(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Festança está chegando

E mais: São João 2024 vem com tudo em São Luís

PH

Dona de um dos rostos mais bonitos da cidade, Teresa Rocha é sempre uma presença marcante nos salões elegantes de São Luís
Dona de um dos rostos mais bonitos da cidade, Teresa Rocha é sempre uma presença marcante nos salões elegantes de São Luís

---------------------------------------------------------------

A Festança chegando

Já estamos na reta final de produção da Festança de Maio em Noite de Gala, que será realizada no Palazzo Eventos na noite de 29 de maio, uma quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi.

Tudo indica que será o maior, mais charmoso e elegante evento social desta temporada no Maranhão.

O baile deste ano, será mais descontraído e terá um toque de cultura popular com a apresentação do mega espetáculo inspirado na lendária “Festança Boi da Lua”, destacando a beleza das brincadeiras de bumba-meu-boi nesse período em São Luís.

Como a Festança de Maio em Noite de Gala será realizada no mês de maio, aproveitarei também para comemorar minha nova idade que transcorre no próximo dia 19.

A Festança chegando... 2

Voltamos a repetir: a Festança de Maio em Noite de Gala não será uma festa caipira, mas um baile com o mesmo charme de outros eventos do gênero realizados nesse período pela Coluna PH e o PH Revista.

A exemplo do que acontece nos icônicos bailes da Vogue, em São Paulo, a produção está sugerindo às mulheres que usem e abusem da criatividade acrescentando ao look com suas roupas de gala, adereços das brincadeiras de bumba-meu-boi.

Os homens que não quiserem entrar no clima, estarão bem vestidos usando camisa social preta (de manga comprida), ou blazer preto ou azul marinho.

A Festança chegando...3

Os convites para a Festança de Maio em Noite de Gala continuam sendo feitos, por telefone, pela organizadora de nossa lista de convidados, Teresa Martins.

E as confirmações de nomes badalados de nossa sociedade já estão avançadas, sinalizando que esse evento será mais um grande sucesso com a marca desta coluna.

Aliás, estamos pedindo para que as confirmações de presença sejam feitas o mais breve possível, para que possamos tocar o projeto e realizarmos uma festa inesquecível.

Como inesquecíveis serão as surpresas num ambiente decorado com bom gosto e criatividade pela designer Cintia Klamt Motta.

Queixa-crime

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, decidiu pedir vista de uma ação do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, contra o deputado federal André Janones (Avante-MG) pelos crimes de injúria e calúnia.

Bolsonaro apresentou queixa-crime pelo fato de Janones ter se referido ao ex-presidente como “ladrãozinho de jóias” e tê-lo responsabilizado pelas mortes durante a pandemia da Covid-19 no Brasil.

DE RELANCE

Proibição aos Médicos

Causou rebuliço no meio medico do Pará, na última sexta-feira (10), a publicação, no Diário Oficial daquele Estado, da Lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, que dispõe sobre a proibição aos médicos de praticar tratamento diferenciado entre pacientes particulares e os atendidos por planos de saúde no que se refere aos prazos de marcações de consultas, exames e outros procedimentos.

Essa é uma prática frequente nos consultórios médicos e clínicas particulares.

A lei não se aplica apenas aos casos de urgência e emergência e aos pacientes para os quais deve se conferir atendimento prioritário, conforme definido em outras legislações.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Pará (CRM) emitiu nota informando que, na condição de órgão fiscalizador e normatizador da atividade médica, já está analisando a nova lei e que “todas as medidas cabíveis e necessárias serão adotadas para o caso em questão”, mas não informou quais medidas serão estas.

Desigualdade

Artigo publicado na revista Perspectives in Ecology and Conservation revelou que, em 2022, a Amazônia brasileira obteve 13% das bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, e contava com apenas 12% dos pesquisadores que trabalham em pós-graduação em biodiversidade no país.

Ainda segundo o estudo, a região recebeu 23% do total dos financiamentos federais destinados a apoiar pesquisas ecológicas de longa duração.

Na outra ponta, as regiões Sul e Sudeste receberam juntas, de 2016 a 2022, 50% desses recursos.

