(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: 90 anos de Rocilda Gomes

E mais: Campanha ‘Julho Verde’

PH

Atualizada em 09/07/2024 às 11h48
Rocilda Gomes Freitas abre a sua casa no Loteamento Eldorado (Araçagi), na tarde desta terça-feira, para comemorar, com um almoço em grande estilo, a partir das 13h, seus bem vividos 90 anos de idade
Rocilda Gomes Freitas abre a sua casa no Loteamento Eldorado (Araçagi), na tarde desta terça-feira, para comemorar, com um almoço em grande estilo, a partir das 13h, seus bem vividos 90 anos de idade

--------------------------------------------------------

Buche de Chevre premiado

Os empresários Nelson Nagem Frota e Chris ainda estão comemorando; o  Maranhão conquistou premiação no maior concurso de queijos das Américas.

Com um queijo produzido na Laticínios Eldorado no Município de Igarapé do Meio, o Maranhão foi destaque no Concurso Internacional da ExpoQueijo Brasil, realizado no último fim de semana em Minas Gerais.

O estado conquistou um troféu de Ouro no maior concurso de queijos das Américas.

Buche de Chevre premiado...2

O queijo maranhense Buche de Chevre produzido na região de Igarapé do Meio, área de pecuária e laticínios, detentora de um dos maiores rebanhos da região central do Maranhão e, consequentemente, um importante polo leiteiro do Maranhão, é fabricado através de uma coagulação lática ou ácida com tratamento, e foi premiado na categoria Leite de Cabra.

Um queijo amadurecido e apresentado no formato cilíndrico, com uma capa formada por fungos brancos, que protege um interior cremoso, cor de marfim, de sabor delicado e que derrete facilmente na hora do degustar. Uma iguaria premiada em um dos mais importantes eventos de gastronomia do país, o Maranhão se destacando cada vez mais no mercado brasileiro.

ACM Meeting

Hoje à noite, no Villa Reale Buffet, a Associação Comercial do Maranhão lança o projeto ACM Meeting com o tema “Segurança Pública e os Impactos nas Atividades Empresariais”.

Quem estará no evento como convidado especial é o coronel Silvio Carlos Mesquita, advogado, membro do Conselho Nacional de Segurança Pública e Defesa Social e ex-secretário de Segurança Pública do Maranhão.

Mesquita discutirá com a classe empresarial os impactos para os negócios acarretados pelo aumento da criminalidade e crescimento da violência e insegurança, que se reflete, por exemplo, em roubos de insumos e bens de empresas da capital e no estado, comprometendo também a integridade de consumidores e da sociedade.

ACM Meeting...2

De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, a proposta do evento vai além da necessidade da discussão em si.

“Pretendemos aproximar o empresariado de um especialista, que possa nos ajudar a vislumbrar rumos e soluções e, a partir daí, listar ações e sugestões para, numa interlocução entre os empresários e o Poder Público (com representantes do Judiciário, do sistema de segurança pública estadual – secretarias, Polícias Civil e Militar), propor e até cobrar soluções mais efetivas”.

A ideia é de que, com a presença de um especialista na área, todos possam compreender o tema e seus desdobramentos e internalizar a necessidade de se pôr em prática ações mais ostensivas para resolução dos problemas decorrentes do aumento da violência urbana, prejudiciais à atuação dos estabelecimentos comerciais, nos mais variados bairros da Capital”, argumentou o presidente da ACM.

Antagonismos franceses

O primeiro e o segundo turno da França foram antagônicos. Se na primeira votação a extrema-direita do partido Reagrupamento Nacional (RN), de Marine Le Pen, teve a maioria, a união de esforços de Emmanuel Macron e da esquerda fez com que a maioria das cadeiras ficasse com o partido Nova Frente Popular (NFP).

Nenhuma das correntes obteve a maioria absoluta de 289 representantes. O alcance seria importante, pois indicaria o primeiro-ministro. Jean-Luc Mélenchon, líder da NFP, proclamou que Macron deveria "formar um governo com a esquerda".

Jordan Bardella, líder do RN, reconheceu a derrota e não deslegitimou as urnas. Na França, a “república” e a “democracia” são grandes símbolos.

