Ana Karin ganhou homenagem com jantar
E mais: José Aparecido Valadão em sua fazenda em Santa Rita e um encontro entre amigos no Cabana do Sol.
Figura atuante na vida social de São Paulo, onde comanda o grupo Mulheres Solidárias, Ana Karin Andrade andou circulando na cidade no fim de semana e ontem regressou à capital paulista. Na segunda-feira foi homenageada por amigos com jantar no restaurante Cabana do Sol, onde é vista entre este Repórter PH, Emmanuel Márcio Barbosa e Benjamin Franklin Costa
Museu do Chile devolve Moai à Ilha de Páscoa
Na minha última visita a Santiago do Chile, motivado por uma descoberta feita pelo cientista maranhense Francisco Soares, visitei o Museu Nacional de História Natural do Chile para conhecer o moai Tau, retirado há mais de um século da Ilha de Páscoa.
Na última segunda-feira, o Museu anunciou a devolução do moai Tau ao povo rapa nui da Ilha de Páscoa, localizada a 3.700 km do continente, no Oceano Pacífico, de onde ele foi retirado há 152 anos.
O moai Tau é um monolito de rocha basáltica que pesa 715 kg e foi retirado da Ilha de Páscoa de navio pela Marinha do Chile em 1870.
Com seu olhar carrancudo, boca retilínea e perfil barrigudo, o monolito está em exposição desde 1878 no Museu Nacional de História Natural de Santiago. Em 2018, a comunidade rapa nui pediu ao governo chileno a devolução do moai e de outras peças retiradas da ilha.
Devido à pandemia, apenas em 2022 será concretizado o transporte da escultura, que será embarcada em um navio no porto de Valparaíso na próxima segunda-feira e fará uma viagem de cinco dias até á Ilha de Páscoa.
A descoberta de cientista maranhense
As estátuas monolíticas de até dez metros de altura da ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico, foram construídas pelos antigos nativos para funcionar como pára-raios e, desse modo protegê-los das descargas elétricas frequentes naquela região.
Essa teoria, já comprovada científicamente através de pesquisas nos laboratórios da Universidade Federal do Maranhão, foi levantada pelo professor Francisco Soares, que passou seis meses na ilha estudando a função dos misteriosos Moai - nome dado às estátuas pelos nativos.
Soares, que é engenheiro eletrônico especializado em computação, descobriu que os antigos habitantes da ilha de Páscoa já conheciam na prática a Lei de Gauss, que aplicavam empiricamente, através das gigantescas estátuas para proteger-se das descargas elétricas.
A Lei de Gauss determina o comportamento da distribuição de cargas elétricas espaciais sobre uma superfície dielétrica. O chapéu na cabeça das estátuas, de material vulcânico poroso, absorvia os raios e impedia que elas fossem destruídas. Até então imaginava-se que os moai tinham apenas funções religiosas ou estéticas.
A descoberta de cientista maranhense...2
Dedicando-se, desde 1979, à pesquisa sobre equipamentos primitivos de computação, como o ábaco, uma tábua de cálculos criada pelos chineses, Francisco Soares chegou à civilização Inca, que possuía a mesma técnica com o quipu, feito de fios. E no rastro do quipu, Soares chegou a Rapa-nui, nome nativo da Ilha de Páscoa, descoberta em 1722, num Domingo de Páscoa, pelo holandês Jacob Roageveen.
Ele conduziu suas pesquisas a partir de de quatro perguntas; Por que os moai foram construídos? Por que eram altos e tinham a forma alongada? Por que o chapéu? Por que só ocupavam a faixa costeira da ilha?
A descoberta de cientista maranhense...3
Até então as gigantescas estátuas haviam sido estudadas apenas por antropólogos e etnólogos, que viam nelas um sentido místico; teriam poderes mágicos (os nativos diziam que quem tocasse na sua cabeça morria) e ao mesmo tempo, seriam uma homenagem aos seus ancestrais.
Francisco Soares, no entanto concluiu que as estátuas, dispostas somente no redor da ilha, tinham a função de para-raios, atraindo as descargas elétricas. Ficava assim protegido o centro dessa ilha, de 179 quilômetros quadrados e a cerca de quatro mil quilômetros da costa do Chile. Ali estavam as habitações e lavouras de subsistência.
Um surpreendente rival
A cerveja e o vinho ganharam um surpreendente rival, com tendência a crescimento do consumo no período de cancelamento do Carnaval pelo segundo ano consecutivo.
Trata-se do gin, mas não um gin qualquer pois tem a Bahia na garrafa, graças à utilização de essências de cacau e do dendê.
O produto, denominado Tanajura Gin, já é encontrado em raros bares e restaurantes desta Capital.
Cores da sorte e sorteio de carro
O Grupo Potiguar promove mais uma campanha, dessa vez em parceria com a marca de tintas Coral, e vai sortear um veículo Kwid 0 Km no próximo mês de maio.
É a promoção “Cores da Sorte”, que já está ativa, com urnas instaladas em todas as lojas Potiguar de São Luís e Imperatriz.
Podem participar clientes residentes no Maranhão, Pará e Tocantins maiores de 18 anos e com CPF ativo.
Para concorrer ao Kwid basta comprar os produtos listados das marcas Coral, Hammerite, Sparlack e Alabastine. Valem também as compras feitas pelos canais digitais da Potiguar, mas nesses casos, é preciso ir até uma loja física da empresa para fazer o cadastro e a retirada do cupom.
O sorteio será feito no dia 8 de maio, na loja Potiguar da Cohama e será aberto ao público.
