(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Évila Garcia Pinheiro de volta à cidade

E mais: As máscaras

PH

- Atualizada em 09/02/2024 às 14h58
O Repórter PH ao lado da amiga Évila Garcia Pinheiro, que está regressando a São Luís neste fim de semana após mais de uma semana fazendo check-up com especialistas dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo
O Repórter PH ao lado da amiga Évila Garcia Pinheiro, que está regressando a São Luís neste fim de semana após mais de uma semana fazendo check-up com especialistas dos hospitais Sírio Libanês e Albert Einstein, em São Paulo

Amigos do Agenor 40 +

É grande a expectativa numa ala de grande charme de nossa sociedade em torno da edição deste ano do bloquinho “Amigos do Agenor”, que há 40 anos começou com um grupo de 17 amigos que se reuniram no Domingo de Carnaval e fantasiados de aqualoucos e reinaram na Praça Deodoro, onde encontraram uma carroça puxada por um burrico chamado Agenor e com ele redobraram sua animação.  

Nesse embalo, o animado e irreverente grupo de amigos decidiu denominar o bloquinho de “Amigos do Agenor” e durante décadas, rendidos à presença feminina, e a cada ano com mais participantes, com concentração na Praça da Alegria animaram o circuito carnavalesco da Rua do Passeio até a Madre Deus, com fantasias irônicas e caricatas sobre algum tema do momento.

Para comemorar os 40 anos, o bloco “Amigos do Agenor” estará realizando no Domingo de Carnaval uma folia no Boteco do Chico, a partir das 17h, para os foliões tradicionais e convidados especiais.

Para complementar a festança, “Amigos do Agenor”, repetindo sua tradição, levará sua bandinha para uma circulada na Península da Ponta d´Areia, arrastando a multidão.

Fim de greve

Depois de quase 12 horas de negociações, chegou ao fim, na quinta-feira, a greve dos rodoviários de São Luís.

Foi a quinta paralisação da categoria na gestão Eduardo Braide (PSD).

Os ônibus voltaram a rodar nesta sexta-feira. Para garantir o fim do movimento, os empresários se comprometeram a reajustar os salários de motoristas em dupla função em 10% – e em 8% os dos demais trabalhadores do setor.

Para não haver aumento de passagem, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís aceitaram aumentar de R$ 0,70 por passageiro para R$ 1,35 por passageiro o valor do subsídio.

A partir de agora, no entanto, o SET precisará apresentar uma planilha detalhando os valores recebidos e a sua aplicação no sistema.

Saída temporária

 A Comissão de Segurança Pública do Senado aprovou o PL 2.253/22 que acaba com o benefício da saída temporária para presos condenados, revogando o art. 122 da lei de execução penal (Lei 7.210/84).

Os parlamentares também aprovaram requerimento de urgência para votação do texto em plenário, sendo assim, se aprovado, não passará pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Atualmente, quem for condenado entre quatro e oito anos de prisão, em regime semiaberto, pode pleitear cinco saídas por ano, de até uma semana cada, para visitar familiares ou realizar outras atividades sociais, desde que comprove “comportamento adequado” e tenha autorização do juiz.

Saída temporária...2

A proposta foi aprovada pelo Senado em 2013 e pela Câmara dos Deputados em agosto de 2022.

Como foi alterada pelos deputados, voltou para análise dos senadores.

Relator na Comissão de Segurança Pública, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) defendeu no parecer que a revogação da saída temporária “é medida necessária e que certamente contribuirá para reduzir a criminalidade”.

No relatório, Flávio Bolsonaro acatou uma emenda apresentada pelo senador Sérgio Moro (União-PR) que permite a possibilidade de “saidinha” a presos do regime semiaberto para a possibilidade de estudo externo, desde que cumpridas as exigências previstas na lei.

Solenidade de promoções

A presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), prestigiou, ao lado do governador Carlos Brandão (PSB), a solenidade que concedeu promoções para 750 praças e 90 oficiais da Polícia Militar, além de 33 membros do Corpo de Bombeiros, totalizando 873 progressões.

No ato, que foi um dos maiores já feitos no Estado, o governador também anunciou nomeações de mais 600 policiais militares, convocação de 50 delegados, 20 investigadores e 10 peritos a partir de quebra de cláusula de barreira; além da promoção de delegados e realização de concurso público para bombeiros e policiais civis.

Em pronunciamento, o governador também ressaltou o conjunto de investimentos realizados na segurança pública, com o maior programa de reforma e recuperação de delegacias e quartéis para garantir condições adequadas para o trabalho da polícia, além da aquisição de viaturas e armamento e da contratação de policiais.

