Turismo

Marca Nordeste: iniciativa apresenta região como produto turístico único para o mercado internacional

Iniciativa inédita une os nove estados da região e representa um marco na promoção turística do Brasil, reposicionando o Nordeste no mercado global.

Imirante, com informações da Empratur

Lençóis Maranhenses recebe certificação da Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. 
Lençóis Maranhenses recebe certificação da Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade. 

BRASIL - O Nordeste, com sua diversidade de praias, gastronomia, história e cultura, está se unindo para se apresentar como um produto turístico único e competitivo no cenário global. Nesta segunda-feira (29), os nove estados da região lançam oficialmente a Marca Nordeste, um logotipo que simboliza a promoção integrada do destino no exterior. O lançamento ocorre na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), em Buenos Aires, Argentina, um dos principais mercados emissores de turistas para a região.

A iniciativa, fruto de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre a Embratur e o Consórcio Nordeste, tem como objetivo romper com a lógica da promoção isolada. Ao invés de cada estado competir individualmente, a Marca Nordeste consolida um bloco turístico forte, com identidade própria, capaz de atrair mais visitantes estrangeiros e impulsionar o desenvolvimento de toda a região. A colaboração inclui ações de marketing, roadshows na Europa e outras estratégias para fortalecer a competitividade do Nordeste como destino.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a participação da agência no lançamento reforça a missão de promover o Brasil de forma integrada e alinhada às tendências mundiais. "Estamos apresentando um Brasil que vai além dos cartões postais. Um destino acolhedor, que valoriza sua gente, sua cultura e o meio ambiente, e é cheio de oportunidades únicas", afirmou. Freixo destacou que a ação marca o início de um novo ciclo de crescimento para o turismo, com mais emprego e renda.

A coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Consórcio e secretária de Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, descreveu a marca como "um sonho antigo". Ela ressaltou a importância de reunir operadores, companhias aéreas e o público para apresentar o conceito por trás do projeto, que valoriza as raízes, tradições e a diversidade cultural do Nordeste.

Experiências sensoriais e conectividade

Durante a FIT Argentina, o estande da Embratur oferece uma imersão na cultura nordestina, com experiências sensoriais que incluem gastronomia, artesanato e manifestações artísticas. Essas atividades visam encantar operadores turísticos e o público argentino, o maior emissor de turistas para a região, e fazem parte da plataforma Feel Brasil, que apresenta 101 destinos brasileiros. Do total, 39 estão no Nordeste, com atrativos como:

  • Canoa havaiana em Fernando de Noronha (PE)
  • Visita ao Quilombo urbano da Liberdade, no Maranhão
  • Luau e roda de conversa em comunidade em Beberibe (CE)
  • Caminho dos Orixás, na Bahia
São Luís (MA), 26/09/2025 - Território Liberdade Quilombola. O local é o maior quilombo urbano das Américas, certificado pela Fundação Cultural Palmares em 2019, com território que engloba os bairros Liberdade, Camboa, Fé em Deus e Diamante. Na região, o grupo conheceu a casa de reggae Produtora Novo Quilombo, a casa de tambor de crioula e de bumba meu boi do mestre Leonardo e a sede do Boi da Floresta. Foto: Sebrae/Divulgação - Sebrae/Divulgação
São Luís (MA), 26/09/2025 - Território Liberdade Quilombola. O local é o maior quilombo urbano das Américas, certificado pela Fundação Cultural Palmares em 2019, com território que engloba os bairros Liberdade, Camboa, Fé em Deus e Diamante. Na região, o grupo conheceu a casa de reggae Produtora Novo Quilombo, a casa de tambor de crioula e de bumba meu boi do mestre Leonardo e a sede do Boi da Floresta. Foto: Sebrae/Divulgação - Sebrae/Divulgação

De olho no verão de 2026, a Embratur também firmou uma parceria com a Resorts Brasil para destacar destinos autênticos do Nordeste, aliando sofisticação e sustentabilidade.

A conectividade aérea é um pilar central da estratégia de promoção dos destinos brasileiros. A Embratur trabalha em parceria com companhias aéreas e governos estaduais por meio do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) para ampliar as rotas entre o Brasil e países vizinhos. Só em 2025, estão previstos 16.377 voos ligando Brasil e Argentina, um recorde histórico que disponibiliza mais de 3,2 milhões de assentos.

Os resultados dessa estratégia já são visíveis. Até agosto de 2025, o Nordeste registrou mais de 300 mil chegadas internacionais, um aumento de 51,41% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No total, em 2024, a região recebeu 353 mil turistas estrangeiros. Atualmente, os principais emissores de visitantes para o Nordeste são Argentina (107.600), Portugal (43.423), França (26.581) e Itália (22.075).

A ampliação da malha aérea tornará destinos como Salvador, Recife, Fortaleza, Natal e Maceió ainda mais acessíveis, permitindo que os turistas circulem entre os estados e explorem ao máximo as oportunidades da região.

Rotas integradas e vivências autênticas

A promoção do Nordeste como destino único também se reflete na criação de rotas turísticas integradas. Esses roteiros unem diferentes estados, oferecendo experiências diversificadas e autênticas para os visitantes. Exemplos incluem:

Rota das Emoções: Percorrendo Maranhão, Piauí e Ceará, combina aventura, cultura e sustentabilidade, com vivências em comunidades locais e valorização da gastronomia regional e do artesanato.

Rota das Falésias: Circuito turístico que vai do litoral do Ceará até o Rio Grande do Norte, rico em paisagens naturais, como falésias coloridas e dunas, além de cultura, artesanato e gastronomia local.

Rota dos Cânions do São Francisco: Em fase de desenvolvimento, o projeto irá integrar Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco em uma experiência turística unificada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.