rumo ao topo!

Tânia Maria é premiada como melhor atriz coadjuvante por papel em “O Agente Secreto”

Filme de Kleber Mendonça Filho venceu seis categorias na International Cinephile Society, incluindo melhor filme.

Na Mira

Tânia Maria é premiada como melhor atriz coadjuvante por papel em “O Agente Secreto”.
Tânia Maria é premiada como melhor atriz coadjuvante por papel em “O Agente Secreto”. (Divulgação / Victor Jucá)

MUNDO - O cinema brasileiro teve uma noite de destaque na mais recente edição da International Cinephile Society (ICS), organização internacional formada por críticos, jornalistas, acadêmicos e historiadores de cinema. O grande vencedor foi “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, que conquistou seis prêmios, entre eles o de melhor filme.

Entre as vitórias, uma das mais celebradas foi a de Tânia Maria, eleita melhor atriz coadjuvante, reconhecimento que reforça o peso do elenco na força dramática do longa.

Além de Tânia, o filme ainda levou os troféus de melhor direção e melhor roteiro original para Mendonça Filho, melhor ator para Wagner Moura e melhor elenco, consolidando a produção como a grande favorita da premiação. O longa também ficou em segundo lugar em melhor montagem, atrás de O Som da Queda, de Mascha Schilinski.

A conquista de Tânia Maria chama atenção por destacar uma performance de apoio que ganhou protagonismo entre os críticos internacionais. Em um ano competitivo, a atriz superou produções de diferentes países e ajudou a colocar o Brasil no centro das atenções da premiação.

Brasil em evidência

“O Agente Secreto” não foi o único representante brasileiro lembrado. O ator Jonathan Guilherme venceu como melhor ator coadjuvante por “O Riso e a Faca”, coprodução entre Brasil e Portugal, ampliando ainda mais a presença nacional entre os premiados.

Nas categorias principais de atuação, Kathleen Chalfant foi escolhida melhor atriz por “Toque Familiar”. Já o drama espanhol “Sirât” levou os prêmios de melhor som e melhor trilha sonora, enquanto “Arco” venceu como melhor animação.

Formada por 177 membros ao redor do mundo, sete deles brasileiros, a ICS é conhecida por valorizar o cinema autoral e produções independentes, o que dá ainda mais peso às conquistas do longa de Mendonça Filho.

Com seis troféus e destaque para o prêmio de Tânia Maria, “O Agente Secreto” consolida sua trajetória internacional como um dos filmes brasileiros mais celebrados do ano.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.