Homenagem

Dia das Crianças: peça infantil homenageia Luiz Gonzaga

O rei do baião completaria 100 anos de idade em dezembro de 2012.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

Uma história de amor com um final feliz fictício, uma paixão que começou ainda na adolescência e serviu de inspiração para as primeiras grandes composições do cantor e compositor pernambucano responsável por difundir a música nordestina para o resto do país. É assim que a peça teatral “Gonzaga e Nazarena – uma homenagem ao centenário do rei do baião” será contada e cantada ao público infantil no Louvre Magazine, nos dias 10 e 11 de Outubro, em comemoração ao Dia das Crianças.

Nascido em uma fazendinha, em Exu, situada a Serra do Araripe, em Pernambuco, Luiz Gonzaga do Nascimento foi o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus (conhecida por Santana). Mestre Januário, o pai de Luiz Gonzaga trabalhava na roça e era sanfoneiro afamado na região.

Luiz Gonzaga, antes dos seus 18 anos, teve sua primeira e grande paixão: Nazarena, uma moça de família rica, filha do Coronel Raimundo Deolindo, que não o queria como genro e o ameaçou de morte, caso ele ainda continuasse a namorar a sua filha. Corajoso, Luiz Gonzaga tira satisfação com Coronel Deolindo e, após uma confusão com o pai da moça, leva uma surra de Santana, sua mãe, ao chegar em casa. Revoltado por não poder viver um grande amor, ele foge para o Crato, vende sua sanfoninha de oito baixos e ingressa no exército.

A partir dali, durante nove anos ele ficou sem dar notícias à família e viajou por vários Estados brasileiros, como soldado. Não teve mais nenhuma namorada, passando a ter algumas amantes ao longo da vida.

Com direção e narração de Waldir Fernandes, “Gonzaga e Nazarena – uma homenagem ao centenário do rei do baião” – é uma peça que tem o objetivo de estimular o interesse das crianças pela história de vida do rei do baião e da cultura nordestina. “Não contamos toda a trajetória desse grande artista e nem todos os amores vividos por ele. Nossa interferência é no final feliz dele ao lado de Nazarena. Queremos despertar a curiosidade da criançada.”, declara Waldir.

Durante os 40 minutos de duração de “Gonzaga e Nazarena – uma homenagem ao centenário do rei do baião”, que tem no seu elenco Lindo Ramos (Gonzaga), Rute Ferreira (Nazarena), Jacqueline Lemos (Espantalha) e Waldir Fernandes (Narrador), o público infantil ainda terá a oportunidade de conhecer as mais famosas músicas de uma das mais completas e inventivas figuras da música popular brasileira como O Xote das Meninas, Sabiá, Olha para o céu, entre outras. Pisa na fulô, do maranhense João do Vale, completa o repertório da peça.

Ao final de “Gonzaga e Nazarena – uma homenagem ao centenário do rei do baião”, as crianças são convidadas para cair na dança ao som de muito xote, baião e xaxado.

Serviço

Peça: Gonzaga e Nazarena – uma homenagem ao centenário do rei do baião

Onde: Louvre Magazine

Horário: 19:30h

Direção Artística: Waldir Fernandes

Produção Executiva: ETRA Eventos

Duração: 40 minutos

Classificação: Livre

Elenco:

Rute Ferreira – Nazarena

Lindo Ramos – Gonzaga

Jacqueline Lemos – Espantalha

Waldir Fernandes – Narrador

Figurino: Orlando Fantasias

Fotos: Studio Lord Fotografia

Maquiagem: Orlando Cabeleireiros

Texto: Jacqueline Lemos

Coreografia: Escola de Dança Expressar (Dadai Brandão e Neusa de Paula)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.