(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Pergentino Holanda: Sergipanos no Grand Cru

E mais: Preparativos para a Festança de Maio

PH

O Repórter PH e Augusto Diniz recepcionando bistrô Grand Cru, um grupo que veio de Sergipe mas que tem origens no Maranhão e na Bahia. São os médicos sergipanos Marco Aurélio Gomes Pinto (e esposa Silvia) e Renato Gomes Pinto (e esposa Ana Maria) e o baiano Marco Augusto Correia (e esposa Alzira)
O Repórter PH e Augusto Diniz recepcionando bistrô Grand Cru, um grupo que veio de Sergipe mas que tem origens no Maranhão e na Bahia. São os médicos sergipanos Marco Aurélio Gomes Pinto (e esposa Silvia) e Renato Gomes Pinto (e esposa Ana Maria) e o baiano Marco Augusto Correia (e esposa Alzira)

As estações do ano

Há duas formas de definição das estações do ano: a astronômica e a meteorológica. Ambas envolvem quatro estações. A mais quente, chamada verão, a mais fria chamada inverno, e duas estações de transição, o outono e a primavera. A definição astronômica é a mais usada pelos veículos de comunicação e consequentemente, a mais conhecida pelo público.

Astronomicamente, em função da posição da Terra em relação à sua órbita ao redor do sol, as estações, para o hemisfério sul, são assim definidas: verão 21 de dezembro a 23 de março, outono 23 de março a 21 de junho, inverno 21 de junho a 23 de setembro, e primavera de 23 de setembro a 21 de dezembro.

Em relação ao hemisfério norte, as datas são invertidas: o inverno no sul corresponde ao verão no norte e a primavera ao outono.

As estações do ano...2

As datas que marcam o começo das estações são chamadas de solstícios, para o inverno e para o verão e equinócios, no caso da primavera e do outono.

O que determina as relações do ano é a inclinação de 23° 27 minutos de eixo terrestre em relação ao plano que contém sua órbita ao redor do sol. E é essa inclinação que faz com que a quantidade de energia solar que atinge um mesmo ponto da superfície terrestre seja variável ao longo do ano.

No caso dos solstícios, temos o 21 de junho como dia mais curto do ano no hemisfério sul e o 21 de dezembro como o dia mais longo. No hemisfério norte, essas durações são invertidas.

As estações do ano...3

Quanto aos equinócios – outono e primavera – esses dias, 23 de março e 23 de setembro, duram exatamente 12 horas e, consequentemente, às noites nestas datas também duram 12 horas, e isso em qualquer lugar do planeta Terra. Nas demais datas, a duração relativa dia/noite é variável conforme a distância do lugar em relação à linha do equador.

Para a meteorologia, as estações do ano são definidas em períodos de três meses: verão em dezembro, janeiro e fevereiro; outono em março, abril e maio; inverno em junho, julho e agosto e primavera em setembro, outubro e novembro.

Em maio, aqui em São Luís, como em todo o Hemisfério Sul, é o esplendor do outono, a estação mágica. Em Paris, por exemplo, que é Hemisfério Norte, a primavera explode em flores e renovação da folhagem das árvores.

Mês dos taurinos

No Maranhão, maio é o mês dos taurinos e é um dos meses mais bonitos do ano.

Nascido há 50 anos num dia 3 de maio, o diretor da MAXX (ex-TVN), José Augusto Diniz, tem um motivo especial para festejar a vida. E escolheu o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses para a celebração. 

Hoje, ele está recebendo mais de duas centenas de convidados de São Luís e de Aracaju, sua cidade Natal no pequeno estado de Sergipe. E de lá vieram mais de 70 amigos do aniversariante, que hoje, ao lado de sua amada Karla Patrícia, reúnem os amigos em Atins, cujo acesso é feito através do rio Preguiça, de águas mansas e salgadas.

Nesse paraíso ecológico acontece a festa a partir das 17 horas, com muitas atrações musicais, a começar pelo vibrante PP Junior e sua banda.

Outro grupo sergipano que movimentou o Grand Cru, na quarta-feira, a caminho de Atins
Outro grupo sergipano que movimentou o Grand Cru, na quarta-feira, a caminho de Atins
O que não faltou foi alegria e animação dos sergipanos no bistrô Grand Cru
O que não faltou foi alegria e animação dos sergipanos no bistrô Grand Cru
Animados, os sergipanos que estão em Atins, degustaram ótimos vinhos no Grand Cru
Animados, os sergipanos que estão em Atins, degustaram ótimos vinhos no Grand Cru

 Festança de Maio

Com a chegada do mês de maio, renovamos a expectativa em torno da Festança de Maio em Noite Gala, que será realizada no Palazzo Eventos (no Araçagi), na noite do próximo dia 29, uma quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi.

Como já foi amplamente divulgado, o baile Festança de Maio será um evento descontraído e terá um toque de cultura popular com a apresentação do espetáculo inspirado na lendária “Festança Boi da Lua”, destacando a beleza das brincadeiras desse período em São Luís.

Na Festança de Maio em Noite de Gala aproveitarei para comemorar minha nova idade que transcorre no próximo dia 19.

Festança de Maio... 2

Os convites para a Festança de Maio em Noite de Gala estão sendo feitos desde o mês de abril, oficialmente, por Teresa Martins.

E as confirmações de nomes badalados de nossa sociedade já estão avançadas, sinalizando que esse evento será mais um grande sucesso com a marca desta coluna.

