Confira a programação!

São João 2025 segue no Ipem e Caminhos da Cultura

No fim de semana de 11 a 13 deste mês, maranhenses e turistas que estiverem em São Luís terão mais uma oportunidade de conferir o melhor da cultura e folclore do estado

Publipost/Governo

Arraial do Ipem tem atraído de 20 mil a 25 mil pessoas por dia. (Foto: Aquivo/Secom/Governo do Maranhão)
Arraial do Ipem tem atraído de 20 mil a 25 mil pessoas por dia. (Foto: Aquivo/Secom/Governo do Maranhão)

MARANHÃO - O fim de semana será de muita alegria e festança com mais uma rodada de apresentações do Maior São João do Mundo. De 11 a 13 deste mês o público maranhense e turistas nacionais e internacionais que estiverem em São Luís terão mais uma oportunidade de conferir o melhor da cultura, culinária e artesanato maranhense no Arraial do Ipem, no bairro Calhau, e nos cinco polos simultâneos do Caminhos da Cultura, no Centro Histórico.

Com o slogan “O maior São João do mundo é aqui no Maranhão” e organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, a programação do São João do Maranhão 2025 chega a mais de 700 atrações, com apresentações de cantores, bandas, grupos de bumba meu boi, cacuriá, quadrilha, tambor de crioula, danças diversas, entre outras manifestações culturais típicas do estado.

Estrutura do Arraial do Ipem é diferencial para o público. (Foto: Aquivo/Secom/Governo do Maranhão)
Estrutura do Arraial do Ipem é diferencial para o público. (Foto: Aquivo/Secom/Governo do Maranhão)

O secretário de Estado de Cultura, Yuri Arruda, destacou alguns dos números que atestam o sucesso da temporada 2025 do São João do Maranhão.

“Falar do São João do Maranhão é falar de sucesso. Na gestão do nosso governador Carlos Brandão, o Governo do Estado e a Secma vêm trabalhando duro para garantir que todos possam aproveitar o que há de melhor no nosso estado, e esses esforços já vêm mostrando resultados. Na última semana, a Secretaria de Turismo do Maranhão informou que 86% dos turistas avaliaram as programações dos arraiais como boas ou excelentes, um aumento de 6% comparado ao ano anterior. Além disso, 91% elogiou a estrutura dos arraiais e 95% afirmaram que pretendem voltar em 2026”, pontuou Yuri Arruda.

Arraial do Ipem

Maior vitrine do São João do Maranhão, o Arraial do Ipem foi aberto dia 14 de junho e será encerrado no domingo (13). Ao longo destes 30 dias, a programação caiu no gosto do povo e registrou uma média de 20 a 25 mil pessoas por noite.

No dia 22 de junho o arraial apresentou o auge do seu público e as fiscalizações de videomonitoramento afirmam que os números praticamente dobraram, com a circulação de mais de 38 mil pessoas, entre adultos e crianças, com trânsito rotativo.

Entre milhares de pessoas que frequentaram o Arraial do Ipem desde a abertura da programação está Carliane Bezerra, que gostou de como o espaço é acolhedor, sobretudo para as crianças. “Eu frequento o Ipem desde criança e fico muito feliz de ver esse espaço sendo aproveitado para a cultura, um espaço que a gente pode trazer toda a família”, comentou.

A professora Sanny Veloso gostou das atrações e da segurança do Arraial do Ipem. “As atrações e a segurança fazem desse arraial um espaço tranquilo para todos. Além disso, o colorido da festa, os estandes e todo esse espaço lindo chama muito a atenção”, contou.

Estrutura

No espaço, localizado na Avenida A, no Calhau, foi montado uma estrutura com três palcos, mais de 300 opções de lanches e atrações que honram a cultura popular. O Arraial do Ipem também conta com espaços instagramáveis, barraca de tiros, Parque Mundo Encantado, área para pessoas com deficiência e fraldário, que garante maior conforto para os pais que levam as crianças para festejar também.

No Ipem, os visitantes podem contar com 5 ativações, 9 áreas de grandes marcas, 7 volantes e armazém do empreendedor, que marca presença pelo segundo ano consecutivo. Neste espaço, mais de 100 micros e pequenos empreendedores se revezam para apresentarem os mais diversos produtos de diferentes áreas para as pessoas, desde moda, gastronomia e artesanato até tecnologia e serviços.

Também é possível escolher entre várias opções de lanches. São 15 food trucks, 8 food bikes, 6 restaurantes, 26 barracas de comidas típicas, além de 11 ativações extras, com sorvetes, drinks, e bebidas diversas, e Vila do Chopp com 11 pontos espalhados pelo local. Este ano, também estão presentes 40 comerciantes informais e 36 beneficiários do programa Mais Renda.

