FRANÇA - A atleta holandesa Sifan Hassan mostrou sua característica arrancada final para conquistar a vitória na maratona feminina dos Jogos Olímpicos de Paris neste domingo (11). Com a vitória, Sifan acrescentou a medalha de ouro às de bronze que já havia obtido nos 5.000 e 10.000 metros no início da semana.
Hassan teve uma disputa acirrada com Tigst Assefa, da Etiópia, mas conseguiu abrir vantagem na reta final, cruzando a linha de chegada com um tempo recorde olímpico de 2 horas, 22 minutos e 55 segundos. Assefa, apenas três segundos atrás, garantiu a prata, enquanto Hellen Obiri, do Quênia, ficou com o bronze, completando a prova em 2h23min10s.
Essa conquista encerra a campanha olímpica para Hassan, que se tornou a primeira atleta a ganhar medalhas em três eventos de longa distância em uma única edição dos Jogos desde o feito do tcheco Emil Zatopek em 1952.
No começo da semana, Hassan havia descrito a maratona como "um verdadeiro inferno", e neste domingo (11), desmaiou ao cruzar a linha de chegada. Após recuperar os sentidos, sorriu e acenou para a multidão que a aplaudia. Após a conquista do ouro e o recorde batido, a atleta falou sobre a conquista. "A cada passo, eu me desafiava, e agora estou imensamente grata por ter dosado meu esforço nas outras provas. Eu temia essa corrida", admitiu ela.
Saiba Mais
- Maranhenses são destaques em cerimônia do 25ª Prêmio Brasil Olímpico
- Brasil encerra Jogos Olímpicos com resultados históricos e recordes em diversas modalidades
- Conheça quatro talentos do Maranhão que podem representar o Brasil em Los Angeles 2028
- Jogos Olímpicos Paris 2024 são encerrados com passagem de bastão para Los Angeles 2028
- Bruno Lobo celebra sua primeira Olimpíada: "saio de cabeça erguida"
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.