Tênis

Feijão sobe 22 postos e volta ao top 100 com semifinal em São Paulo

Feijão, com 576 pontos, é o segundo melhor tenista do Brasil no <i>ranking</i> mundial.

Gazeta Esportiva

Atualizada em 27/03/2022 às 11h45
(Divulgação. )

A campanha no Aberto do Brasil, ATP 250 disputado em São Paulo, rendeu a João Souza, o Feijão, 22 posições no ranking mundial. O atleta paulista subiu bastante na lista publicada pela ATP nesta segunda-feira graças à semifinal no Ginásio do Ibirapuera e agora ocupa a 88ª colocação.

Foi a terceira semifinal da carreira de Feijão em torneios de nível ATP. Em 2011, ele chegou à mesma fase do ATP 250 de Kitzbuhel, na Áustria, e em 2010 no ATP 250 de Santiago. Em São Paulo nesta semana, ele acabou derrotado pelo italiano Luca Vanni, principal surpresa do torneio.

Feijão, com 576 pontos, é o segundo melhor tenista do Brasil no ranking mundial, já que Thomaz Bellucci é o 64º colocado da lista, com 771 pontos. Eliminado na estreia no Ginásio do Ibirapuera, ele caiu um posto em relação à última semana. O terceiro atleta nacional no ranking é o gaúcho André Ghem, dono da 173ª posição.

A liderança do ranking mundial está nas mãos do sérvio Novak Djokovic, que soma 13.045 pontos, com vantagem confortável sobre o suíço Roger Federer, segundo colocado. O espanhol Rafael Nadal, o britânico Andy Murray e o japonês Kei Nishikori completam a lista dos cinco primeiros colocados.

A única mudança no top 10 do ranking mundial masculino foi a ascensão de Stanislas Wawrinka da oitava para a sétima posição. Campeão do ATP 500 de Roterdã, ele superou na lista o tcheco Tomas Berdych, justamente seu rival na decisão do torneio holandês no domingo.

No ranking feminino, Serena Williams é a líder, seguida por Maria Sharapova e, agora, Petra Kvitova. A tcheca ultrapassou a romena Simona Halep e ocupa a terceira colocação da lista. Outra mudança importante na WTA foi o retorno da alemã Andrea Petkovic ao top 10.

Campeã do Premier da Antuérpia no domingo, ela volta ao grupo de elite do tênis mundial depois de quase três anos. Petkovic passou 26 semanas no top 10 entre agosto de 2011 e abril de 2012, antes de despencar para a 192ª colocação da lista por causa de lesões nas costas, joelho e tornozelo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.