Reivindicações

Entregadores de aplicativo realizam protestos por melhores condições de trabalho

Aumento do valor recebido por quilômetro rodado e auxílio pandemia são algumas das reivindicações da classe.

Imirante.com, com informações do G1

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
Manifestantes na porta da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Manifestantes na porta da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, em Belo Horizonte. (Foto: Rodrigo Franco / TV Globo)

BRASIL - Protestos de entregadores de aplicativos foram realizados em várias cidades brasileiras nesta quarta-feira (1º). A mobilização nacional da categoria é por melhores condições de trabalho, principalmente durante o período de pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Movimentos foram registrados em cidades como Aracaju (SE), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), São Paulo (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

Mesmo não tendo uma representação sindical, a classe incluiu na pauta de reivindicações os seguintes itens:

- aumento do valor recebido por quilômetro rodado;
- aumento do valor mínimo;
- fim do que os entregadores consideram bloqueios indevidos;
- seguro de roubo, acidente e vida;
- auxílio pandemia (equipamentos de proteção individual - EPIs - e licença).

Em nota à imprensa, as empresas que integram a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), que atuam no setor de delivery, informam que desde o início da pandemia foram tomadas diversas medidas de apoio, como distribuição gratuita ou reembolso pela compra de materiais de higiene e limpeza (máscara, álcool em gel e desinfetante) e a criação de fundos para pagar auxílio financeiro a parceiros diagnosticados com Covid-19 ou em grupos de risco.

Segundo a Amobitec, os entregadores cadastrados nas plataformas estão cobertos por seguro contra acidentes pessoais durante as entregas. A associação também informou estar aberta ao diálogo e que a mobilização desta quarta "não acarretará em punições ou bloqueios de qualquer natureza".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.