As vozes femininas que ajudaram a construir a política maranhense ganham vida nas páginas de “Chão de Coragem: As Aventuras de Júlia no Memorial”, novo livro da jornalista e escritora Márcia C. Leite, que será lançado na próxima quarta-feira (5), às 8h30, no Hall de entrada do Plenário Deputado Nagib Haickel, na Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).
Com ilustrações de Mai Janatã, a obra transforma a história em narrativa sensível e acessível para o público infantojuvenil, convidando novas gerações a descobrirem o papel das mulheres que romperam barreiras no cenário político do Estado.
Uma jornada pela memória e pela coragem
Inspirado na dissertação de mestrado da autora, defendida em 2024 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Profissional da UFMA (PPGCompro-UFMA), o livro mistura pesquisa, poesia e ficção.
A história acompanha Júlia, uma menina curiosa que visita o Memorial do Legislativo Maranhense Zuleide Bogéa e, guiada pelas vozes da história, conhece mulheres que desafiaram o tempo e o silêncio para ocupar espaços de poder como Zuleide Bogéa, Hildenê Castelo Branco e Dalva Bacelar.
“O livro mistura minhas vivências, referências históricas e a minha vida acadêmica. É um convite a olhar para o passado com respeito e ternura, e para o futuro com coragem e consciência do lugar das mulheres na política e na sociedade”, afirma Márcia C. Leite.
Do passado ao presente: mulheres em destaque na Alema
“Chão de Coragem” chega em um momento simbólico: pela primeira vez na história, a Assembleia Legislativa do Maranhão é presidida por uma mulher, a deputada Iracema Vale, e conta com a maior bancada feminina já registrada na Casa.
Essa coincidência reforça o diálogo entre as personagens do livro e a realidade política atual, destacando a continuidade das lutas e conquistas das mulheres maranhenses.
Com traços delicados e expressivos da designer Mai Janatã, que estreia nas artes infantojuvenis, o livro combina texto envolvente e ilustrações poéticas para despertar o interesse de crianças e jovens pela história e pela participação política.
Mais do que uma obra literária, “Chão de Coragem” é um ato de preservação da memória e uma homenagem às mulheres que ajudaram a moldar o Maranhão dentro e fora da Assembleia Legislativa.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.