JÁ É TRADIÇÃO

Micareta de carroças: Micarroça em Rosário leva multidão às ruas há 40 anos

O evento reúne carroceiros da cidade, que enfeitam as carroças e jumentos e levam alegria e irreverência pelas ruas.

Na Mira, com informações da Assessoria

Criado pelo rosariense Silas Batista, a festa entre amigos se tornou um cartão postal do Carnaval da cidade. (Foto: Divulgação)
Criado pelo rosariense Silas Batista, a festa entre amigos se tornou um cartão postal do Carnaval da cidade. (Foto: Divulgação)

ROSÁRIO - Enquanto em muitas cidades o Carnaval já havia chegado ao fim, no município de Rosário a festa continua com a Micarroça, evento que celebra a cultura popular e transforma carroças e jumentos ornamentados pelos foliões em protagonistas de um desfile que já dura mais de quatro décadas.

Criada por volta de 1981 pelo rosariense Silas Batista e um grupo de amigos, a Micarroça nasceu de forma espontânea, a partir de encontros no antigo Bar do Meio, conhecido ponto da cidade. Na época, poucas carroças percorriam as ruas, levando os amigos, bebidas e muita animação.

Desfile de carroças começou pequeno em Rosário

Com o passar dos anos, o número de participantes aumentou e o evento passou a movimentar outros carroceiros da cidade, que utilizavam os animais no dia a dia como meio de transporte e trabalho. Na Quarta-Feira de Cinzas, eles enfeitam carroças e animais com temas variados e participam da festa, que premia simbolicamente a melhor carroça.

A Micarroça transforma a Quarta-Feira de Cinzas de Rosário em um desfile de criatividade. (Foto: Divulgação)
A Micarroça transforma a Quarta-Feira de Cinzas de Rosário em um desfile de criatividade. (Foto: Divulgação)

Após um período de menor participação nos últimos anos, a Micarroça voltou a ganhar força e reuniu grande público na edição de 2026. Moradores e visitantes de cidades vizinhas como São Luís, Santa Rita e Bacabeira marcaram presença, reforçando o papel do evento como encerramento oficial do Carnaval na região.

Jumentos são bem cuidados durante o ano inteiro

Vale destacar que os jumentos que participam do evento não sofrem nenhum tipo de maus-tratos. “Os animais são cuidados da melhor forma possível, até porque são quase animais domésticos e eles ajudam no sustento dos carroceiros”, conta Dimas Tinoco, secretário de Esporte e Lazer do município. 

De um encontro entre amigos a uma das maiores manifestações culturais do município, a Micarroça segue como símbolo da identidade de Rosário.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.