Folia no shopping

O Carnaval no Golden Shopping Calhau promete ser uma folia cheia de alegria para os pequenos. A dica para papais e mamães é: coloquem a melhor fantasia na criançada, pois a diversão está garantida entre os dias 10 e 13 de fevereiro

E quem animará o “Golden Folia – onde é fácil encontrar alegria”, nos dias 10 (sábado), às 16h e 12 (segunda-feira), a partir das 16h, na Praça II do shopping é a banda “Vem Brincar”.

No dia 11 (domingo), um circuito muito especial de bloquinho percorrerá o mall do Golden Shopping Calhau com o agito da Criofolia, às 16h.

No Carnaval brasileiro, as máscaras sempre fizeram sucesso
No Carnaval brasileiro, as máscaras sempre fizeram sucesso

As máscaras

Quando vivemos a pandemia da Covid-19, o uso de máscaras se alastrou como medida de proteção da saúde. Mas o hábito é bem mais antigo: “Desde tempos imemoriais, o homem parece vir sempre se escondendo atrás de algo que o faça parecer diferente. Entre os gregos, já era conhecida a máscara, usada particularmente nas procissões e cerimônias que acompanhavam as orgias dionisíacas. No Carnaval brasileiro, as máscaras sempre foram muito apreciadas, desde os saudosos tempos do Pierrô apaixonado e do Arlequim que fugia com a Colombina. Mesmo hoje, os salões se enchem de máscaras durante o reinado de Momo”.

A verdade é que o Carnaval fica mais gostoso quando se encontra um sorriso bonito e misterioso por trás da máscara.

DE RELANCE

A amizade é uma orquestra

O poeta gaúcho Carpinejar se apresenta cada vez mais musical. Sua mais recente pergunta: “O que faz uma gargalhada acontecer em sua vida?”. Sim, ele se refere à gargalhada de verdade. Não é o sorriso, mas aquela felicidade incontrolável, de contrair o abdômen, de doer a barriga.

E continua: “Quando foi a última vez que você riu de gargalhar? Com quem?”

E aconselha que devemos ficar perto dessa pessoa. Essa pessoa sabe tirar a gargalhada de você, mostra-se habilitada a ler a sua partitura, a entender a sua letra, a respeitar as suas claves, a decifrar os seus acordes.

Concordo com ele quando diz que devemos ficar perto de quem entoa a música mais afinada de nós mesmos. De quem cuida da gente como um instrumento valioso, frágil, que não pode ser levado sem estojo.

A amizade é uma orquestra...2

É importante que selecionemos nossos instrumentistas. Amar é isso. Amizade é isso. É não se relacionar com qualquer um. Procure quem lhe oferece confiança para chorar bonito, deixando-o livre para se comover quando bater a vontade. Será a pessoa das suas lágrimas.

Portanto, procure quem lhe provoca um riso bonito, um riso gracioso, reforçando seus traços de simpatia e carisma. Será a pessoa do seu riso. Procure quem não desconfia do seu silêncio, não acha que vem escondendo algo. Será a pessoa do seu silêncio. Procure quem alimenta as suas expectativas e incentiva os seus projetos. Será a pessoa da sua esperança.

Procure quem esfria a sua cabeça, recoloca os seus pés no chão, suaviza o seu batimento e controla o seu ímpeto, evitando que cometa vinganças e represálias. Será a pessoa de sua paz de espírito.

Procure quem conforta os seus erros e interpreta os seus descaminhos. Será a pessoa de seus segredos.

A amizade é uma orquestra...3

Devemos procurar para ficar perto de nós quem é capaz de pensar, refletir longamente ao nosso lado, inventando teses, aprofundando o raciocínio com exemplos, divagando a respeito de um filme, de um livro, de um acontecimento. Será a pessoa do nosso pensamento.

Devemos reconhecer aqueles que exercem esses papéis em nossa existência para podermos formar a nossa orquestra.

A amizade é uma orquestra...4

É importante escolher os cúmplices que despertam o nosso melhor. Nem sempre somos virtuosos para acessar o que temos em nós. As afinidades são escadas de nossos dons. Dependemos do contraponto. Não dá para viver somente na companhia do violino se você é violino. Precisa do trompete. Precisa do violoncelo. Precisa do saxofone. Precisa da flauta. Porque senão vai repetir apenas o seu som e não vai chegar a música alguma.

As diferenças fazem a música. As diferenças reforçam o seu valor. Se todo mundo fosse igual a você, você já não teria valor nenhum.

