Carnaval 2016

Campanha "Carnaval sem Traumas" realiza blitz educativa

Participam da <i>blitz</i> alunos de medicina, residentes de ortopedia, médicos e profissionais da área.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
(Foto: Rhaysa Novakoski/ Imirante Imperatriz)

SÃO LUÍS - A Campanha “Carnaval Sem Traumas”, uma das mais tradicionais desenvolvidas pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), aborda, neste ano, a questão da ingestão de álcool durante o período da festa e os seus impactos. Outro problema crônico que a Campanha de 2016 aborda é o uso do telefone celular ao volante, cujo impacto é invariavelmente danoso para o motorista. Para fazer essa conscientização, a SBOT realiza, neste sábado (6), a partir das 8h, uma blitz educativa em frente ao Tropical Shopping, na avenida Colares Moreira. Participam da blitz alunos de medicina, residentes de ortopedia, médicos e profissionais da área.

A teoria de que o álcool é um estimulante não passa de mito.

Alerta: a verdade é que essa sensação provocada pelo álcool nada mais é senão a diminuição da timidez. Já a prática do celular ao volante é um ponto de distração que aumenta consideravelmente o risco de acidentes. Ao juntarmos essas duas temáticas, exploramos um universo alarmante de acidentes de trânsito quase sempre fatais para motoristas, passageiros e pedestres.

Informações e dados estatísticos de importantes fontes como o DENATRAN, DATASUS e PRF (Polícia rodoviária Federal):

1. O número de acidentes aumenta entre 20% e 30% segundo dados da polícia federal;

2. Segundo o DENATRAN, a combinação de bebida e direção costuma ser mais frequente durante o Carnaval, sendo que a ingestão de álcool ao volante é responsável por 65% dos acidentes;

3. Usar o celular e dirigir aumenta, em até 400%, o risco de acidentes;

4. Uma pesquisa realizada com motoristas das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro mostrou que 84% dos motoristas admitem usar o celular enquanto dirigem, apesar de saberem que essa prática provoca distração e aumenta o risco de acidentes.

Por isso, a Campanha “Carnaval Sem Traumas” 2016 da SBOT tem o objetivo de orientar o motorista a não consumir álcool antes de dirigir e alertar sobre os perigos de dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo.

Serviço:

Blitz educativa Carnaval Sem Traumas 2016

Dia: 6.02

Hora: 8h

Local: Em frente ao Tropical Shopping

Contato para entrevistas: Dr Heetor Campora Oliveira Carvalho

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.