#veteranonatv

Artistas lançam campanha por mais veteranos na televisão brasileira

Movimento reúne nomes consagrados da dramaturgia e pede valorização da experiência, combate ao etarismo e mais espaço para atores veteranos nas telas.

Na Mira

Artistas lançam campanha por mais veteranos na televisão brasileira.
Artistas lançam campanha por mais veteranos na televisão brasileira. (Reprodução/Instagram)

BRASIL - Um grupo de artistas renomados da televisão brasileira lançou, nessa quarta-feira (17), uma campanha pedindo maior presença de atores veteranos na TV. A mobilização ganhou forma em um vídeo coletivo e no manifesto #EuQueroVeteranoNaTV, que cobra reconhecimento, oportunidades e valorização da trajetória de profissionais históricos da dramaturgia nacional.

Entre os nomes que participam da ação estão Nathalia Timberg, Beth Goulart, Analu Prestes, Ernani Moraes, Fulvio Stefanini, Stênio Garcia, Nívea Maria e Flávia Monteiro, além de outros artistas com décadas de carreira.

“Talento não tem prazo de validade”

No comunicado divulgado junto ao vídeo, o grupo destaca a diminuição da presença de veteranos em papéis de destaque nas produções atuais e chama atenção para a importância da experiência artística.

“O talento não tem prazo de validade. No entanto, temos visto cada vez menos os grandes nomes da nossa dramaturgia ocupando papéis de destaque nas telas”, diz o texto.

Segundo o manifesto, a campanha nasce da necessidade de lembrar que experiência, técnica e carisma são pilares fundamentais da cultura televisiva brasileira.

Combate ao etarismo e preservação da memória da TV

Encabeçado pelo empresário Marcus Montenegro, o movimento ressalta que a iniciativa também busca combater o etarismo, além de reforçar o papel dos veteranos como referência para artistas mais jovens.

O texto ainda aponta que a presença desses profissionais fortalece a conexão com o público e contribui para manter viva a memória afetiva e artística da televisão brasileira, construída ao longo de décadas.

Apoio de outros artistas

A campanha recebeu apoio de diversos nomes do meio artístico. Ana Rosa, Diogo Vilela, Lu Grimaldi e Ingra Lyberato comentaram a publicação com mensagens de incentivo e concordância com a proposta.

Com o engajamento crescente nas redes sociais, o movimento #EuQueroVeteranoNaTV reacende o debate sobre diversidade etária nas produções audiovisuais e sobre o espaço dos artistas que ajudaram a construir a história da TV no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.