Iluminação pública é deficiente em Caxias

Imirante.com / O Estado do MA.

Atualizada em 27/03/2022 às 15h15

CAXIAS - A população caxiense começa a ficar preocupada com as constantes reduções na iluminação pública nas ruas de Caxias.

A redução tem aumentado os índices de assaltos, colocando em risco, principalmente, a segurança dos estudantes que vão à escola no período noturno.

Em alguns pontos da cidade, várias ruas estão completamente às escuras, enquanto outras estão iluminadas precariamente, como é o caso da rua Aarão Reis. Na rua está situado, além de residências e uma escola de ensino médio, o prédio do 2°Batalhão de Polícia Militar. E, mesmo assim, trafegar pelo local após às 21h está se tornando perigoso.

Segundo a Companhia Energética do Maranhão (Cemar), a iluminação das vias públicas do município está sob a responsabilidade da Prefeitura de Caxias desde dezembro do ano passado, conforme a emenda constitucional de n° 39/2002. Todas as solicitações e reclamações terão que ser feitas diretamente à administração municipal.

Para aprovar a Lei, serão necessários os votos de nove vereadores, dos 17 que constituem a Câmara. Ironaldo Alencar ressalta que a prefeita Márcia Marinho pode vetar alguma emenda criada pelo Legislativo, e que para derrubar o veto da prefeita é necessário 12 votos. Mesmo sendo sancionada, de acordo com a Constituição Federal, a CIP só poderá passar a ser cobrada a partir de janeiro de 2004. Até lá, os consumidores poderão pedir a retirada da cobrança da taxa de iluminação pública de suas contas de energia elétrica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.