O trabalho foi realizado no âmbito do projeto Synergize, rede de pesquisa que faz parte do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

Tratamento injusto

A desigualdade na distribuição dos recursos para a pesquisa fica ainda mais explícita diante do fato de que a região Norte abriga 87% da Amazônia brasileira e representa 59% do território nacional. Possui 16 mil espécies conhecidas de árvores, 2,7 mil de peixes, 1,4 mil de aves e detém a maior floresta tropical úmida do planeta, além de armazenar mais de 80 bilhões de toneladas de carbono.

Em contrapartida a esses números superlativos, as instituições amazônicas receberam apenas 10% dos recursos federais para pesquisas sobre a biodiversidade.

Enchentes e doenças

A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu uma nota técnica de urgência, com orientações sobre a quimioprofilaxia contra a leptospirose após exposições que possam causar riscos da doença, como no caso de enchentes, especialmente nos casos de pessoas em situações de risco elevado, como as que ficaram submersas ou em situação de quase afogamento, ou ainda das que fizeram ingestão de água potencialmente contaminada ou sofreram cortes e lesões.

A SBI alerta que a eficácia é maior quanto mais precoce for o início da quimioprofilaxia, principalmente se for em até 120 horas após a exposição à doença infecciosa, causada pela bactéria do gênero leptospira, comumente adquirida pelo contato com água ou solo contaminados pela urina de animais infectados, principalmente ratos.

Orientação

A presença da bactéria é muito comum em eventos como enchentes, com aumento do risco de transmissão.

A orientação é para ajudar a proteger tanto os moradores quanto os voluntários e as equipes de socorristas de resgate locais e de outros estados que viajaram para ajudar nos resgates e estão atuando com exposição prolongada às águas das enchentes que atingiram o RS nos últimos dias, nas quais os equipamentos de proteção individual não são capazes de prevenir a exposição à doença.

Entre esses socorristas estão bombeiros enviados pelo Maranhão, especialistas em salvamento, busca e resgate em estruturas colapsadas, como enchentes e corredeiras.

Combate à desinformação

Na última sexta-feira, a Advocacia-Geral da União (AGU) realizou uma reunião com representantes das principais plataformas digitais para propor medidas de combate à desinformação envolvendo as enchentes que atingem o Rio Grande do Sul.

Durante a reunião, a AGU fez uma proposta de atuação conjunta com as empresas que operam as redes sociais para criação de um canal direto para retirada de conteúdos com desinformação sobre a tragédia.

Combate à desinformação…2

A proposta será analisada pelas empresas, que deverão manifestar concordância ou não em uma nova reunião a ser realizada na semana que vem.

A reunião teve a presença de representantes do YouTube, TikTok, Kwai, Spotify, Facebook, Instagram e WhatsApp, além de pessoas da Polícia Federal, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

Pagode da Comunidade

Os grupos Resenha do Poder, Groovaê e Cadenciô, bem como Alvinho Kit e o DJ Arsênio Filho vão participar do projeto Clube do Pagode, confirmado para o dia 18 de maio, ou seja, no próximo sábado, no Casarão Colonial, no Centro Histórico de São Luís, durante a festa Combate à desinformação

São grupos de grande talento dentro desse gênero musical que nunca tiveram a oportunidade de se apresentar naquele espaço e abrirão alas para os que vierem na sequência, como representantes do legítimo pagode tocado em São Luís

---------------------------------------------------------------

Milena Simões vai participar do projeto TPM, da AmoVinho, nesta terça-feira
Milena Simões vai participar do projeto TPM, da AmoVinho, nesta terça-feira

Maternidade e empreendedorismo

A temática em torno do Dia das Mães continuará em debate nesta terça-feira no AmoVinho Bistrô & Adega, no Parque Shalon. O assunto será tratado em mais uma edição do projeto ‘Terça para Mulheres’, desta vez com a participação da empreendedora Milena Simões, do ramo de beleza.

A convidada vai falar sobre o tema “Recomeço, maternidade e empreendedorismo: os desafios de uma mãe de primeira viagem”.

O projeto tem sido um sucesso desde que entrou na agenda semanal de São Luís, atraindo mulheres empreendedoras com boas histórias para contar e muitas experiências para compartilhar.

