SÃO LUÍS - O livro “Os passos históricos da Obstetrícia e Ginecologia em São Luís do Maranhão”, de autoria da médica obstetra Marília da Glória Martins, será lançado nesta quinta-feira (28), às 19h, na Livraria e Espaço AMEI, no São Luís Shopping.
O livro apresenta um panorama histórico rigoroso da Obstetrícia e Ginecologia em São Luís. Documenta, com precisão, a trajetória dos serviços voltados à saúde da mulher desde os tempos coloniais até a implantação de maternidades modernas e centros de alta complexidade.
Com base em fontes primárias, arquivos institucionais e testemunhos profissionais, a autora resgata a atuação das parteiras tradicionais, o surgimento das primeiras médicas obstetras e ginecologistas, a estruturação dos serviços públicos e os avanços científicos que marcaram a prática clínica local.
“Nesta obra, reunimos pesquisa histórica, documentação técnica e experiência profissional para sistematizar a evolução institucional e assistencial da Obstetrícia e Ginecologia em São Luís, contribuindo para os estudos em história da saúde, medicina social e políticas de atenção à Saúde da Mulher no Brasil”, diz a autora.
Trata-se de uma obra de referência para profissionais de saúde, pesquisadores e estudantes, que alia memória institucional, experiência de campo e análise documental, contribuindo para a compreensão da formação histórica da assistência materno-infantil no Maranhão.
Com produção acadêmica reconhecida, Marília da Glória Martins publicou artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, participou de congressos nacionais e internacionais, e integrou comissões voltadas à formação médica e ao aprimoramento das políticas públicas de saúde da mulher.
A autora é médica obstetra, professora titular do Departamento de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), membra titular e acadêmica emérita da Academia Maranhense de Medicina. Atua há mais de quatro décadas na assistência materno-infantil, na docência em Obstetrícia e Ginecologia e na pesquisa sobre Saúde Materno Fetal, Violência Sexual, Mortalidade Materna, Doença Trofoblástica Gestacional e história da medicina no Maranhão.
Com produção acadêmica reconhecida, ela publicou artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais, participou de congressos nacionais e internacionais, e integrou comissões voltadas à formação médica e ao aprimoramento das políticas públicas de saúde da mulher.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.