Lançamento

"Ainda" reúne poemas inéditos de Celso Borges; obra será lançada no sábado

Livro será lançado no Cinema Sesc Deodoro. O poeta e jornalista morreu em 2023 após uma luta contra o câncer.

Na Mira

"Ainda" reúne poemas inéditos de Celso Borges.
"Ainda" reúne poemas inéditos de Celso Borges. (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

SÃO LUÍS - "Ainda", livro escrito por Celso Borges, será lançado no próximo sábado (18), no Cinema Sesc Deodoro, no Centro da capital maranhense. A obra reúne poemas inéditos do poeta, jornalista e letrista, que morreu aos 63 anos, em 2023, após lutar contra um câncer.

O evento também contará com a exibição do filme “O futuro tem o coração antigo”, de Beto Matuck e Celso Borges, a coreografia “O futuro tem o coração antigo”, sobre a música de Celso Borges e Ivandro Coêlho, com a bailarina Tereza Borges, e a conferência “Celso Borges: uma emergência de passados e futuros para o presente”, com o professor Manoel Ricardo de Lima.

Após as atividades, o Sarau Maio 65 será realizado a partir das 18h, no Sebo Chico Discos, no Centro de São Luís. O livro "Ainda" estará à venda no local.  

O novo título da editora Morula faz parte da coleção "diabo na aula". "Em abril de 2023 perdemos o “Celsin”, “lobisomem-juvenil”, amor de tantas vidas. Antes, entre a casa e o hospital, nos escreveu exatamente este ainda, com cheiro de morte, mas com sua força vibrante de vida, alegria e esperança contra esse mundo ruim: o poeta raro, raríssimo, que ele é", diz a descrição do livro no site da editora.

Trajetória

Celso Borges tem 11 livros publicados, entre eles "NRA" (1996), "XXI" (2000), "Música" (2006), "Belle Époque" (2010) e "O futuro tem o coração antigo" (2013). Tem músicas compostas com Zeca Baleiro, Chico César, Assis Medeiros, Nosly, Criolina, entre outros artistas.

A partir de 2005 desenvolveu projetos de poesia no palco: Poesia Dub, com Otávio Rodrigues; A Posição da Poesia é Oposição, com Christian Portela e Luiz Claudio Farias; e Sarau Cerol, com Beto Ehong. Tem poemas publicados em revistas de literatura, entre elas Coyote, Oroboro, Acrobata e Poesia Sempre.

Celso Borges foi curador da Feira do Livro de São Luís do Maranhão (FeliS) em 2013 e 2014.

Passagem pelo Grupo Mirante

Celso Borges foi um dos fundadores da Mirante FM e criou um novo formato na rádio, valorizando as tendências musicais do mundo com os novos nomes da música do Maranhão. Celso foi também o primeiro o primeiro diretor de jornalismo da TV Mirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.