Vida marinha

Golfinho é morto após ser atingido por óleo em praia de Alagoas

Este é primeiro mamífero a surgir morto em praia de Alagoas desde a aparição das manchas de óleo no Nordeste.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
Golfinho é encontrado morto em praia no município de Feliz Deserto, no Alagoas.
Golfinho é encontrado morto em praia no município de Feliz Deserto, no Alagoas. (Foto: Reprodução)

FELIZ DESERTO - Neste domingo (13), um golfinho com manchas de óleo foi achado morto hoje em Alagoas. Instituto Biota de Conservação está fazendo o recolhimento do animal para necropsia. Foi o primeiro mamífero a surgir morto em praia e Alagoas desde a aparição das manchas de óleo no Nordeste, no início de setembro.

Leia também:

Governo investiga navios que podem ser origem do óleo que polui praias

Com manchas de óleo, golfinho é encontrado morto em praia do Ceará

De acordo com relatório do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis), 13 tartarugas e uma ave já morreram oleadas no litoral nordestino até o último sábado (12).

O coordenador do instituto, Bruno Stefanis, diz que ainda não dá para saber a causa da morte do golfinho. "Somente com a necropsia podemos saber, se ela for conclusiva", afirma. O professor Cláudio Sampaio, da Ufal (Universidade Federal de Alagoas), diz que, pela foto, se trata de um boto cinza, mas confirma que somente uma necropsia poderá afirmar se há relação do óleo com a morte. "Aparentemente estava em boas condições físicas, sem sinais de baixo peso, por exemplo. Como a carcaça está fresca, será possível inferir se o animal morreu por conta do óleo ou ficou sujo depois de sua morte."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.