(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Carta de Franz Kafka

E mais: Sofia na Copa Nordeste

PH

Atualizada em 15/05/2024 às 01h45
Com gestual e maquiagem inspirados no expressionismo alemão, vestido em um terno preto, o ator maranhense Dionísio Neto limpou o máximo de artifícios teatrais para compor o espetáculo
Com gestual e maquiagem inspirados no expressionismo alemão, vestido em um terno preto, o ator maranhense Dionísio Neto limpou o máximo de artifícios teatrais para compor o espetáculo

Carta de Franz Kafka

Carta ao Pai, de Franz Kafka, ganha encenação no Reag Belas Artes, em São Paulo, pelo ator e diretor maranhense Dionisio Neto.

Espetáculo de auto expressão marca o centenário de morte do escritor tcheco

Nos dias 7 e 8 de  junho, a programação de teatro do Reag  Belas Artes, que acaba de se tornar um centro cultural, traz a encenação de Carta ao Pai, de Franz Kafka, pela Companhia Satélite do Amor.

Solo teatral de auto expressão concebido, dirigido e interpretado por Dionisio Neto, o espetáculo mergulha nas profundezas da psique kafkiana, trazendo à vida a angústia e a complexidade das relações familiares por meio de uma interpretação magistral.

A escolha de Carta ao pai é especialmente significativa, pois marca o centenário de morte de Kafka, em 3 de junho de 1924.

Carta de Franz Kafka…2

Com grande sucesso de público e crítica desde 2016, Carta ao Pai, apresenta a visão de Dionísio Neto do clássico kafkiano, escrito durante dez dias em que o autor tcheco ficou internado em um quarto da pensão Studl, sanatório de Kierling, nos arredores de Viena, entre 10 e 20 de novembro de 1919. A carta jamais chegou a ser lida pelo seu pai Hermann Kafka.

Adaptado de várias traduções, dirigido e produzido pelo próprio ator, o espetáculo trás Dionisio interpretando o pai Hermman Kafka e seu filho Franz, ao estilo do ator americano Spalding Grey – atrás de uma mesa, iluminado por velas diferenciando-os através das diferentes tonalidades da sua voz.

Carta de Franz Kafka…3

Com gestual e maquiagem inspirados no expressionismo alemão, vestido em um terno preto, o ator limpou o máximo de artifícios teatrais para compor o espetáculo.

Nesta temporada, há utilização de recursos técnicos como o som constante de uma tempestade de gelo, fumaça, apenas uma mesa, uma cadeira, um castiçal judaico de sete velas (Menorah), um copo com água, uma Torah, uma maçã, uma caneta, um ator, os papéis da carta e a potência da literatura kafkiana.

Um fio vermelho sobre a mesa, inspirado na Cabala paira sobre o ator. Pouquíssimos gestos buscam o essencial e o que há de teatral no clássico texto de Kafka.

Dionisio veste um terno preto confeccionado por um estilista judeu, com camisa de smoking branca e gravata preta por baixo de um roupão cor de vinho. Quando ele vira definitivamente o pai, usa um chapéu e cachimbo.

O espetáculo propõe a leveza da vida e aproxima pais e filhos, causando emoção, reflexão e reconciliação entre eles.

Carta de Franz Kafka…4

Sinopse: em um sanatório, internado com tuberculose no auge do inverno, o oprimido e doente autor judeu Franz Kafka (Dionisio Neto) escreve uma carta para seu pai, o opressor comerciante Hermann Kafka, em que fala do seu medo da figura paterna e da sua relação com ele em um acerto de contas de anos.

A carta presta contas sobre seu passado tirano e propõe soluções para o convívio pacífico entre os dois.

Por interferência de sua mãe, a carta nunca foi entregue ao seu destinatário.

O espetáculo propõe uma reflexão sobre a relação entre pais e filhos, opressores e oprimidos e fala da leveza da vida através de um viés sombrio, ao estilo do autor. Dionisio vive o pai e o filho.

Carta de Franz Kafka…5

Dionísio Neto assina a adaptação, direção, figurinos, cenografia, trilha e produção do espetáculo.

O artista, nascido em São Luís no dia 29 de dezembro de 1971 é autor, ator, diretor, roteirista, poeta, figurinista, compositor, cantor, iluminador, empresário, professor, palestrante e produtor.

Dionísio Neto é filho do saudoso vereador Raimundo Assub, grande amigo deste Repórter PH, com quem dividiu momentos de boêmia, em sua juventude, nesta Capital.

 Sofia na Copa Nordeste

A nadadora maranhense Sofia Duailibe está confirmada na Copa Nordeste - Troféu Sergio Silva, que será realizada entre quinta-feira (16) e sábado (18), na cidade de Fortaleza.

Sofia, que é atleta da DM Aquatic e conta com os patrocínios do governo do Estado e do Centro Elétrico, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, vai disputar medalhas em cinco provas: 200m costas, 200m livre, 400m livre, 800m livre e 1500m livre.

A atleta volta a participar de uma competição em piscina um mês após o excelente desempenho no Troféu João Victor Caldas, em São Luís.

