(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: A Bela de Sempre

E mais: Altos custos no fim do ano

PH

Registro de um dos últimos ensaios fotográficos de Ieda Maria Vargas em Gramado
Registro de um dos últimos ensaios fotográficos de Ieda Maria Vargas em Gramado

A Bela de Sempre

O Rio Grande do Sul amanheceu de luto nesta terça-feira, por causa do falecimento de Ieda Maria Vargas, porto-alegrense que foi a primeira brasileira a vencer o Miss Universo. 

Ieda morreu ontem, em Gramado, aos 80 anos, onde estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Arcanjo São Miguel.

Ela havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) aos 55 anos, condição que comprometeu a memória e a fala, mas conseguiu se recuperar. Após ficar viúva em 2009, mudou-se para Gramado.

Nascida em Porto Alegre, em 31 de dezembro de 1944, tornou-se um ícone da beleza brasileira ao conquistar os títulos de Miss Brasil e Miss Universo em 1963. Ela alcançou a coroa de Miss Universo, aos 18 anos, em Miami Beach, nos Estados Unidos.

Em entrevista, quando tinha 67 anos, Ieda contou que foi convencida a participar do primeiro concurso em 1962, quando foi eleita, aos 17 anos, Rainha das Piscinas do Rio Grande do Sul. Depois, virou Miss Porto Alegre, Miss Rio Grande do Sul, Miss Brasil e, em 1963, Miss Universo.

Em 1964, ela visitou o Maranhão e foi recebida pelo Governador Newton Bello, no Palácio dos Leões.

 A Bela de Sempre...2

Quando completou 60 anos do reinado de Ieda Maria Vargas como Miss Universo, o PH Revista dedicou uma edição especial à bela gaúcha.

Muito educada, ela telefonou para esta Repórter PH agradecendo a homenagem.  A seguir, o texto de 2023

“Aos 18 anos, Ieda Maria Vargas era a mulher mais linda de todas as galáxias. Pelo menos aos olhos dos cinco jurados que no dia 20 de julho de 1963 a elegeram Miss Universo. Linda e abstraída de questões políticas.

Quando chegaram a Miami as primeiras notícias da deposição do presidente João Goulart, ela só notou algo estranho no comportamento do pai, que estava nervoso e fumando muito. As coisas iam mudar, e para pior, dizia ele. O motivo estava no doce apadrinhamento da política brasileira.

Consagrada com o título e recebida em palácio pelo Presidente da República, ela só poderia cumprir suas elevadas funções com o consentimento paterno se a família fosse toda para os Estados Unidos, uma mudança economicamente inviável.

Solução: Jango nomeou o conterrâneo José Vargas, professor remotamente aparentado com Getúlio Vargas, para um cargo diplomático em Miami. Era o risco de perdê-lo que causava inquietação ao pai de Ieda nos instáveis dias do fim de março e começo de abril de 1964.

O regime mudou, mas a vida da família continuou a mesma. O pai manteve o cargo e Ieda, sua rotina de miss, dividida entre a casa da família em Miami Beach durante o dia e as noites passadas num hotel, em companhia de uma chaperona, espécie de governanta, que a acompanhava também nas viagens ao exterior. “Acho até que para os militares foi mais interessante ter uma miss do Brasil”, relembra Ieda.

Ieda em Brasília

Convidada para um jantar em Brasília com o novo general-presidente, Humberto de Alencar Castello Branco, avaliou: “Um baixinho cheio de superstições. Evitava passar sob escadas e arcos”. Mas com poder. Quando enfrentou dificuldades em trazer para o Brasil um Impala, carrão da GM que poucos brasileiros podiam ter, apelou ao baixinho. Problema resolvido.

Ieda manteve contato com o casal Goulart, no Uruguai, e ficou amiga de Maria Thereza, que viria a ser sua madrinha de casamento – fato que a ex-primeira dama do País confirmou para este Repórter PH quando foi minha vizinha no Calhau, durante as visitas que fez ao filho João Vicente, no final dos anos 1980.

“Falávamos de roupa, revista, filho. De política, nada”. As conexões de Ieda na constelação gaúcha tinham uma complexidade adicional: uma prima dela se casou com um dos filhos de Emílio Garrastazu Médici. “Desde que era mocinha até o tempo em que ele foi presidente, passamos muitas noites jogando biriba.” Chamava-o pelo apelido familiar, Milito.

