Entrando em sua sétima edição, São João da Thay 2025 enaltece legado em festival beneficente
O Festival acontece nos dias 6 e 7 de junho, no o Espaço Reserva, Shopping da Ilha e mantém parceria com o Criança Esperança pelo segundo ano consecutivo.
SÃO LUÍS - O São João da Thay 2025 acontece neste final de semana, nos dias 6 e 7 de junho, transformando a cidade em um grande palco de celebração da cultura, da música e da diversidade brasileira. Em sua sétima edição, o festival não apenas valoriza as raízes nordestinas, como também reforça seu impacto social e econômico.
Neste ano, o evento abraça o tema “Somos Amazônia”, alinhando-se ao debate global sobre meio ambiente e à preparação para a COP30, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que será sediada no Brasil. A proposta reforça a identidade do Maranhão como parte integrante da Amazônia Legal.
O São João da Thay gera mais de 300 empregos diretos, com 95% da mão de obra composta por nordestinos, fortalecendo a economia local e a cadeia produtiva da cultura. A estimativa é de uma movimentação superior a R$ 11 milhões durante os dois dias de evento.
Criado pela influenciadora e apresentadora Thaynara OG, o festival nasceu com o propósito de promover a cultura maranhense em escala nacional:
“Criei o São João da Thay com o desejo de mostrar ao Brasil a beleza e a força da cultura popular do Maranhão. Ver esse projeto crescer e alcançar uma dimensão nacional tão grande é emocionante. É um sentimento de orgulho e gratidão, que só é possível graças a um coletivo comprometido em fazer acontecer”, declara Thaynara OG.
Com entrada gratuita para o público e área de camarotes com vendas exclusivas, o evento deve reunir até 30 mil pessoas, unindo tradição, entretenimento e responsabilidade social.
Pelo segundo ano consecutivo, parte da arrecadação será destinada a projetos apoiados pelo Criança Esperança no Maranhão. Em 2024, o festival arrecadou mais de R$ 1 milhão, distribuiu 10 toneladas de alimentos e arrecadou mais de 60 mil absorventes, contribuindo para o combate à pobreza menstrual.
“A parceria com o São João da Thay é motivo de alegria para a Globo e para o Criança Esperança. Valorizar a cultura regional e mobilizar recursos para transformar vidas é uma oportunidade única”, afirma Cristovam Ferrara, diretor de Valor Social da Globo.
Atrações musicais e grupos culturais
A programação inclui grandes nomes da música nacional e artistas locais. No dia 6, sobem ao palco João Gomes, Joelma e Fabrícia, com participações especiais de Ananda Paixão, Lucas Pizane, Elielma Vasconcelos, Cris Lima e Kynnie. No dia 7, é a vez de Pedro Sampaio, Márcia Fellipe, Limão com Mel e J eSkine.
A festa também homenageia a cultura popular maranhense, com apresentações de grupos tradicionais como Boi Pirilampo, Boi de Morros, Boi União da Baixada, Boi da Pindoba, Boi de Sonhos, Boi Raízes do Maranhão, Boi Barrica e Cacuriá Balaio de Rosas.
O festival conta com o apoio estratégico do Governo do Maranhão, responsável por garantir a estrutura necessária para a realização do evento. Além disso, tem patrocínio principal da VIVO, e marcas como Itaipava, Petite Jolie, O Boticário, Shopping da Ilha, Colcci, PagBank, Salon Line, Piracanjuba, META, entre outras.
“O diferencial do São João da Thay está no propósito. Cada escolha do line-up aos fornecedores visa criar um ecossistema que valoriza o Norte e o Nordeste”, destaca Bruno Lima, diretor-geral do festival e da Agência Wavi.
“O evento une cultura, impacto social e inclusão. Para o comércio, é um aquecimento fundamental. Por isso, celebramos essa parceria pelo segundo ano”, afirma Carol Berger, gerente de marketing do Shopping da Ilha.
Com ocupação hoteleira máxima, o festival impulsiona o turismo e o comércio local, especialmente no Centro Histórico de São Luís. Além dos shows, o evento proporciona experiências exclusivas para convidados e imprensa, incluindo uma visita aos Lençóis Maranhenses, reforçando o potencial turístico do estado.
Saiba Mais
- São João da Thay 2025 estreia com atrações locais e shows nacionais de Joelma e João Gomes; veja como foi a primeira noite
- Ecad concede Selo de Reconhecimento ao São João da Thay por pagar direitos autorais
- São João da Thay 2025 inicia festa com Joelma, João Gomes e bumba meu boi nesta sexta-feira
- Academia de Vida abre o São João da Thay com oficinas gratuitas e protagonismo para juventude negra e periférica
- São João da Thay 2025: Thaynara OG adianta o que vem por aí em mais uma edição do evento
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.