Somos únicos porque somos diversos.

Agradeça a quem não é você e permite que você seja você, pois salva a sua singularidade, seu lugar insubstituível na sensibilidade.

Guia informativo

Dando continuidade ao trabalho de enfrentamento à violência contra a mulher no Maranhão, mais um projeto de lei de autoria do deputado estadual Neto Evangelista foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa.

O PL obriga a inserção de guia informativo sobre os serviços públicos da Rede de Atendimento à Mulheres em Situação de Violência e as medidas de enfrentamento no estado.

De acordo com Neto Evangelista, devem ser divulgados todos os serviços que compõem a Rede de Atendimento a Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Sexual, como os especializados, gratuitos, vinculados ao poder executivo, legislativo e judiciário estadual, que acolhem, atendem e orientam mulheres que vivem ou viveram situações de violência doméstica e sexual.

Guia informativo...2

Segundo o texto do PL, o guia deverá receber atualização anualmente, com a verificação de todas as informações disponibilizadas e conferência a respeito da inclusão ou exclusão de serviços, contendo nome, endereço atualizado, telefone e horário de funcionamento de cada um dos serviços que compõem a Rede de Atendimento à Mulheres em Situação de Violência do Maranhão. O PL aguarda sanção do Governo do Estado para entrar em vigor.

Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, que nesta semana comemoraram a chegada do quarto neto dele, Eduardo Leite, desembarcam hoje no Rio de Janeiro, mas ficarão longe da folia. Aproveitarão para fazer um roteiro gastronômico com Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Lucy e Guto Guterres. Voltam após o Carnaval
Ana Lúcia e Amaro Santana Leite, que nesta semana comemoraram a chegada do quarto neto dele, Eduardo Leite, desembarcam hoje no Rio de Janeiro, mas ficarão longe da folia. Aproveitarão para fazer um roteiro gastronômico com Melina e Luiz Carlos Cantanhede Fernandes e Lucy e Guto Guterres. Voltam após o Carnaval

Sai a parcela do 1º decênio do FPM

Os municípios do Maranhão vão receber nesta sexta-feira (9) mais de R$ 429 milhões referente ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O valor será distribuído entre as prefeituras do estado e corresponde à parcela do 1° decêndio do mês de fevereiro de 2024.

Os recursos do FPM fazem parte do dinheiro arrecadado pela União, através de impostos, e são repassados, a cada dez dias, a todas as prefeituras do país.

Portanto, são feitas transferências de dinheiro aos municípios nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.

Caso a data caia num sábado, domingo ou feriado, o repasse é feito no primeiro dia útil anterior.

Maiores quantias

São Luís, a capital do estado, recebe o maior valor do FPM, totalizando mais de R$ 68 milhões. Entre os municípios do estado que receberão as maiores quantias estão: Caxias, Imperatriz, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, que recebem R$ 6.139.218,48 cada.  

Já os municípios como Central do Maranhão, Feira Nova do Maranhão, Governador Luiz Rocha, Graça Aranha e Lagoa do Mato recebem R$ 920.881,70 cada. O valor é o menor para o estado. 

Segundo o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), no Maranhão, até o dia 8 de fevereiro, nenhuma das prefeituras do estado  estava impedida de receber o valor do FPM. 

História viva

A historiadora brasileira Julia Martins, que vive em Hertfordshire, no Reino Unido, está chamando a atenção no YouTube.

Ela é a mente por trás do canal Living History (História Viva).

Com PhD no King´s College London, ela foge do academicismo, traz à tona fatos curiosos e joga luzes sobre a história das pessoas comuns, muitas vezes esquecidas nos livros.

Os vídeos são em inglês, mas dá para colocar legenda. Se você gosta do tema, vale dar uma espiada.

Para escrever na pedra:

“É fevereiro… Vamos fazer das nossas vidas uma grande folia de Carnaval que dure o ano inteiro!”. De autor desconhecido

TRIVIAL VARIADO

A festa de 15 anos de Beatriz Goulart, que seria realizada nesta sexta-feira, no Terraço Morinda, no Calhau, foi adiada por motivo de saúde da debutante, que é filha de Helena Santos e Paulo José Miranda Goulart.

Tome nota: as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terminam hoje, às 23h59, pelo horário de Brasília (DF).

As reclamações sobre telecomunicações caíram 24,1% em 2023, de acordo com a associação Conexis Brasil Digital.

Nesta data, em 1909, nasceu a cantora portuguesa Carmen Miranda, que fez sucesso com suas músicas no Brasil e nos Estados Unidos.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.