Preocupante

Alerta sobre acidentes com postes; seis por dia no Maranhão

Embriaguez é uma das principais causas deste tipo de acidente.

Imirante.com, com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
A maior parte pode ser ocasionado por perda de controle do veiculo.
A maior parte pode ser ocasionado por perda de controle do veiculo. (Foto: Marcial Lima/Mirante AM)

SÃO LUÍS - Os acidentes com quebra de postes afetam, além das vítimas, os moradores que residem próximos ao local do acidente, que acabam ficando sem energia por algum tempo. A média de acidentes com quebra de postes no Maranhão é de seis postes por dia, um dos maiores índices no país.

A maior parte dos acidentes com quebra de poste pode ser ocasionado por perda de controle do veiculo, efeitos de bebidas alcoólicas e falta de atenção, como por exemplo, ficar com celular na mão enquanto dirige.

Além da embriaguez, parte dos acidentes envolvem distrações visuais: quando o condutor desvia o olhar da via para ler mensagem ou atender ligação; cognitivas, como quando se está falando ao telefone e deixa de prestar atenção no trânsito; físicas, quando o motorista tira uma das mãos do volante para executar tarefas como digitar números; ou mensagens auditivas, quando a atenção do motorista volta-se para os sons do telefone, provocando perda de percepção auditiva de uma sirene ou buzina.
Se for curtir a noite com os amigos, escolha o “anjo” para levar todos em segurança para casa, ou volte de táxi!

A Companhia Energética do Maranhão (Cemar) informou que tem investido em defensas nas áreas em que há mais ocorrências de acidentes com quebra de postes. Essas defensas são elementos de concreto na frente dos postes (atualmente elas são feitas com manilhas recheadas de areia), cujo objetivo é amortecer o impacto da colisão dos veículos em acidentes. A Cemar alerta ainda:

- Tome cuidado ao dirigir em pistas molhadas e fique com os olhos atentos na estrada, deixando sempre o celular no silencioso assim evitando multas por infração gravíssima e acidentes;

- Lembre-se: não é a velocidade que importa e sim a prudência na hora que estiver dividindo a pista com outros condutores e pedestres.

- Caso você esteja próximo do local de um acidente com quebra de poste a dica é: isolar; não se aproximar e nem deixar que os outros se aproximem, por medida de segurança. E ligar imediatamente para a Central de Atendimento 116 informando o local com ponto de referência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.