Agora, está nas mãos de Macron. Cabe a ele a escolha do novo primeiro-ministro, seja do seu partido ou da esquerda. E terá de dialogar, pois até 2027 ele está na presidência e precisa do apoio para continuar trabalhando para não ter mais antagonismos franceses.

A batalha é outra

Ok, Emmanuel Macron conseguiu barrar a chegada da extrema direita ao poder, o cordão sanitário funcionou.

Mas o inimigo, agora, é outro: o presidente francês terá de lidar com uma aliança de esquerda, que lhe foi útil, mas que irá começar, aos poucos, a beliscar postos.

O arco é amplo: a Nova Frente Popular abarca desde os radicais da França Insubmissa até o Partido Socialista, de centro-esquerda, passando pelos ambientalistas do Partido Ecologista.

-------------------------------------------------------------------

Quem andou circulando na cidade foi o empresário Aderaldo do Nascimento Neto, há algum tempo radicado em Itajai, em Santa Catarina. Há poucos dias, ele teve um encontro com o craque Ronaldinho Gaúcho
Quem andou circulando na cidade foi o empresário Aderaldo do Nascimento Neto, há algum tempo radicado em Itajai, em Santa Catarina. Há poucos dias, ele teve um encontro com o craque Ronaldinho Gaúcho

DE RELANCE

Lei Vini Jr.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, sancionou, segunda-feira (8/7), a Lei Vini Jr., que estabelece protocolo para interrupção de partidas esportivas no estado gaúcho em casos de racismo e homofobia.

A legislação foi votada um dia após condenações na Espanha por casos de preconceito racial contra o atleta brasileiro.

O projeto, de autoria da deputada estadual Luciana Genro (PSOL), foi aprovado em junho deste ano, com 44 votos favoráveis, e tramitava desde maio de 2023.

Lei Vini Jr...2

A lei será válida em qualquer praça esportiva no Rio Grande do Sul. No texto da legislação, a conduta em casos de racismo deverá ser conduzida pelo árbitro, que deverá paralisar a partida até que a situação seja controlada.

Em caso de persistência do problema, o jogo deverá ser interrompido por 10 minutos e os atletas devem se retirar de campo.

Por fim, na letra da lei, caso o responsável pela arbitragem da partida perceba que a situação não foi resolvida, o jogo deve ser encerrado definitivamente.

Ainda de acordo com orientação do texto, se o ato discriminatório ocorrer previamente ao início da disputa, o árbitro pode cancelar a partida.

Segundo o Observatório de Discriminação Racial no Futebol, o Rio Grande do Sul já registrou 20 denúncias de racismo em partidas no estado gaúcho.

Festival Zabumbada

O festival Zabumbada será realizado nesta sexta-feira (12) e sábado (13), a partir das 18h, na Praça das Mercês, em frente ao Convento das Mercês.

Antes da etapa cultural, o evento realiza mais uma ação formativa: o workshop sobre direção de palco e produção técnica, com Jucks Lima, um dos maiores profissionais de bakstage do Brasil.

O workshop será realizado na quinta-feira (11), das 9h às 13h, na Escola de Governo do Maranhão, na Rua da Estrela, na Praia Grande.

O curso abordará as questões técnicas e logísticas para direção de um evento, como as etapas que envolvem desde a montagem até o momento dos shows e o pós-evento. As inscrições serão realizadas no local, no dia do evento (11), a partir das 8h30.

Festival Zabumbada...2

Jucks Lima é guitarrista e atua como carta coringa nas equipes técnicas que integra, com vasta experiência em P.A (Public Amplification) e monitor, direção de palco, roadie, produção técnica, gravação, som direto e pós-produção.

Com passagens por grandes festivais como Rock in Rio, Breve, Sarará, Rock The Mountain e Psica, ele também trabalhou com artistas renomados como Ludmilla, Urias, Liniker e Luedji Luna.

Expo Índia

Mais uma feira itinerante chegou ao Golden Shopping Calhau. Até 18 de agosto, o empreendimento sedia a “Expo Índia e Países Convidados”, na Praça de Eventos 2.