Aliás, estamos pedindo para que as confirmações de presença sejam feitas o mais breve possível, para que possamos tocar o projeto e realizarmos uma festa inesquecível.

30 Cores de Maio

O arquiteto e artista plástico Fernando Motta foi um dos 30 artistas selecionados para participar do Salão de Arte “30 Cores em Maio”, promovido pela Fundação da Memória Republicana Brasileira.

A mostra será aberta no dia 10 (sexta-feira), no Salão Portugal do Convento das Mercês, às 19h.

Popup no São Luis Shopping

A design Cintia Klamt Motta aceitou convite do São Luís Shopping para fazer uma exposição das peças de arte e objetos de decoração da Casa Kasar. A Popup ficará aberta durante três meses numa loja do shopping especialmente cedida para a mostra.

Por toda esta semana, a exposição será aberta como uma ótima dica para quem ainda não escolheu seu presente para o Dia das Mães.

DE RELANCE

Morre o escritor Paul Auster

Vítima de um câncer no pulmão diagnosticado em março de 2023, o escritor norte-americano Paul Auster morreu na terça- feira, aos 77 anos. Ele é autor de The New York Trilogy (A Trilogia de Nova York, na tradução livre), suspense policial publicado entre 1985 e 1986.

Considerado um dos ícones literários de sua geração, Auster tinha uma escrita envolvente, com a capacidade de abordar diversos assuntos em um mesmo tema.

Suas obras eram diretas, o escritor costumava falar sobre coincidências, sobre o acaso, por vezes sobre o fracasso, e relatos sobre a vida de escritor, sobre a figura paterna e, especialmente, sobre Nova York, com foco no Brooklyn, onde viveu durante décadas.

Morre o escritor Paul Auster...2

A Trilogia de Nova York conta histórias sobre desaparecimentos e com muito suspense torna a cidade em um laboratório mental dos personagens, que perseguem pistas verdadeiras e falsas para resolver os mistérios.

Antes de ser publicado, o projeto foi rejeitado por 17 editoras. Jornalista e amiga pessoal de Auster, Jacki Lyden o descreveu como um “escritor amado”. Em nota, ela falou sobre as obras do autor:

“Ele era um escritor de escritores, que cobria com palavras todas as facetas da perda, da solidão, das alegrias e das tristezas da vida. Ele nunca perdeu contato com o sofrimento humano e isso fez dele o escritor amado que sempre foi”, escreveu.

Filho de pais austríacos, Paul Auster nasceu em Newark, cidade mais populosa de Nova Jersey, nos Estados Unidos.

A morte precoce de seu pai, Samuel, aos 66 anos, inspirou uma série de livros do escritor. A Invenção da Solidão, dividida em Retratos de um Homem Invisível e O Livro da Memória, fala sobre a figura enigmática que seu pai era, reflete sobre a paternidade e traz memórias da infância de Auster.

Para escrever na pedra:

“O narrador conta o que ele extrai da experiência – sua própria ou aquela contada por outros. E, de volta, ele a torna experiência daqueles que ouvem a sua história”. De Walter Benjamin.

TRIVIAL VARIADO

Ainda não estou em condições físicas para fazer grandes viagens. Por esse motivo não irei hoje a Atins abraçar o aniversariante Augusto Diniz.

Entre os que foram prestigiar o CEO da Maxx, estão o empresário Nelson Nagem Frota e esposa Chris.

Trânsito - resolução do Contran permite que condutores solicitem o cancelamento da própria CNH sem apresentar motivação.

Vírus - o Brasil registrou cerca de 2,6 mil internações por herpes-zóster em 2023, um aumento de 13,6% em relação ao ano anterior.

Com luz baixa, temática lúdica, murais sensoriais e áreas de relaxamento, o Canoas Shopping, no RS, inaugurou nesta semana uma “sala do aconchego”. Com acesso gratuito, o ambiente foi projetado para receber famílias atípicas, em especial, crianças e adultos autistas.

No assunto: a criação de espaços do tipo vem crescendo no país, em locais como aeroportos, parques e até estádios de futebol. No Rio Grande do Sul, até onde se tem notícia, a iniciativa em Canoas é a primeira registrada em shopping centers.

O episódio da série documental Tributo que vai ao ar hoje na TV Mirante homenageia o novelista Manoel Carlos, responsável por produções que marcaram a história da televisão brasileira, como Por Amor (1997), Laços de Família (2000) e Mulheres Apaixonadas (2003).

Tem mais: o programa vai ao ar às 23h15min, após o Globo Repórter. No episódio, Maneco, como o dramaturgo é carinhosamente chamado pelos colegas de profissão, é reverenciado por intérpretes que brilharam em suas tramas.

Em tempo: oferecem depoimentos nomes como Carolina Dieckmann, Tony Ramos, Antonio Fagundes, Christiane Torloni, Lilia Cabral, Susana Vieira e Vera Holtz.

Receita Federal – a 29 dias do prazo final para envio, apenas 47,27% dos contribuintes entregaram a declaração do imposto de renda.

Dinheiro antecipado – INSS dá início ao pagamento do décimo terceiro a aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga hoje o “Censo Demográfico 2022 Quilombolas e Indígenas”, por sexo e idade, segundo recortes territoriais específicos.

O médico bariátrico José Aparecido Valadão passou a última semana em São Paulo, com a esposa Cida. Ele estava participando de uma banca de Doutorado na UNIFESP.

A escritora Ana Luiza Ferro ganhou medalha de ouro na segunda etapa do campeonato maranhense de tênis de mesa, realizada no Sesi Araçagy.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.