Evento

Encontro Nacional de Samba ocorre neste sábado em São Luís

Evento começa a partir das 16h, na casa das Dunas.

Na Mira, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h37
(Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Com a participação do sambista carioca Délcio Luiz e o cavaquinista paulista Royce do Cavaco, além dos principais compositores do samba maranhense, a Casa das Dunas recebe neste sábado (14), a partir das 16 horas, o Encontro Nacional de Samba e Compositores, uma festa que promete homenagear e exaltar o ritmo musical mais forte da cultura brasileira.

Sob o pôr do sol da baía de São Marcos e a vista mais bonita da Avenida Litorânea que vai emoldurar o talento dos sambistas e compositores, a festa pretende promover um verdadeiro terreiro do samba em terras maranhense, possibilitando a troca de experiências entre várias gerações de sambistas.

Délcio Luiz, por exemplo, tem quase 30 anos de experiência no samba e mais de 500 composições. Ele começou a carreira em 1987 no grupo Só Preto Sem Preconceito, mas foi como vocalista do Grupo Raça, onde permaneceu por oito anos, que Délcio Luiz consagrou-se como sambista na cena cultural brasileira, conquistando inclusive um prêmio de melhor compositor pela música “Eu e Ela”.

Após a saída do Raça, ele ajudou a criar o Kiloucura, outro grupo onde fez bastante sucesso, além de ter participado ainda do Grupo Fundo de Quintal. No ano de 2000, Délcio lançou-se na carreira solo e continuou compondo muitos sambas de sucesso. Entre os artistas que já gravaram as composições do sambista carioca estão o Exaltasamba, Os Morenos, Grupo Molejo, Negritude Jr., Jeito Moleque, Pixote, Belo e Arlindo Cruz.

Outro sambista que vai desfilar o talento pelo palco da Casa das Dunas neste sábado é Royce do Cavaco, intérprete oficial da escola de samba X-9 Paulistana, sendo considerado um dos maiores intérpretes de sambas-enredo do país. Royce passou a fazer parte do mundo do samba ainda jovem, tocando cavaco nas rodas de samba na capital paulista, onde conheceu muitos nomes consagrados nas escolas de samba Mocidade Alegre e Rosas de Ouro.

Em 1982, emplacou a primeira composição de samba-enredo na escola Águia de Ouro, sendo também o intérprete da agremiação naquele mesmo ano. No ano seguinte tornou-se intérprete oficial da Rosas de Ouro, onde permaneceu até 1994, sendo campeão com a escola 6 vezes nos desfiles paulistas. Depois foi para a X-9 Paulistana, e lá foi campeão mais duas vezes. Royce ganhou, também, o Prêmio Nota 10 de Melhor Intérprete, entregue pelo jornal Diário de São Paulo aos melhores do Carnaval Paulistano, nos anos de 2006, 2009 e 2011.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.