Caminhos da cultura

Neste final de semana, de 11 a 13 de julho, a programação cultural continua a todo vapor também no Centro Histórico de São Luís, com o projeto Caminhos da Cultura que, desde o mês de junho vem movimentando o bairro Praia Grande com apresentações de bumba meu boi, quadrilha, shows de artistas maranhenses, forró pé de serra, cacuriá, dança portuguesa, dança country e tambor de crioula.

Centro Histórico de São Luís é palco do Caminhos da Cultura. (Foto: Aquivo/Secom/Governo do Maranhão)
Centro Histórico de São Luís é palco do Caminhos da Cultura. (Foto: Aquivo/Secom/Governo do Maranhão)

Por meio do Caminhos da Cultura, além de assistir o melhor dos grupos folclóricos maranhense, o público pode admirar a beleza da arquitetura colonial declarada Patrimônio Mundial da Humanidade, em 1997, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A turista paranaense Karin Beneguetz acompanhou a programação do último fim de semana e se encantou com o que viu. “O São João do Maranhão é muito vivo, alegre, impressionante. Essa mistura de origens, de sons é muito empolgante, sobretudo aqui no Centro Histórico todo decorado com essas bandeirinhas, o que deixa tudo ainda mais lindo. E o melhor de tudo é a alegria do povo”, disse.

O psicólogo maranhense Jaime Silva também aprovou o Caminhos da Cultura. “Esta é a época do ano que a gente mais espera. E eu estou achando muito maravilhoso essa programação aqui no Centro Histórico porque em cada ponto que a gente vai é uma atração diferente”, observou.

Homenagem a ícones da cultura maranhense

Para dar o devido destaque a cada manifestação artística e homenagear grandes nomes do estado, as atrações são divididas em 5 polos espalhados pelo Centro Histórico da capital maranhense. São eles: Polo Coxinho (Praça da Fé), Polo Guriatã (Praça dos Catraieiros), Polo Cláudio Pinheiro (Beco Catarina Mina), Polo Dona Teté (Rua Portugal) e Polo Mestre Felipe (Praça Nauro Machado).

Cada palco do Caminhos da Cultura recebe uma tradição folclórica maranhense. (Foto: Aquivo/Secom/Governo do Maranhão)
Cada palco do Caminhos da Cultura recebe uma tradição folclórica maranhense. (Foto: Aquivo/Secom/Governo do Maranhão)

Nas sextas-feiras, o público será recebido com boa música a partir das 17h. Já aos sábados e domingos a programação começa desde as 14h. O Caminhos da Cultura segue com suas apresentações no fim de semana 18 a 20 de julho.

A programação completa de todos os arraiais você pode acompanhar nos canais oficiais nas redes sociais do Governo do Maranhão, da Secma e no site https://saojoao.ma.gov.br/

Programação

ARRAIAL DO IPEM

Sexta-feira, dia 11:

17h30 – Tambor de Crioula dos Onças
18h – Dança Poruguesa A arte e beleza de Portugal
19h – Bumba meu boi Brilhoso do Sol e Mar
20h – Flashback do forró
21h – Marajunino
22h – Luan Costa
23h – Bumba meu boi de Panaquatira
0h – Bumba meu boi Brilho da Ilha
1h – Companhia Barrica

Barracão do Forró

18h – Xoteando Slz
20h – Trio Forró Top Xote
22h – Forró Suvaco de Cobra
0h – Renato Serra e Forró Pesado

Sábado, dia 12:

17h – Tambor de Crioula Jardim de São Benedito
18h – Dança Portuguesa Filhos de Lisboa
19h – Bumba meu boi Brilho da Terra
20h – Os Tropix
21h – Boi Oriente
22h – Flávia Bittencourt
23h – Bumba meu boi de Barbosa
0h – Bumba meu boi de Axixá
1h – Bumba meu boi de Ribamar

Barracão do Forró

18h – Forró Pegado
20h – Forró do Rui
22h – Forró Jean Sanfoneiro
0h – Trio Mulundus

Domingo, dia 13:

17h30 – Tambor de Crioula Juventude de São Benedito
18h – Quadrilha Flor de Mandacaru
19h – Companhia Vem BB
20h – Ilha Jamaica
21h – Bumba meu boi Nina Rodrigues
22h – Fábio Alta Tensão
23h – Bumba meu boi de Santa Fé
 

Barracão do Forró

18h – Forró Grude Aí
20h – Forró do Mar
22h – Forró Zabumbaçuado

CAMINHOS DA CULTURA
Polo Coxinho (Praça da Fé)

