clube foi eliminado na semifinal.

Embora a participação na Libertadores ainda dependa de decisões políticas e institucionais entre Conmebol e Concacaf, o discurso de Jorge Mas reforça a ambição do Inter Miami de ampliar suas fronteiras esportivas e se inserir, no futuro, no principal torneio de clubes da América do Sul.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.