No evento estadual, a atleta da DM Aquatic conquistou três medalhas de ouro, com vitórias nas provas dos 100m livre, 100m costas e 200m livre.

Sofia Duailibe é uma das revelações da natação no Maranhão
Sofia Duailibe é uma das revelações da natação no Maranhão

Sofia na Copa Nordeste...2

Em meio aos torneios nas piscinas, Sofia Duailibe também está colecionando vitórias emblemáticas no cenário nacional das águas abertas.

No início de maio, a nadadora maranhense disputou a prova dos 2,5km da Copa Brasil, em Itajaí-SC, e subiu duas vezes ao pódio, conquistando a medalha de ouro na categoria Infantil 2 Feminino e ficando com a medalha de bronze na categoria Geral Feminino.

Antes de brilhar em Itajaí, Sofia se destacou em outras etapas da Copa Brasil e do Campeonato Brasileiro de Águas Abertas. No fim de março, ela foi campeã da categoria Infantil 2 e garantiu o vice-campeonato Geral Feminino na prova de 2,5km da segunda etapa da Copa Brasil, realizada em Maceió.

Além disso, a atleta da DM Aquatic faturou o primeiro lugar da categoria Infantil 2 na disputa dos 5km da primeira etapa do Brasileiro.

DE RELANCE

A Festança chegando

Já estamos na reta final de produção da Festança de Maio em Noite de Gala, que será realizada no Palazzo Eventos na noite de 29 de maio, uma quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi.

Tudo indica que será o maior, mais charmoso e elegante evento social desta temporada no Maranhão.

O baile deste ano, será mais descontraído e terá um toque de cultura popular com a apresentação do mega espetáculo inspirado na lendária “Festança Boi da Lua”, destacando a beleza das brincadeiras de bumba-meu-boi nesse período em São Luís.

Como a Festança de Maio em Noite de Gala será realizada no mês de maio, aproveitarei também para comemorar minha nova idade que transcorre no próximo dia 19.

A Festança chegando... 2

Voltamos a repetir: a Festança de Maio em Noite de Gala não será uma festa caipira, mas um baile com o mesmo charme de outros eventos do gênero realizados nesse período pela Coluna PH e o PH Revista.

A exemplo do que acontece nos icônicos bailes da Vogue, em São Paulo, a produção está sugerindo às mulheres que usem e abusem da criatividade acrescentando ao look com suas roupas de gala, adereços das brincadeiras de bumba-meu-boi.

Os homens que não quiserem entrar no clima, estarão bem vestidos usando camisa social preta (de manga comprida), ou blazer preto ou azul marinho.

A Festança chegando...3

Os convites para a Festança de Maio em Noite de Gala continuam sendo feitos, por telefone, pela organizadora de nossa lista de convidados, Teresa Martins, que a partir de hoje vai enviar para os convidados um video sobre nossa proposta para a noite de 29 de maio no Palazzo Eventos.

Vale destacar que as confirmações de nomes badalados de nossa sociedade já estão avançadas, sinalizando que esse evento será mais um grande sucesso com a marca desta coluna.

Aliás, estamos pedindo para que as confirmações de presença sejam feitas o mais breve possível, para que possamos tocar o projeto e realizarmos uma festa inesquecível.

Como inesquecíveis serão as surpresas num ambiente decorado com bom gosto e criatividade pela designer Cintia Klamt Motta.

A bela índia do Bumba-Meu-Boi da Cidade Operária é modelo para quem quiser se inspirer no look para a Festança de Maio, dia 29, no Palazzo Eventos
A bela índia do Bumba-Meu-Boi da Cidade Operária é modelo para quem quiser se inspirer no look para a Festança de Maio, dia 29, no Palazzo Eventos

Para escrever na pedra:

“Eu queria fazer um livro não da vida como ela é, mas como eu queria que ela fosse”. Do escritor gaucho Érico Veríssimo.

TRIVIAL VARIADO

É hoje, no Calhau, o evento Design, living e Talk, a partir das 18h30, com Tiago Zanotto, designer de produto de formação, especializado em Mkt e gestão de negócios diretamente do Rio Grande do Sul.

O evento será realizado na loja 77 Boulevard (Avenida Avicênia, número 10, Calhau), que é referência em mobiliário brasileiro e italiano para áreas internas e externas.

Na noite de ontem, Simone e Paulo André Santiago foram vistos com Tiago Zanotto saboreando os deliciosos quitutes da Cabana do Sol.

O artista visual e ilustrador Waldeir Brito abre para visitação gratuita a partir desta quarta-feira, a exposição “Imaginando a Encantaria”, na Sala Sesc de Exposições.

Também hoje acontece bate-papo com o artista, a partir das 16h, onde Waldeir compartilhará o processo criativo que resultou num extraordinário retrato da cultura maranhense através de técnicas que lembram o trabalho de grandes nomes da ilustração.

Em tempo: a exposição explora a narrativa visual como ponto chave para abordar elementos próprios da cultura popular maranhense. E ficará aberta a visitação até o dia 19 de julho.

O jornalista Evandro Júnior está em Belo Horizonte participando de um tour promovido pela Vale com profissionais da imprensa.

 

 

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.