PH: Psicanalista William Amorim na TV UFMA
E mais: Ficção a favor da memória
Psicanalista em programa da TV UFMA
O escritor, poeta e psicanalista William Amorim vai apresentar, neste semestre, a nova temporada do programa “Entreletras”, na TV UFMA.
O público será presenteado com entrevistas inéditas e exclusivas com expoentes da literatura maranhense e brasileira.
Durante os episódios, o programa abordará temas atuais da nossa literatura, apresentará pesquisadores e escritores de várias gerações e homenageará personalidades consagradas da nossa arte literária.
As gravações acontecerão direto dos estúdios da TV UFMA, com um novo cenário.
Ficção a favor da memória
Hoje com 73 anos e seis livros publicados, o jornalista paraense Paulo Roberto Ferreira se dedica principalmente a contar histórias do povo da região Norte do Brasil aos amantes da literatura.
Depois de quase 50 anos contando histórias diariamente na imprensa, ele decidiu que era hora de deixar sua marca no mundo. Foi assim que nasceu, em 2015, a obra "A censura no Pará - a mordaça a partir de 1964".
Ficção a favor da memória 2
Agora, ele lança "A figa verde e a misteriosa mulher de branco", um romance com personagens que se movimentam no território amazônico durante o período da Guerrilha do Araguaia.
A obra conta com 72 capítulos curtos, ambientados entre as décadas 1964 a 1985, e no rescaldo da Guerrilha do Araguaia. A ficção foi debruçada em uma extensa investigação sobre o momento histórico revelado por meio da saga do protagonista Djanilo que, ainda menino, foi entregue a um médico ligado à guerrilha, transformando-o em um deles.
Crescimento do IDEB
A rede pública do Maranhão registrou melhorias nos indicadores educacionais com relação ao retorno do crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O governador Carlos Brandão comemorou a retomada dos avanços da educação estadual, que atingiu a pontuação 3,7 de acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), na quarta-feira (14).
Crescimento do IDEB 2
Desde o início de seu mandato, o governador Carlos Brandão tem mantido e ampliado as ações educacionais em todo o estado, a fim de garantir a retomada da qualidade do ensino após as limitações da pandemia da covid-19.
Por meio da parceria com o presidente Lula, o governo do Maranhão garantiu, por exemplo, a continuidade das obras de reforma de escolas pelo programa Novo PAC.
Palestra na Faene
É hoje a Aula Inaugural do segundo semestre na Faculdade de Negócios Faene, instituição localizada no bairro Angelim. A programação, que terá início às 19h15, inclui uma palestra a ser proferida pelo diretor da instituição, professor Ricardo André Carreira.
A palestra está marcada para 19h30. Ricardo Carreira vai falar sobre o tema ‘Atrair, atender e manter: empresas focadas em resultados”.
Unidade móvel
A Granorte recebeu a unidade móvel de Odontologia do SESI, que proporcionou avaliações gratuitas e diversos procedimentos odontológicos para seus colaboradores.
Nas redes sociais, a diretoria da empresa pioneira no trabalho de exploração, beneficiamento e comercialização de material britado para a construção, gradeceu imensamente pela parceria que valoriza a saúde e o bem-estar da equipe.
---------------------------------------------------------------------
Amizade e trabalho
A amizade pode ser um sustentáculo para diversas parcerias profissionais. Em São Luís, são diversos os exemplos frutíferos. Mais recentemente, viu-se crescer e brotar a árvore plantada pelas amigas Gina Mondego e Anna Sousa, que uniram talento, disposição, simpatia e trabalho para criar a empresa ‘Ellas em Produção’.
O resultado tem sido bastante satisfatório, rendendo muitos elogios, o que dá para perceber que o projeto se solidificará. A dupla dinâmica já assinou algumas produções e o público aderiu, aplaudiu e pediu bis. Agora, aguardam-se as novidades.
DE RELANCE
Eleitor na internet
Estão mais transparentes as regras relativas à propaganda eleitoral no ambiente virtual. De início, a legislação assegura a livre manifestação de pensamento do eleitor na internet, a qual somente é passível de limitação quando ofender a honra ou a imagem de candidatos, partidos, federações ou coligações, ou divulgar fatos sabidamente inverídicos.
Eleitor na internet 2
A manifestação espontânea na internet em matéria político-eleitoral, mesmo que sob a forma de elogio ou crítica a candidato, partido político, federação ou coligação, não será considerada propaganda eleitoral, desde que não contenha ofensas ou veicule fatos sabidamente inverídicos com o propósito de macular a imagens de terceiros.