Com 16 estandes, a “Expo Índia e Países Convidados” é um ambiente perfeito para os visitantes despertarem todos os seus sentidos, pois ela encanta com suas cores, aromas e sabores expondo produtos de várias nacionalidades como Turquia, Equador, Grécia, Bélgica, Paquistão, entre outras localidades.

A grande variedade de itens inclui desde acessórios e vestuário, como pashminase bolsas, passando por semijoias, produtos de decoração para casa, como almofadas, incensos, tapetes e estátuas.

Além de moda, a Feira tem estande com delícias da gastronomia brasileira, entre queijos, salames e doces tacho de ouro. A “Expo Índia e Países Convidados” funciona nos mesmos horários do shopping.

‘Locke e o Direito Natural’

Vem aí o lançamento de ‘Locke e o Direito Natural’, de Norberto Bobbio, um dos mais renomados jusfilósofos do século 20. Ao todo, seis obras do autor foram publicadas pela casa editorial desde 2003.

Norberto Bobbio, conhecido por suas contribuições à filosofia política e aos direitos humanos, revisita as ideias de John Locke e explora a tessitura conceitual das teorias jusnaturalistas modernas, além de enriquecer o entendimento sobre as origens do direito natural e a sua influência no pensamento político.

Segundo o autor, Locke argumenta que todos os indivíduos têm direitos inalienáveis à vida, liberdade e propriedade, que existem independentemente das leis humanas. Para ele, o governo deve ser formado por consentimento dos governados e sua principal função é proteger esses direitos naturais. Se falhar em protegê-los ou agir de forma opressiva, os cidadãos podem resistir e estabelecer um novo mandatário.

Antídoto

Produtores de arroz do Rio Grande do Sul tentaram impedir a importação, pelo Governo Federal, de 263 mil toneladas do grão.

Argumentam que a safra colhida poderia abastecer o mercado interno, enquanto o preço do quilo já era vendido a R$ 8 nos supermercados, devido ao temor, baseado em ‘fake news’, de desabastecimento.

Com o arroz importado, o consumidor vai pagar apenas R$ 4 pelo quilo. É o antídoto para a ganância que visa lucrar até com a tragédia.

Dinheiro a rodo

É comentário geral que, após gastar uma imensa fortuna na última campanha, um deputado maranhense estaria desfilando de helicóptero com sacolas de dinheiro pelo interior do Estado.

Quando ele pousa, os candidatos que o apoiam vêm logo pra cima, vestidos de blazer com bolsos folgados e malas na mão.

Comenta-se, ainda, que tem gente do grupo dele que se pergunta de onde saiu tanto dinheiro, já que o homem não para de comprar imóveis em São Luís.

-------------------------------------------------------------------

Apoio institucional

O procurador-geral de justiça, Danilo de Castro, recebeu, na manhã desta segunda-feira, 8, a visita de integrantes do Conselho Estadual de Educação (CEE/MA) que foram pedir ao Ministério Público do Maranhão o apoio institucional para ações de combate à emissão de certificados escolares falsos e funcionamento de escolas irregulares.

“Queremos combater cada vez mais a venda de certificados e a existência de escolas irregulares. O Conselho Estadual luta contra isso. Vamos reunir todas as instituições que atuam no combate às fraudes para que a gente garanta o direito à educação”, afirmou o presidente do CEE/MA, Geraldo Castro Sobrinho.

Danilo de Castro agradeceu aos integrantes do CEE/MA pelo diálogo estabelecido no início de sua gestão e destacou que o Ministério Público sempre vai apoiar iniciativas para garantir transparência e evitar falsificações na área educacional.

“Temos que atacar esse problema da fraude em várias frentes. Essas pessoas precisam ser processadas e condenadas” – pontuou.