Sexta-feira, dia 11:

19h – Show de abertura: Balaio de Rosas
20h – Show principal: Flor da Amazônia
 

Sábado, dia 12:

14h – Cia Folias Juninas
15h – Brilho do Amanhecer
16h – Bumba Meu Boi Mimoso da Apae
17h – Quadrilha Junina Flor do Amor
18h – Bumba Meu Boi União de São João
19h – Bumba Meu Boi Mocidade de Rosário
 

Domingo, dia 13:

14h – Cia Despertar
15h – Junina Encantos do Interior
16h – Bumba Meu Boi Juventude de Miranda do Norte
17h – Quadrilha Junina Os Fagulhas
18h – Bumba Meu Boi Mocidade de São João do Coqueiro
19h – Cia Marajunino
 

Polo Guriatã (Praça dos Catraieiros)

Sexta-Feira, dia 11:

17h – Bumba Meu Boi União da Baixada
18h – Bumba Meu Boi Boizinho Encantando Mimo de Santo Antônio
19h – Bumba Meu Boi de Santa Fé
20h – Bumba Meu Boi de Fortaleza

Sábado, dia 12:

14h – Bumba Meu Boi de Penalva do Bairro de Fátima
15h – Bumba Meu Boi Oriente de Penalva
16h – Bumba Meu Boi Meu Capricho de Paço do Lumiar
17h – Bumba Meu Boi Touro da Ilha de Santana
18h – Bumba Meu Boi Capricho de Oliveira
19h – Bumba Meu Boi da Boa Vontade
 

Domingo, dia 13:

14h – Mimoso de São João
15h – Bumba Meu Boi Brilho da União
16h – Bumba Meu Boi Bequimão do Anjo da Guarda
17h – Bumba Meu Boi Linda Joia de Monção
18h – Bumba Meu Boi de Panaquatira
19h – Bumba Meu Boi de Leonardo

Polo Cláudio Pinheiro (Beco Catarina Mina)

Sexta-Feira, dia 11:

17h – Betto Pereira
18h – Sheik Vaqueiro
19h – Forró Pé De Serra Bom Demais
20h – Mayara Lins
 

Sábado, dia 12:

14h – Guilherme Júnior
15h – Forró Do Jonas
16h – Rick Farrada
17h – Andrezinho e Os Brotos do Forró
18h – Fernando de Carvalho
19h – TH Cantor
 

Domingo, dia 13:

14h – Forró Do Ló
15h – Yohara Show
16h – Forró pé de serra Trio Mandacaru
17h – Diel França
18h – Dhean Brito
19h – Mixirico Junino

Polo Dona Teté (Rua Portugal)

Sexta-Feira, dia 11:

17h – Cacuriá Assa Cana
18h –  Forasteiro Country
19h – Dança Portuguesa Raízes de Portugal
20h – Cacuriá Libertos na Noite
 

Sábado, dia 12:

14h – Cacuriá da Vila Goreth
15h – Dança Portuguesa Vira Lusitanos
16h – Cacuriá Upaon-Açu
17h – Cia de Dança Chapéu Dourado
18h – Cacuriá Mirim Ildenê
19h – Cacuriá de Miritiba de Humberto de Campos

Domingo, dia 13:

14h – Dança Portuguesa Filhos de Lisboa
15h – Cacuriá Nova Geração
16h – Cacuriá Estrela Divina
17h – Cacuriá da Cris
18h – Coco da Ilha
19h – Cacuriá da Marise

Polo Mestre Felipe (Nauro Machado)

Sexta-Feira, dia 11:

17h – Tambor de Crioula do Mestre Leonardo
18h – Tambor de Crioula Toque dos Bandeirantes
19h – Tambor de Crioula Vitória de São Benedito da Vila Bacanga
20h – Tambor de Crioula Divino da Liberdade

Sábado, dia 12:

14h – Tambor de Crioula Arte Nossa
15h – Tambor de Crioula Quinta das Laranjeiras
16h – Tambor de Crioula Proteção Mirim
17h – Tambor de Crioula Manto de Nossa Senhora da Conceição
18h – Tambor de Crioula Oriente
19h – Tambor de Crioula dos Onças

Domingo, dia 13:

14h – Tambor de Crioula Proteção de Santo Antônio
15h – Tambor de Crioula Maracrioula
16h – Tambor de Crioula do Mestre Basílio
17h – Tambor de Crioula Brinquedo de São Benedito
18h – Tambor de Crioula do Laborarte
19h – Tambor de Crioula Catarina Mina.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.