São João 2025

Academia de Vida abre o São João da Thay com oficinas gratuitas e protagonismo para juventude negra e periférica

Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, São Luís será palco da segunda edição da iniciativa.

Na Mira

Participantes durante as oficinas gratuitas da Academia de Vida, projeto que integra a programação do São João da Thay 2025. (Foto: divulgação)
Participantes durante as oficinas gratuitas da Academia de Vida, projeto que integra a programação do São João da Thay 2025. (Foto: divulgação)

SÃO LUÍS - A potência do encontro entre Ana Paula Xongani e Thaynara OG dá vida, mais uma vez, ao projeto social Academia de Vida, que abre as atividades do São João da Thay 2025 com uma programação voltada à formação, ancestralidade e empoderamento da juventude negra e periférica. Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, São Luís será palco da segunda edição da iniciativa, que oferece oficinas gratuitas e um tour ancestral pelo centro histórico da cidade.

Criado pela comunicadora, apresentadora e empreendedora Ana Paula Xongani, o projeto é movido por afeto, estratégia e coragem.

Ana Paula Xongani e Thaynara OG na abertura da segunda edição da Academia de Vida, em São Luís. (Foto: Divulgação)
Ana Paula Xongani e Thaynara OG na abertura da segunda edição da Academia de Vida, em São Luís. (Foto: Divulgação)

“Nosso compromisso é com a juventude negra e periférica. Queremos que esses jovens se vejam como protagonistas, artistas, comunicadores, empreendedores e que enxerguem novos caminhos possíveis”, afirma Xongani, reforçando a missão transformadora da Academia de Vida.

A programação inclui cinco oficinas práticas com nomes de peso em suas áreas:

Ilustração e Criatividade, com o artista visual Gabriel Sá

Comunicação, com a jornalista e influenciadora Tia Má

Educação Financeira, com a especialista Nath Finanças

Dança e Atuação, com a artista Camila Rocha

Tour Ancestral, guiado pela pesquisadora Anita Machado

A proposta vai além da técnica. Ao unir arte, cultura e conhecimento, a Academia de Vida também promove reflexões sobre identidade, pertencimento e futuro. “É um projeto sobre sonhar e acreditar que é possível transformar realidades. Fazemos um mergulho nas raízes culturais do estado que temos tanto carinho. E fico muito feliz, durante minha trajetória, em encontrar pessoas como a Ana Paula, que disseram sim à Academia de Vida. Ninguém melhor do que ela para tornar isso real. Amo dividir esse sonho com ela”, destaca Thaynara OG, idealizadora do São João da Thay.

As atividades acontecerão em dois turnos: das 8h às 12h e das 14h às 18h, antecedendo a 7ª edição do São João da Thay, marcada para os dias 6 e 7 de junho.

Com protagonismo feminino e coletivo, a Academia de Vida reafirma a força da cultura como ferramenta de transformação social – e convida a juventude a ocupar, aprender e reimaginar seus caminhos a partir das próprias raízes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.