O procurador-geral de Justiça, Danilo de Castro reunido com o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Ednarg Fernandes Marques, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Fábio Henrique Meirelles, a vice-presidente do CEE/MA, Mari-Silva Maia; a presidente da Câmara de Educação Básica, Adriana Cabral Marques; e os conselheiros Roberto Mauro Gurgel e Elizabeth Gomes Braga
O procurador-geral de Justiça, Danilo de Castro reunido com o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais (Secinst), Ednarg Fernandes Marques, o diretor da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), Fábio Henrique Meirelles, a vice-presidente do CEE/MA, Mari-Silva Maia; a presidente da Câmara de Educação Básica, Adriana Cabral Marques; e os conselheiros Roberto Mauro Gurgel e Elizabeth Gomes Braga

-------------------------------------------------------------------

Vale Tudo

A Rede Globo já está em fase de escalação do elenco do remake de Vale Tudo, um das mais bem elaboradas tramas da emissora e uma campeã de audiência. Clássico da dramaturgia nacional, a novela de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères ganhará uma nova versão em 2025, no horário das nove, em comemoração aos 60 anos da emissora.

O folhetim, adaptado por Manuela Dias, ganhou uma previsão de estreia: 31 de março do ano que vem. Além disso, as expectativas são de que a trama possua em torno de pouco mais de 170 capítulos.

Vale Tudo...2

Curiosamente, a versão original de Vale Tudo, produzida e exibida entre 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989, teve cerca de 204 capítulos. Ou seja, a diminuição deste número também pode ser uma forma da emissora em evitar tornar a trama cansativa para o público.

A novela nunca foi esquecida por quem assistiu. Trata-se de um dos melhores e mais marcantes textos da teledramaturgia brasileira, com diálogos de impressionar, a exemplo dos emblemáticos diálogos entre as personagens Maria de Fátima e Raquel, filha e mãe.

O folhetim também ficou marcado pelo mistério em torno de quem teria matado a vilã Odete Almeida Roitman.

Consulta pública

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão aprovou a realização de consulta pública durante o primeiro turno das eleições 2024 para adoção ou não de passe livre estudantil em São Luís, capital do estado.

A consulta é para saber a opinião da população ludovicense sobre a gratuidade nos ônibus a estudantes dos ensinos fundamental, médio, técnico, profissionalizante, de cursos pré-vestibulares, superior, educação de jovens e adultos, de faculdades teológicas e seminários, ou seja, das pessoas que estejam devidamente matriculadas e frequentando uma instituição de ensino com sede em São Luís.

-------------------------------------------------------------------

Campanha ‘Julho Verde’

O mês das férias é todo voltado à campanha ‘Julho Verde’, de alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, que no Brasil acomete entre 35 mil a 40 mil pessoas por ano.

Em São Luís, o Instituto de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, no Renascença, tem programação voltada para a temática.

No registro, as médicas Fabiane Castro e Livia Souza, cirurgiãs cabeça e pescoço, que compõem a equipe engajada na campanha.

Elas alertam para o fato de que a doença está atrelada a fatores como tabagismo e consumo exagerado de álcool.

As médicas Fabiane Castro e Livia Souza, cirurgiãs de cabeça e pescoço
As médicas Fabiane Castro e Livia Souza, cirurgiãs de cabeça e pescoço

Para escrever na pedra:

“Semeie o bem, a paz e alegria. Regue com muito amor e veja um mundo melhor nascer”.

 TRIVIAL VARIADO

O valor da gasolina no Maranhão é uma verdadeira roleta russa. Ora fica mais caro e pesa no bolso do cidadão, ora tem uma redução ínfima, de 4%, que apenas maquia o verdadeiro “ouro” que é o preço do combustível. E os postos de combustíveis só lucrando em cima dos maranhenses.

Com a aprovação, pelo Senado, do Projeto de Lei Complementar conhecido como Marco Temporal das Seguradoras, as mesmas já estão com a pulga atrás da orelha, pois ficariam proibidas de cancelar unilateralmente os contratos.

No capítulo: a prática estava sendo comum, só que o cerco já se aperta para tais empresas que só pensam no lucro.

Câmbio - moeda norte-americana ronda a estabilidade, cotada a R$ 5,46. Mercado prevê recuo para R$ 5,20 até o final de 2024.

Operações Pix bate recorde com 224,2 milhões de transações em 24h. Valores também superam marca anterior, atingindo R$ 119,4 bilhões.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.