(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH Revista: Festa de Rocilda Freitas

E mais: “Betânia” na Ásia

PH

Atualizada em 13/07/2024 às 11h43
EM DESTAQUE na edição deste fim de semana, a bela Lara Branco, na festa de comemoração dos 90 anos de sua avó Rocilda Freitas, realizada no dia 9 de julho
EM DESTAQUE na edição deste fim de semana, a bela Lara Branco, na festa de comemoração dos 90 anos de sua avó Rocilda Freitas, realizada no dia 9 de julho

----------------------------------------------------------------------------------

CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA

----------------------------------------------------------------------------------

Hora de abrir nossas almas

Gosto de uma frase. Já a escrevi sei lá quantas vezes. Tenho nos meus sapatos o pó de mil caminhos. Neles, aprendi com os aparentemente condenados, a receita da poção maravilhosa chamada esperança.

Ironicamente, com quantos se julgavam donos e senhores das horas presentes e futuras, vivi o desespero de quem se vê surpreendido pelo inevitável.

Agora, já sabes por que te chamo irmão. A razão pela qual te quero no batalhão dos verdadeiramente sãos.

Hora de abrir nossas almas...2

Quando o espírito não é doente, o mal fica longe. Porém, se enfermo é o espírito, e se debate na escuridão procurando as soluções reservadas hoje, amanhã e sempre ao conhecimento do Senhor, o mal se agiganta e nos vence.

Quero a tua mão e dou-te a minha. Hora de abrir nossas almas. De agradecer o milagre da vida. Reservar ao Único Pastor a decisão sobre o minuto final.

Surpreender-te-ás. Ele te soará distante. Muito distante.

E serás feliz como Deus quer.

 Inversão democrática

A França comemora a vitória da coalizão de esquerda. Li e ouvi pouco sobre as propostas desse bloco, mas muito sobre o motivo da festa e do alívio nas ruas de Paris: a derrota da extrema direita.

Já faz tempo que a democracia vem deixando de ser o “regime da maioria” para se transformar no “regime pelo qual eu derroto o inimigo”.

Talvez porque as grandes bandeiras que uniam multidões prometeram mais do que entregaram.

 Inversão democrática...2

Globalização e liberalização dos costumes, da forma como foram percebidas, não resolveram problemas fundamentais, como pobreza extrema, fanatismo religioso e choques culturais.

Quando Javier Milei grita “Viva la libertad, carajo!”, faltam dois asteriscos, que deveriam remeter a explicações mais aprofundadas. O primeiro seria uma definição de liberdade. O segundo responderia a uma pergunta: “liberdade para quê?”.

Não me refiro especificamente a Milei, mas, cada vez mais, pessoas e grupos antidemocráticos usam a democracia contra ela mesma.

 Blue Tree entre os melhores

O Blue Tree São Luís Hotel está entre os melhores resorts do Brasil no Prêmio Melhores Destinos 2023/2024.

Esse é o segundo ano que o hotel maranhense configura entre os melhores, consolidando-se como uma referência no setor hoteleiro nacional.

O prêmio está em sua sexta edição e tem por objetivo divulgar os melhores do turismo no Brasil. Foram mais de 200 resorts avaliados por mais de 26 mil pessoas, mas apenas os que alcançaram a nota superior a sete entraram na seleta lista de melhores locais para se hospedar. Foram avaliados os quesitos gastronomia, conforto, estrutura e lazer. 

 Blue Tree entre os melhores...2

O Blue Tree São Luís, que é dirigido com entusiasmo e competência pela sócia e empresária Jacira Haickel, se destacou pelo alto nível de atendimento e satisfação proporcionado aos hóspedes e leitores do site Melhores Destinos, que foi criado em 2008, e é um dos mais acessados no seu segmento.

A premiação serve como um guia confiável para os viajantes que buscam as melhores experiências em hospedagem e destinos turísticos em todo o país.

 “Betânia” na Ásia

Longa maranhense de Marcelo Botta teve sua estreia na Berlinale e passagens por Toulouse e Guadalajara. Agora, compete no Malaysia International Film Festival.

Explico: no mês de julho, Betânia terá sua estreia asiática em Kuala Lumpur, no MIFFest, festival da Malásia que chega em sua sétima edição despontando como uma importante porta de entrada para o mercado cinematográfico da Ásia.

O evento acontece de 21 a 28 de julho de 2024.

 “Betânia” na Ásia...2

O longa, escrito e dirigido por Marcelo Botta, teve sua première mundial aplaudida de pé por 800 pessoas no 74º Festival de Berlim e ainda participou de competitivas no 36º Cinélatino de Toulouse (França) e no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara (México), entre outros festivais.

O filme compete em nove categorias: melhor filme (Salvatore Filmes), melhor roteiro (Marcelo Botta), melhor fotografia (Bruno Graziano), melhor atriz (Diana Mattos por Betânia), Melhores atrizes coadjuvantes (Michelle Cabral como Irineusa e Rosa Ewerton Jara como Jucélia), melhor ator coadjuvante (Tião Carvalho como Ribamar), além do prêmio do público e do prêmio New Hope, voltado para filmes que trazem alguma esperança para a humanidade em tempos de crise climática.

 72 anos de casados

No dia 12 de julho de 1952 casavam-se na Catedral Metropolitana de São Luís – hoje a bicentenária Igreja da Sé – a bela jovem Marly de Pádua Macieira e o jovem advogado e escritor José de Ribamar de Araújo Costa, que logo adotaria o nome definitivo de José Sarney em homenagem ao seu pai.

