Celebrado anualmente na primeira sexta-feira de agosto, o Dia Internacional da Cerveja é uma homenagem global à bebida mais popular do mundo. Este ano a data caiu nesta sexta-feira (1), e reúne apreciadores em mais de 80 países para brindar à história, à diversidade e aos profissionais que fazem a cerveja acontecer.
Leia também: Receita de cerveja amanteigada
A cerveja tem uma história rica e antiga, com suas raízes remontando à Mesopotâmia, há cerca de 9.000 anos. Criada pelos sumérios, inicialmente pelas mulheres, a bebida evoluiu de uma simples fermentação de cereais para uma complexa arte, com inovações que deram origem a milhares de estilos e sabores. Hoje, a cerveja é um ícone cultural presente em grandes festivais como a Oktoberfest na Alemanha e nos festivais de cerveja de Blumenau, no Brasil, demonstrando seu papel central em celebrações ao redor do planeta.
O mercado cervejeiro reflete essa paixão global. Em 2023, o setor movimentou cerca de US$ 750 bilhões, com um consumo de 188 bilhões de litros. No Brasil, o consumo per capita é de 69,3 litros por ano, e o país se posiciona como o terceiro maior produtor e consumidor do mundo. A primeira cervejaria brasileira, a Bohemia, fundada em 1853, é um marco na história da bebida no país, que hoje conta com mais de 1.800 cervejarias registradas.
Uma ideia de amigos que conquistou o mundo
O Dia Internacional da Cerveja nasceu de forma despretensiosa em 2007. Quatro amigos em Santa Cruz, Califórnia, Jesse Avshalomov, Evan Hamilton, Aaron Araki e Richard Hernandez, decidiram criar um dia para celebrar sua paixão em comum. Inicialmente fixada em 5 de agosto, a data passou a ser comemorada na primeira sexta-feira do mês a partir de 2012, para facilitar a participação de bares e pubs ao redor do mundo.
O manifesto do grupo estabeleceu três objetivos simples:
- Reunir amigos para apreciar a cerveja
- Homenagear os profissionais do setor (cervejeiros, garçons, distribuidores)
- Celebrar a rica diversidade de estilos, de IPAs americanas a stouts irlandesas.
O conceito se espalhou rapidamente, ganhando adesão em mais de 200 cidades em seis continentes e tornando-se uma tradição que valoriza a confraternização e o trabalho de quem faz parte dessa cadeia produtiva.
No Brasil, a comemoração se alinha perfeitamente com a cultura cervejeira do país. A data é celebrada com eventos e promoções em bares de cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e outros estados.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.