Exclusivo

Mais "madura", Iziane vibra com convocação: "orgulho estar de volta"

Ala maranhense volta à Seleção Brasileira sonhando com Rio 2016.

Paulo de Tarso Jr./Imirante Esporte

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42
(Biaman Prado)

SÃO LUÍS – Uma nova chance de voltar a vestir a camisa da Seleção Brasileira? Para quem? Para Iziane? Não, para ela não. O retorno da ala maranhense à seleção é mais do que uma simples chance. É um verdadeiro “merecimento”. A definição é da própria jogadora que, em entrevista exclusiva ao Imirante Esporte, mostra-se ansiosa em voltar a ser a camisa 8 do Brasil.

“Vai ser uma grande emoção. Seleção não é chance. Seleção é merecimento. É a coroação de todo o seu trabalho. É um orgulho estar de volta”, revelou.

Principal jogadora das últimas edições da Liga de Basquete Feminino (LBF) defendendo o Maranhão Basquete, Iziane Castro provou que segue em um momento especial dentro de quadra. Os problemas ocorridos em 2012, às vésperas das Olimpíadas de Londres, ficaram no passado. Agora, é a hora certa de mostrar que os três anos sem vestir a camisa amarela a tornaram uma atleta mais madura.

“A gente amadurece. Minha consciência é a mesma. Sei da minha responsabilidade na Seleção Brasileira. Meu grau de consciência está tranquilo. Tenho mais maturidade profissional. Vou dar o meu melhor”, explica a atleta maranhense.

A confirmação do retorno de Iziane à Seleção Brasileira era algo que já estava bem encaminhado. O técnico do Brasil, Luiz Augusto Zanon, já havia tido uma conversa franca com a jogadora. As repostas de Iziane às indagações do treinador agradaram. Desde então, a ala treina todos os dias seguindo a programação enviada pela comissão técnica do Brasil. Tudo para se apresentar bem na próxima quarta-feira (24) e iniciar os treinos com o restante do grupo.

“Estou muito tranquila porque o Zanon está me dando esta oportunidade. Foram anos de Seleção Brasileira. Sei o que me espera, sei do que posso dar. Minha expectativa é que eu possa render o meu melhor para a equipe”, disse.

Rio 2016

Iziane se integrará ao grupo que se prepara para a disputa do Pan-Americano em julho. No entanto, a ala não viajará para o Canadá. Os planos de Zanon para a jogadora do Maranhão Basquete são maiores: são as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

A camisa 8 sabe que está havendo um processo de renovação na Seleção Brasileira, mas nada que a preocupe. Iziane está feliz. É a experiência a serviço da equipe.

“Voltei principalmente pelo meu povo. O carinho e o desejo das pessoas em me verem de volta à Seleção é muito grande. As pessoas reconhecem o talento. Agora é ajudar o Brasil. Apesar da renovação, é importante ter experiência. Quero ajudar a Seleção Brasileira”, ressaltou.

Mas ajudar a Seleção para quê? Para uma medalha olímpica, é claro. “Temos que entrar para vencer. Temos que fazer o melhor. A meta da Seleção Brasileira é de ser campeã em casa. A força da torcida pode levar as jogadoras à superação e buscarem medalhas. Queremos vencer, mas isso dependerá de uma série de fatores”, concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.