A crescente do sintético!

O Brasileirão de 2026 terá maior número de jogos no gramado sintético

Brasileirão 2026 terá recorde de jogos em gramado artificial, com quatro mandantes fixos e possível salto de 30% em relação a 2025.

Imirante Esporte

O Brasileirão de 2026 terá maior número de jogos no gramado sintético
O Brasileirão de 2026 terá maior número de jogos no gramado sintético (DIVULGAÇÃO / ATHLETICO-PR)

BRASIL - O Brasileirão 2026 será a edição com maior número de partidas disputadas em gramado artificial na história da Série A. Com Athletico-PR e Chapecoense confirmados de volta à elite, somam-se quatro clubes que mandarão jogos nesse tipo de piso, ao lado de Palmeiras e Botafogo.

Quatro clubes garantem aumento histórico no uso do sintético

A manutenção do gramado artificial no Brasileirão 2026 não será apenas uma continuidade das últimas temporadas, mas um salto significativo no calendário. O aumento de quatro para, potencialmente, seis mandantes com sintético eleva drasticamente o total de jogos realizados nesses estádios.

Os quatro clubes já confirmados para atuar em gramado artificial em 2026 são:

Palmeiras (Allianz Parque)

Botafogo (Nilton Santos)

Athletico-PR (Arena da Baixada)

Chapecoense (Arena Condá, com gramado artificial em implantação)

Galo e Vasco podem ampliar ainda mais o número de partidas

Na luta contra o rebaixamento, mas com poucas chances de queda, Atlético-MG e Vasco também podem entrar na lista de mandantes do gramado sintético em Brasileirão 2026.

O Atlético-MG já utiliza a Arena MRV com superfície sintética.

O Vasco deve iniciar reformas em São Januário e tem acordo para mandar seus jogos no Nilton Santos, estádio de gramado artificial.

Caso ambos permaneçam na Série A e o Vasco realmente utilize o Niltão durante toda a temporada, o salto será expressivo: um aumento de 30% no número de partidas em gramado artificial em comparação a 2025.

Evolução dos jogos em gramado artificial no Brasileirão

A seguir, a comparação das últimas temporadas e a projeção para 2026:

Utilização do gramado sintético (últimas três temporadas e projeção)

2023: 54 jogos no gramado sintético

2024: 52 jogos no sintético

2025: 55* jogos no sintético

2026: possibilidade de 114 jogos no sintético

O número projetado para 2026 mais do que dobra em relação às temporadas anteriores, o que evidencia a consolidação e expansão do gramado artificial no Brasileirão 2026.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.