SÃO LUÍS – Há tempos São Luís não apreciava uma noite com belíssimos desfiles de Carnaval. As cinco escolas que atravessaram a Passarela do Samba não apenas desfilaram. Elas tocaram, de alguma forma, os corações das pessoas. Para uns, a noite de domingo (7) foi de homenagens. Para outros, foi o momento certo para conscientizar da importância das riquezas naturais do Maranhão. No fim, a alegria prevaleceu em uma noite em que não faltou confusão entre integrantes de algumas agremiações.
Mas, independente dos problemas nos bastidores, o primeiro dia de desfiles das escolas de samba foi de encantos. Flor do Samba e Marambaia do Samba encerraram a noite como as melhores agremiações a desfilarem.
A Flor do Samba foi a última a entrar na passarela. Entrou às 3h10, com mais de meia hora de atraso devido a problemas com seu carro abre-alas. O atraso resultou numa série de discussões. Para alívio do público, a escola do Desterro conseguiu finalmente desfilar. E, para quem ficou esperando, a Flor do Samba não decepcionou.
Com uma comissão de frente belíssima, que trocou algumas vezes de figurino, a escola levantou o público. As fantasias da agremiação estavam muito bonitas e deram uma cor especial ao desfile com o enredo “Laborarte: mais que um laboratório de artes, uma paixão da cidade”. As alegorias estavam lindas, e a escola deu show na passarela.
Louvor a Tribuzzi
Quarta a desfilar, a Marambaia do Samba surpreendeu a todos. O enredo “De Tribuzzi a São Luís, uma louvação ao Carnaval”, a escola do Bairro de Fátima contou a história do escritor Bandeira Tribuzzi. Com um samba envolvente que fazia alusão a São Luís, fez com que as poesias de Tribuzzi ecoassem pela passarela. “Ao som do piano os anjos anunciam uma linda canção. Os azulejos ganham brilhos com a divina louvação. Ó minha cidade deixa-me viver. Minha São Luís eu amo você” dizia a letra do samba-enredo.
E o samba tocou em cheio os corações dos integrantes da escola, que cantaram com muita empolgação e orgulho. Outro destaque da Marambaia do Samba foi sua bateria. Com paradinhas longas, a escola envolveu o público. Talvez uma palavra defina este desfile: lindo.
As riquezas da Baixada
O tema era amplo, mas foi abordado de forma bem interessante. O Império Serrano quis levar para a Passarela do Samba as riquezas existentes na Baixada Maranhense. Em cada verso de seu samba-enredo, um lugar, uma cultura ou uma lenda foram retratados. O samba-enredo fez alusão ao surfe na pororoca, ao ato de comer juçara com camarão. E ao lindo amanhecer e entardecer na região.
No entanto, o ponto alto do desfile da Império Serrano ficou por conta de sua bateria que foi simplesmente magnífica ao incorporar sotaque de bumba meu boi ao desfile. A bateria usou e abusou das paradinhas estilizadas, o que abrilhantou a festa.
Os ensinamentos da Terrestre
Segunda a entrar na passarela, a Terrestre do Samba trouxe o enredo “O mundo é o meu quintal”. O objetivo da escola era mostrar que tudo q que existe no planeta sofreu alterações ao longo dos anos. Com uma letra crítica à forma que o mundo se encontra, a escola deixou o recado de “que cuidar do mundo é o nosso dever”.
Homenagem a Jackson Lago
A Unidos de Fátima abriu a noite de domingo dos desfiles das escolas de samba de São Luís. Apesar de ter tido menos componentes em relação às demais, não faltou animação à agremiação do Bairro de Fátima. Com um enredo “Jackson Lago... de Pedreiras ao Carcará”, a escola homenageou o ex-prefeito de São Luís e ex-governador do Maranhão. O grande destaque ficou para a comissão de frente, que representou o carcará, ave típico do município onde Jackson Lago nasceu.
Próximos desfiles
Nesta segunda-feira (8), a Passarela do Samba volta a receber os desfiles das escolas de samba. Pela programação oficial, os desfiles estão previstos para começar às 21h30 com a Mocidade Independente da Ilha. Na sequência, tem Túnel do Sacavém, Turma de Mangueira, Turma do Quito e, encerrando a noite, a Favela do Samba. Clique aqui e confira a programação completa do Carnaval.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.