Artigo

Fundação do Movimento pela Integridade do Futebol é mais um sinal positivo

A Fifa propôs a medida para melhorar a administração do tempo no esporte.

Publipost

Atualizada em 06/03/2023 às 11h41
Apesar de longe da perfeição, o futebol brasileiro aos poucos se profissionaliza.
Apesar de longe da perfeição, o futebol brasileiro aos poucos se profissionaliza. (Foto: Pixnio)

No dia 02 de março deste ano, em uma reunião realizada no Estádio do Morumbi foi fundado o Movimento pela Integridade do Futebol (MIF), um grupo formado pelo Athletico, São Paulo, Vasco e Atlético MG. A ação é inédita no futebol brasileiro.

Enquanto o Athletico é um exemplo de administrações excelentes que elevaram o clube para o grupo dos grandes do futebol brasileiro e o Atlético Mineiro vem recebendo altos investimentos que também permitiram ao clube ter, no momento, um dos melhores times do país e ganhar muitos títulos nos últimos anos, o Vasco é a surpresa. O time carioca, que se tornou uma SAF recentemente, sofreu com dívidas impagáveis e o prejuízo técnico de jogar a segunda divisão por anos seguidos, depois de gestões tenebrosas que quebraram o clube.

Apesar de longe da perfeição, o futebol brasileiro aos poucos se profissionaliza, devido à pressão exercida por clubes sem tanta tradição, mas organizados, e também os inegáveis resultados em campo que Palmeiras e Flamengo, para citar dois clubes, conseguiram após tomar decisões duras, mas responsáveis, para sanar suas contas e tornar-se verdadeiras máquinas de receita.

E isso se reflete no campo. Os dois clubes são favoritos em todas as competições que entram e quem aproveitar o código promocional betclic poderá palpitar no Rubro-Negro ou no Verdão nas principais competições, especialmente a Libertadores, que nas últimas quatro edições só foi vencida pelos dois.

Além da importante criação das Sociedades Anônimas de Futebol, a discussão sobre uma liga profissional que não dependa da CBF para organizar o Brasileirão também é um marco dessa mudança. Não importa a tradição e as glórias passadas: os clubes que não pagam salários, gastam mais do que ganham e têm gestões amadoras ficarão cada vez mais para trás.

Discussões para a melhora

O objetivo principal desse grupo é fomentar boas práticas de Compliance no nosso futebol.

Nesse importante encontro onde tivemos a oficialização do movimento estavam presentes representantes dos quatro clubes, que têm seus departamentos de compliance já formados, algo inimaginável poucos anos atrás.

O termo Compliance vem do inglês “to comply” que significa estar em conformidade. O Compliance é um conjunto de normas e práticas de regulação ética e moral que tem como função garantir o cumprimento dos atos, regimentos, normas e leis estabelecidas.

O objetivo desses quatro clubes é debater sobre o crescimento do Compliance entre os clubes nacionais.

Os fundamentos básicos desse grupo ainda reduzido é a governança, a profissionalização da gestão, o respeito, a ética, a transparência e a sustentabilidade. Fazem parte desse grupo indivíduos dos departamentos jurídicos e outros com experiência na área de Compliance.

O Movimento pela Integridade do Futebol (MIF) pretende trazer maior visibilidade ao Compliance no futebol brasileiro, sendo na verdade uma ferramenta que poderá ajudar os gestores dos clubes a tomarem decisões conscientes com uma visão empresarial.

Depois de uma série de reuniões e debates ocorreu naturalmente à formação desse movimento e o que se pretende é que outros clubes também se sintam motivados para constituírem as suas áreas de Compliance, se aproveitando de todos os benefícios que esses departamentos podem trazer para a gestão dos nossos clubes de futebol.

É importante ter sempre em mente que o futebol é uma poderosa ferramenta de inclusão social. Nele os jovens de todas as idades criam laços de amizade, conhecem determinadas regras que devem ser obedecidas, aprendem a perder ou a ganhar.

O próximo encontro do grupo será em Curitiba e eles ocorrerão periodicamente nas cidades-sedes dos clubes fundadores. As portas estão abertas para que outros clubes brasileiros possam participar.


 



 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.