---------------------------------------------------------------

FaeneTech em junho

Tecnologia e inovação será o tema central de um evento anunciado pela Faculdade de Negócios Faene e que vai acontecer no mês de junho, com a presença de profissionais que lidam diretamente com esses dois assuntos. Trata-se do I FaeneTech, que contará com palestra e debate sobre Inteligência Artificial (IA).

Tecnologia e inovação, como se sabe, são essenciais para o desenvolvimento das empresas e da sociedade como um todo. A partir das melhorias e das novidades introduzidas é que diversas áreas da sociedade avançam.

São vários os ganhos para as empresas, como fortalecimento da cultura organizacional, com a implementação de novas tecnologias que fortalecem a comunicação interna e a prestação de contas, bem como a adoção de processos mais eficientes para atender e resolver problemas de clientes, o que pode impactar positivamente a experiência do consumidor.

São João 2024

O governo do Estado já anunciou as atrações do São João do Maranhão 2024. No total, serão 20 shows de artistas nacionais e regionais, todos se apresentando na área externa do Estádio Castelão, de 13 a 21 de junho.

Entre os nomes anunciados na programação estão Leonardo, Xand Avião, Nattan, Luan Santana, Gustavo Mioto, Zé Vaqueiro, Felipe Amorim, MC Daniel, Dennis DJ, a cantora Mari Fernandez, as duplas Henrique e Juliano, Mattheus e Kauan e Israel e Rodolfo, além da banda de forró Calcinha Preta.

O anúncio foi feito pelo governador Carlos Brandão ao lado do cantor Xand Avião, uma das atrações confirmadas na programação do novo espaço idealizado com o apoio de empresas da iniciativa privada.

Forró em Santo Amaro

Todos os setores de Santo Amaro do Maranhão estão aguardando com expectativa o VIII Encontro dos Forrozeiros dos Lençóis Maranhenses.

O evento será realizado nos dias 24 e 25 de maio, na praça da cidade, e em frente a pousada Sol de Amaro.

Grupos locais e a banda Caviar com Rapadura, cuja trajetória é marcada por grandes sucessos do forró, que a fizeram ganhar fama nacional, animarão o arrasta-pé.

Consagrado como o maior evento dos Lençóis Maranhenses, o encontro, mais uma vez, atrairá grande público, fomentando todos os setores da economia local, com destaque para o turismo

---------------------------------------------------------------

Nos últimos meses elas pouco circularam em São Luís: as irmãs Glênia e Glícia Gentil têm atuado no Rio Grande do Norte, São Paulo e Lisboa; a advogada Luisla Bottino faz cursos de especialização no eixo Rio-São Paulo e, vez por outra, vai a Fortaleza, onde faz sucesso com um hotel turístico
Nos últimos meses elas pouco circularam em São Luís: as irmãs Glênia e Glícia Gentil têm atuado no Rio Grande do Norte, São Paulo e Lisboa; a advogada Luisla Bottino faz cursos de especialização no eixo Rio-São Paulo e, vez por outra, vai a Fortaleza, onde faz sucesso com um hotel turístico

 Para escrever na pedra:

“O tempo faz a gente esquecer. Há pessoas que esquecem depressa. Outras apenas fingem que não se lembram mais”. Do escritor gaucho Érico Veríssimo.

TRIVIAL VARIADO

Geração de energia: Brasil atinge a marca de 2 milhões de residências com sistemas solares fotovoltaicos instalados nos telhados, diz Abso.

Saúde do cérebro: Natação, musculação e meditação estão entre as melhores práticas para manter o cérebro saudável, especialmente após os 40

Apoio do BASA: O  Banco da Amazônia abriu uma conta específica para ajudar a população do Rio Grande do Sul, por causa das enchentes. A chave Pix para doação é o CNPJ 04.902.979/0001-44, em nome do Banco da Amazônia S.A.

Descargas elétricas: Amazonas, Pará e Maranhão são os estados com maior ocorrência de raios no país, e o volume tende a aumentar com as mudanças climáticas.

Presenças de grande charme no jantar de sábado no Grand Cru: Parmênio Carvalho com a esposa Marilena. filhos e netos. Em outra mesa, Fernanda e Amadeu Araújo Costa com o filho Guilherme e a futura nora.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.