Faltam políticas de proteção às crianças
Faço coro com Rosane Oliveira quando diz que se quisermos evitar que amanhã ou depois outras crianças sejam assassinadas como Kerollyn, a menina de Guaíba encontrada morta em uma lixeira, precisamos discutir exaustivamente todos os furos no que deveria ser a rede de proteção às crianças. Não basta focar apenas na negligência do Conselho Tutelar de Guaíba ou sugerir que essa instituição seja extinta porque na maioria dos municípios virou “um cabide de emprego” ou uma “incubadora de cabos eleitorais”.
Faltam políticas de proteção às crianças…2
Não foi só o Conselho Tutelar que falhou. Fica fácil para os outros atores dessa rede furada jogarem a culpa apenas no despreparo das pessoas que ignoraram os sinais de que a menina corria risco de vida. Ou que compraram a versão da “mãezinha” de que a criança estaria em surto, e recomendaram que chamasse o Samu, uma semana antes da noite em que acabou sendo morta.
Faltam políticas de proteção às crianças...3
Como se diz que a queda de um avião é resultado de múltiplos erros, a morte de uma criança por um familiar é fruto de uma série de ações e omissões que precedem o crime. É preciso reconhecer que, na maioria dos municípios, faltam políticas de proteção às crianças ou elas existem no papel mas, na prática, são repletas de furos. Por isso, é importante que o tema da proteção à infância seja abordado nos debates e nas entrevistas com os candidatos a prefeito.
Faltam políticas de proteção às crianças...4
Rede de apoio começa pelo município, envolve os conselhos tutelares, mas tem um espectro mais amplo: envolve o Estado, em todas suas dimensões. Isso inclui o Executivo, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Poder Judiciário e até os tribunais de contas, que devem fiscalizar, por exemplo, a oferta de vagas na Educação Infantil. São incontáveis os relatos de denúncias de abuso, maus-tratos e negligência feitos aos conselhos tutelares que não têm qualquer consequência. Só quando morre uma criança é que se descobre que o crime poderia ter sido evitado.
Segundo o TCM, nada errado
Grande parte dos prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e ex-vereadores que compõe a lista – entregue pelo TCE ao TRE – com dezenas de nomes com contas rejeitadas esperneou, dizendo-se injustiçada. Mas autoridades do setor, dizem que não há vício algum no procedimento. Ele esclarece que o julgamento anual das contas municipais é um ato administrativo complexo.
Segundo o TCM, nada errado 2
Cabe ao TCE emitir parecer prévio opinativo e às câmaras municipais o julgamento definitivo.
– A simples inclusão do gestor na relação dos que têm contas reprovadas por parecer prévio do TCM não ocasiona a imediata inelegibilidade.
Os documentos, todavia, podem servir de base para o pedido de impugnação. Nesses casos, a Justiça Eleitoral é quem dá a palavra final.
Investir no agronegócio
O empresário Felipe Ribeiro sempre diz que da terra também brotam as melhores oportunidades de investimento, e que quem ainda não sabe disso está perdendo dinheiro.
Ele, que é proprietário da securitizadora maranhense RendMais, especializada em investimentos imobiliários e no agronegócio, afirma que investir no agronegócio, por exemplo, significa diversificar sua carteira de forma estratégica em um setor que apresenta potencial de crescimento contínuo e alta lucratividade.
É que o agronegócio brasileiro possui inúmeras vantagens competitivas, especialmente em relação aos avanços tecnológicos, como mecanização e melhorias no solo. Esses fatores tornam o setor mais rentável e menos arriscado em comparação com outros países.
Para escrever na pedra:
“Algo deve mudar para que tudo continue como está”. De Giuseppe Tomasi di Lampedusa.
TRIVIAL VARIADO
O partido do prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), acionou na Justiça Eleitoral o deputado federal Duarte Júnior, candidato do PSB, contra divulgação feita por ele a respeito do caso do “Caso do Milhão”. A informação foi confirmada pelo próprio socialista nas redes sociais.
Aliás, o entrevistado desta quinta-feira (15) na Rádio Mirante News foi o prefeito Eduardo Braide, candidato à reeleição.
Investimentos - Com destaque da renda fixa, brasileiros investiram R$ 7 trilhões no primeiro semestre deste ano, informa a Anbima.Llama 3.1
Meta anuncia novo modelo de IA para Instagram e WhatsApp, mas deixa Brasil fora do lançamento após restrições à coleta de dados.
Saiba quem disputa as eleições em São Luís.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.