“Maria Vargas from Brazil”

No dia 6 de maio de 2023, o Rio Grande do Sul conheceu a nova representante de seu mais relevante concurso de beleza, a etapa estadual do Miss Universo. Além conhecer a grande vencedora, os gaúchos foram apresentados a uma nova dinâmica, tendo mulheres casadas e com filhos, além de um transgênero, entre as candidatas.

E a transformação veio no mesmo ano em que era celebrada seis décadas da primeira vez em que a beleza brasileira foi destaque na etapa mundial. Foi em julho de 1963 que o país entrou para a elite do Miss Universo e a conquista veio pela graça e desenvoltura da gaúcha Ieda Maria Vargas Athanásio que, na época, tinha 18 anos e nem tanta fé assim na própria vitória.

– Quando ouvi meu nome, “Maria Vargas from Brazil”, nem acreditei. Não esperava. Passou um filme na cabeça enquanto caminhava para o centro do palco — relembrou ela, aos 78 anos. E arrematou: – Concorri a representante do (clube) Cantegrill, simplesmente, porque um amigo da famíla me inscreveu sem ninguém saber. Nem eu! Seis meses depois, estava ganhando o Miss Universo.

“Maria Vargas from Brazil”...2

Nos últimos 60 anos, muita coisa mudou, não apenas na trajetória de Ieda, que deixou a maratona internacional dos concursos em 1968 para se dedicar à vida que construiu em Porto Alegre, mas também na competição. Para a pioneira no reinado, se tratava de um reflexo natural da evolução, da modernidade:

– Confesso que não acompanho mais tanto os concursos, mas não vejo problema. Desde que sejam aceitos e não impostos.

Mesmo tendo em suas raízes uma outra visão sobre a imagem feminina, para quem conhece um pouco da história da eterna Miss Universo, não foi novidade a sua postura descolada. Reconhecida entre as personalidades gaúchas mais relevantes do século 20, manteve a elegância, mesmo em meio às adversidades.

Nos últimos anos, anotou em sua conta de potenciais traumas pelo menos um acidente vascular cerebral (AVC) e a morte do marido, José Carlos Athanásio, que carinhosamente chama de Zé, vítima de câncer, em 2009.

E foi com a perda do companheiro de toda a vida que veio a grande mudança. Cerca de um ano depois, rumou para Gramado, determinada a realizar o que sonharam juntos e levando na bagagem lembranças felizes embaladas com muito aprendizado.

“Maria Vargas from Brazil”...3

Parte das memórias, é verdade, acabou se perdendo aos poucos pelo impacto dos problemas de saúde. Porém, para Ieda, viver plenamente o hoje era reconfortante.

Ao lado da filha, Fernanda, hoje com 50 anos, e dos netos, Enzo, 23, e Carmela, 17, curtia o ar sempre renovado da Serra em um dia a dia que incluía exercícios ao ar livre, uma programação cultural diversa e momentos com amigos. Na agenda cabiam ainda idas regulares ao salão para fazer as unhas e maquiagem na medida de seu olhar crítico

Na única visita que fez São Luís, a Miss Universo Ieda Maria Vargas foi recebida no Palácio dos Leões e posou com um grupo de crianças, hoje todas sexagenárias: Do lado esquerdo: Inês Perdigão, Silvia Nagem Frota, Ceres Rodrigues (hoje Ceres Murad), Lydia Morais Correia, Aldenorinha Bello Sá e Elizabeth Rodrigues; do lado direito: Vera Lúcia Braga, Lúcia Morais Correia (hoje, Lúcia Jennings), Flávia Schalcher, Sandra Padilha e, na frente, o garoto Carlos Eduardo Bacelar Portela
Na única visita que fez São Luís, a Miss Universo Ieda Maria Vargas foi recebida no Palácio dos Leões e posou com um grupo de crianças, hoje todas sexagenárias: Do lado esquerdo: Inês Perdigão, Silvia Nagem Frota, Ceres Rodrigues (hoje Ceres Murad), Lydia Morais Correia, Aldenorinha Bello Sá e Elizabeth Rodrigues; do lado direito: Vera Lúcia Braga, Lúcia Morais Correia (hoje, Lúcia Jennings), Flávia Schalcher, Sandra Padilha e, na frente, o garoto Carlos Eduardo Bacelar Portela

DE RELANCE

Golpe do falso advogado

Para combater o golpe do falso advogado, que tem feito cada vez mais vítimas no Maranhão e em todo o Brasil, a Ordem dos Advogados do Brasil ingressou com uma ação civil pública (ACP) para responsabilizar a Meta (que gere Instagram, WhatsApp e Facebook), instituições financeiras e empresas de telefonia.