Desabafo do Professor Brandão
O economista Antonio Augusto Ribeiro Brandão surpreendeu os leitores e amigos, na semana que passou, com esta mensagem: “Vocês estão recebendo um dos meus textos derradeiros, até o dia 22/03/22, para a dita imprensa escrita, de papel”.
Continua: “Algumas assinaturas não renovei e outras, simplesmente abandonei. Depois, vou sortear entre dez amigos, parentes e leitores, quem ganhará uma cópia de cada um desses textos”.
No dia seguinte, distribuiu outra mensagem: “Lamento comunicar aos amigos que, doravante, não mais publicarei meus textos em jornais. As razões são várias e vão desde o desaparecimento paulatino da mídia impressa até mesmo por considerar cumprida minha missão”.
DE RELANCE
Lula e estratégia eleitoral
A estratégia eleitoral de Lula em São Paulo pede duas reflexões.
Primeiro, o Estado é fundamental para concentrar ou dividir seu poder central entre os diferentes níveis de governo. A Constituição de 1988 atribui importantes poderes aos estados, em especial na organização da representação política (eleições locais nos estados e nos municípios). A disputa nacional não está dissociada dos cenários locais.
Em segundo, no âmbito do sistema político federalista, a organização do poder central manteve-se ligada à representação proporcional dos estados, com destaque para o “inchaço” de São Paulo, fruto da migração interna e da chegada de estrangeiros.
Para se ter uma ideia, entre 1887 e 1930, o estado de São Paulo pode ter recebido cerca de 2,5 milhões de imigrantes, a maioria de países da Europa e do Japão; do Nordeste e de Minas Gerais chegaram cerca de 280 mil pessoas.
O que acontece, então? O inchaço de São Paulo significa que 21,79% do eleitorado brasileiro vive lá. Qualquer partido ou candidato a presidente precisa, portanto, ocupar o centro econômico do país, o terceiro maior mercado consumidor da América Latina, 31,2% do PIB brasileiro (2020).
Lula e estratégia eleitoral...2
Além disso, uma candidatura presidencial depende de palanques fortes nos estados. Quanto maior a proporção de eleitores nos maiores estados, mais prioritárias se tornam as estratégias para dominar esses estados.
Em 1994, quando o PSDB ganhou a presidência com Fernando Henrique Cardoso, levou também o estado paulista, elegendo o tucano Mário Covas, que se reelegeu em 1998, junto com FHC.
Desde 1982, o PT lança candidatos ao governo de São Paulo. Nunca venceu, mas sabe que demarcar espaço serve à estratégia de sustentação política nas eleições presidenciais.
Há outro fator, sociológico: um grande contingente de trabalhadores está em São Paulo, onde nasceu o PT e a liderança política nacional do próprio Lula.
Chumbo trocado
O ano eleitoral começou a dar sinais de que o melhor está por vir. Para o aquecimento, entraram em campo na última semana o ex-deputado Geddel Vieira Lima e o cearense Ciro Gomes.
Se de um lado o pedetista saiu atirando em Lula e Dilma atingindo o ex-ministro, do outro, Geddel não poupou munição para responder ao presidenciável.
Mas como já diz o ditado “quem diz o que quer, ouve o que não quer”, a patada de Geddel ecoou adjetivos como picareta e dedo duro.
Que comecem os jogos!
Bonde da patroa
Tem chamado atenção as atitudes de um certo prefeito, que vem agindo para eleger a todo custo a mulher ao cargo de deputada.
Um prestador de serviço confidenciou a esta Coluna que não vai entrar em furada e que prefere perder o contrato, mas não vai contribuir para a campanha.
Ele revelou ainda que não é baú pra guardar segredo e afirmou: se a candidatura dessa dama se confirmar, vai virar caso de Política e de Polícia.
Lá vem bomba!
Para escrever na pedra:
“Gosto quando te calas porque estás como que ausente, e me escutas de longe, e minha voz não te tocas. Parece que os olhos tivessem de ti voado, e parece que um beijo te fecharás a boca”. De Pablo Neruda, Prêmio Nobel de Literatura de 1971.
TRIVIAL VARIADO
Começam nesta quarta-feira as inscrições para o processo seletivo do Senac, por meio da Fundação Sousândrade para Desenvolvimento da UFMA (FSADU), para contratação de pessoal em nível superior e médio. São 24 vagas para atuação nas unidades do Senac em Bacabal, Imperatriz, Timon, Santa Inês e São Luís.
Tome nota: os salários variam de R$1.563,66 a R$4.952,15, além de benefícios como Plano de Saúde Subsidiado, Seguro de Vida em Grupo, Seguro Funeral e Ticket Alimentação.
Dados da Associação Brasileira de Energias Comercializadas apontam que entre 2015 e 2021 a inflação, segundo o IPCA, foi de 6,7% enquanto o preço da energia subiu 16,5%. Ou seja, o próprio preço da energia ajuda a turbinar a inflação.
Causou comoção nos meios culturais da cidade o atropelamento que o produtor cultural José Reis sofreu no trânsito de São Luís na última sexta-feira. Nome de destaque da cultura popular, especialmente na área do bumba-meu-boi, Zé Reis continua hospitalizado no UDI Hospital. E é grave o seu estado de saúde.
Foram vistos segunda-feira no jantar do restaurante Cabana do Sol, o empresário Juninho Luang com Daniel Estrela e Neto Duailibe, que circulava usando a belíssima camiseta-fantasia do último Almoço de Carnaval do PH Revista, que homenageou a cultura indiana. Também foram vistos por lá os irmãos Raimundo e Ruy Palhano.
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.