MATURÍN (VENEZUELA) - A Seleção Brasileira chegou na noite desta quarta-feira (13) em Maturín, local do confronto contra a Venezuela. A delegação desembarcou na cidade após duas horas de voo de Belém, onde a equipe se preparou para a partida desde segunda-feira (11).
O jogo no Monumental de Maturín, válido pela 11ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, será o 30ª duelo entre as duas Seleções.
Em 55 anos de confrontos, o Brasil tem um aproveitamento amplamente superior (82%). Em 29 jogos, venceu 24, empatou quatro e foi superado apenas uma vez. Balançou a rede 97 vezes e foi vazado em dez oportunidades. No duelo mais recente, Amarelinha e Vinotinto empataram em 1 a 1, na Arena Pantanal, em Cuiabá, pela terceira rodada destas Eliminatórias, em 12 de outubro de 2023. Gabriel Magalhães marcou o gol brasileiro.
Além de ir em busca de aumentar o retrospecto vitorioso, a equipe comandada pelo técnico Dorival Jr. almeja subir na tabela de classificação. No momento, ocupa a quarta posição, com 16 pontos, e está empatada com o terceiro colocado, Uruguai.
Primeiras partidas
O primeiro encontro entre Brasil e Venezuela aconteceu em 10 de agosto de 1969, pelas Eliminatórias para a Copa de 70. Em Caracas, a Seleção goleou por 5 a 0, com hat-trick de Tostão e dois gols de Pelé. Em seguida a esse jogo, disputado 14 dias depois, a Amarelinha venceu novamente por um placar elástico, daquela vez por 6 a 0, no Maracanã, com novo hat-trick de Tostão, dois de Pelé e um de Jairzinho.
Maior vitória
Apesar das goleadas por 5 a 0 e 6 a 0 nos dois primeiros jogos entre Brasil e Venezuela, o principal resultado da Amarelinha diante da Vinotinto foi conquistado por 7 a 0, em 30 de junho de 1999. O duelo foi válido pela Copa América e teve como palco o Estádio Tres de Febrero, em Ciudad del Este, no Paraguai. Amoroso e Ronaldo marcaram duas vezes cada. Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Emerson completaram o placar.
Foi nesta partida, inclusive, em que Ronaldinho Gaúcho fez seu primeiro gol com a Amarelinha. O então camisa 21 deu um chapéu no defensor venezuelano e chutou para o fundo das redes. O lance, além de inesquecível por si só, foi eternizado pelo "olha o que ele fez" narrado por Galvão Bueno.
Saiba Mais
- CBF e Nike anunciam renovação de contrato até 2038
- Dorival vê Seleção mais consistente após empate com o Uruguai em Salvador
- Invicta em Salvador, Seleção Brasileira enfrenta o Uruguai nesta terça-feira (19)
- VÍDEO: Seleção Brasileira encerra preparação para enfrentar o Uruguai
- VÍDEO: Dorival Junior crê em evolução do Brasil e projeta dificuldades contra o Uruguai
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.