Há 72 anos, portanto, começou essa longa história de amor que dura até hoje. Ele com 94 anos de idade e ela, com 92.

A comemoração foi com um jantar que reuniu só a família e alguns amigos.

 

Reencontro de amigos: Luciano Gomes com Antonio Carlos Mendonça e seu filho André Mendonça
Reencontro de amigos: Luciano Gomes com Antonio Carlos Mendonça e seu filho André Mendonça

Em busca da Justiça internacional

Familiares das vítimas da Kiss se juntaram a parentes que perderam seus entes queridos em outros quatro grandes desastres brasileiros para pedir por Justiça na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Junto a sobreviventes e parentes dos rompimentos das barragens da Vale, em Brumadinho (2019), da Vale e da BHP, em Mariana (2015), do afundamento do solo causado pela Braskem em Maceió (2018) e do incêndio no alojamento do Ninho do Urubu, do Flamengo, no RJ (2019), o grupo espera que a comissão renove a urgência de o Estado brasileiro tornar efetiva a fiscalização das atividades empresariais e comerciais no país para evitar novas tragédias, e do seu dever de processar e punir os responsáveis. Juntas, as tragédias mataram 544 pessoas.

– É uma oportunidade única de levar ao conhecimento desse órgão internacional as graves violações de direitos humanos que ocorreram nesses cinco casos que marcaram a história recente do Brasil – diz Tâmara Biolo Soares, advogada e representante das vítimas na comissão da OEA.

Um novo Biden na corrida eleitoral

Joe Biden pareceu ser outra pessoa ao discursar na terça-feira no aniversário de 75 anos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Diferente daquele Biden vacilante, abatido, com problemas na fala e até de raciocínio no primeiro debate presidencial no dia 27 do mês passado, agora o americano se mostrou vívido, enérgico, com voz firme e capaz até mesmo de criar esperanças aos democratas.

Depois de ter rejeitado em várias ocasiões a possibilidade de abandonar a corrida presidencial, ele deve até este final da semana cumprir uma agenda extensa na tentativa de convencer os doadores e eleitores de que está firme e forte para enfrentar Donald Trump.

Quarta-feira, ele esteve em um evento com sindicalistas em Washington e quinta-feira participou de uma entrevista coletiva na Casa Branca. Sexta-feira, foi a Detroit, no Michigan, um dos campos de batalha que costumam ajudar a decidir a eleição.

Um fato não se nega: Biden tem 81 anos e, caso vença, terminará o mandato com 86 anos.

O grande cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro andou revendo os pagos natais para comemorar os 101 anos de “Sr” Tonico, seu pai. No restaurante Cabana do Sol, reencontrou este Repórter PH, seu fã e admirador
O grande cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro andou revendo os pagos natais para comemorar os 101 anos de “Sr” Tonico, seu pai. No restaurante Cabana do Sol, reencontrou este Repórter PH, seu fã e admirador

DE RELANCE

Cidadão maranhense

A sessão solene na Assembleia Legislativa do Estado, conduzida pela presidente da Casa, deputada Iracema Vale, plenário lotado de autoridades, amigos e familiares, inclusive do estado do Piauí, onde o homenageado nasceu, além de agentes das forças de segurança, Maurício Ribeiro Martins, atual secretário da Segurança Pública, recebeu o Título de Cidadão Maranhense.

A honraria, proposta pelo deputado Roberto Costa e aprovada de forma unânime pelo parlamento, reconhece não apenas a trajetória pública de Maurício Martins, mas também sua profunda conexão com a cultura e os valores que fazem do Maranhão seu verdadeiro lar.

Durante seu discurso carregado de emoção, o secretário da Segurança Pública disse que o título vem para coroar um sentimento que ele já nutria.

“No meu coração, eu já havia me tornado maranhense. Portanto, representa muito este título, que me reconhece como Cidadão Maranhense”, destacou. “Se antes eu já trabalhava muito, tenham a certeza de que me empenharei para contribuir ainda mais com a segurança pública e a qualidade de vida da população maranhense”.

Maurício Martins entre os deputados Iracema Vale e Roberto Costa
Maurício Martins entre os deputados Iracema Vale e Roberto Costa

Cidadão maranhense...2

A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Iracema Vale, conduziu a solenidade e enfatizou sua admiração pelo homenageado.

Maurício Martins tem 52 anos, é bacharel em Direito e delegado de Polícia.

O Título de 'Cidadão Maranhense' é uma honraria destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Maranhão.

A aprovação unânime na Assembleia Legislativa do Maranhão reflete o apreço e respeito que Maurício Ribeiro Martins conquistou ao longo de sua carreira.

Maurício Martins reunido com a família após receber o título de Cidadão Maranhense
Maurício Martins reunido com a família após receber o título de Cidadão Maranhense

 Para escrever na pedra:

“Somos nossa memória, somos esse quimérico museu de formas inconstantes, esse montão de espelhos rompidos”. De Jorge Luis Borges

TRIVIAL VARIADO

 “Hoje no Brasil, um ministro pode ficar até 40 anos.” Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, voltou a defender a imposição de um mandato para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e reforçou que países como Portugal e Itália já adotam a regra.

 “Dia do Riso” - A cidade japonesa de Yamagata aprovou lei para incentivar os cidadãos a rir pelo menos uma vez por dia pelos benefícios à saúde.

Na Bahia, onde reside, o maranhense Gabriel Mendes de Carvalho comemora hoje mais um aniversário.

Maria Eduarda Andrade e Rafael já decidiram: vão casar no dia 8 de dezembro e estão pedindo aos amigos para reservarem a data.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.