A iniciativa requer indenização por danos materiais e reparação por danos morais coletivos, além do cumprimento de medidas de segurança e suporte.

Entendendo que se trata de uma atividade organizada, viabilizada por uma cadeia de falhas sistêmicas que abrange desde a segurança de dados processuais até a prestação de serviços por instituições financeiras, operadoras de telefonia e provedores de aplicativos de internet, a Ordem busca responsabilizar empresas.

Altos custos no fim do ano

Quem vai se produzir para as festas de fim de ano vai enfrentar altos custos, especialmente nos setores de beleza, estética e acessórios, que foram alcançados pela inflação em novembro, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos últimos 12 meses, ou seja, entre novembro do ano passado e novembro deste ano, o valor gasto com manicures subiu 25,93%. A categoria Joias teve alta de 22,96%, enquanto a de Joias e Bijuterias subiu 17,73%.

Valores de cabeleireiros e barbeiros ficaram 14,99% mais altos em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Já os sapatos femininos tiveram acréscimo de 8,72%.

No último jogo do Remo na Série B, pelo acesso à Série A, o valor a ser pago pela classificação era infinito, ou seja, um cheque em branco. A coluna não tem o valor e bobo não conta e sabido se atrapalha com tanto dinheiro.

Natal no Blue Tree

O Blue Tree São Luís preparou uma Ceia de Natal especial para a noite do dia 24 de dezembro, reunindo sabor, sofisticação e o clima acolhedor que marca a data. A experiência será oferecida tanto para hóspedes quanto para o público em geral, em um ambiente elegante e cuidadosamente decorado para celebrar o Natal.

Antes, o hotel receberá a visita do Papai Noel das 18 às 20h para proporcionar um momento especial para hóspedes e o público em geral.

Assinada pela equipe gastronômica do hotel, a ceia contará com um cardápio exclusivo, elaborado para agradar diferentes paladares, com pratos tradicionais da data, receitas contemporâneas e sobremesas especiais, valorizando ingredientes selecionados e apresentação refinada.

Além da gastronomia, a noite será marcada por um atendimento diferenciado e pelo clima festivo característico do Blue Tree São Luís, que se consolida como uma das principais opções da cidade para celebrações especiais. 

A Ceia de Natal será realizada no Oito Restaurante. As vagas são limitadas e as reservas podem ser feitas antecipadamente junto à equipe do Blue Tree São Luís.

Cida e o cirurgião bariátrico José Aparecido Valadão estão afivelando as malas para romperem o Ano Novo em Nova York. Eles passam o Natal com os filhos e netos em São Luís e no dia seguinte embarcam para os Estados Unidos
Cida e o cirurgião bariátrico José Aparecido Valadão estão afivelando as malas para romperem o Ano Novo em Nova York. Eles passam o Natal com os filhos e netos em São Luís e no dia seguinte embarcam para os Estados Unidos

Para escrever na pedra:

“Tive vergonha de mim próprio quando percebi que a vida é uma festa de máscaras e participei com meu verdadeiro rosto”. De Franz Kafka.

TRIVIAL VARIADO

Natal: O centro comercial de São Luís e os shoppings terão horários diferenciados em razão do Natal. No caso do comércio, foi autorizado o funcionamento até meia-noite no dia 23 e até 19h no dia 24, e cada lojista poderá fazer seu ajuste.

Abono salarial: Mais de 141 mil ainda não sacaram o PIS/Pasep. Valores somam R$ 145,7 mi e podem ser retirados até 29 de dezembro.

Agências bancárias: Expediente dos bancos no Natal e no Ano-Novo será alterado. Não haverá atendimento e compensações nos dias 25, 31 e 1º.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.