Brasil

Economia deve ter queda de 1,1% este ano, diz Banco Central

Esse cenário reflete no aumento do preço da energia e na redução do consumo de água.

Kelly Oliveira / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h42

BRASÍLIA - O Banco Central (BC) prevê maior retração da economia este ano. De acordo com o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado nesta quarta-feira(24), o Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos, deve apresentar queda de 1,1%. Segundo o BC, Esse cenário reflete no aumento do preço da energia e na redução do consumo de água.

A produção agropecuária deverá crescer 1,9%, mas a projeção para o recuo da indústria passou de 2,3% para 3%. O BC destaca os impactos das reduções projetadas para a indústria de transformação, de 3,4% para 6%, e para a produção e distribuição de eletricidade, água e gás, de 1,4% para 5,6%. O setor de serviços passou de crescimento de 0,1% para queda de 0,8%.

O BC também revisou a projeção para o consumo das famílias, que passou de expansão de 0,2% para queda 0,5%. Também foi alterada a estimativa de consumo do governo, que passou de crescimento de 0,3% para queda de 1,6%.

Para o período de 12 meses encerrados em março de 2016, a estimativa de queda do PIB é 0,8%.

Energia mais cara

O Banco Central revisou a projeção para reajuste do preço da eletricidade de 38,3% para 43,4%, este ano. A e stimativa de redução na tarifa de telefonia fixapassou de 4,1% para 3%.

Mais inflação

O Banco Central (BC) piorou a projeção para a inflação este ano. Na estimativa do BC, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), deve ficar em 9%, este ano, ante 7,9% previstos em março.

Exterior

Em relação à demanda externa, o BC revisou a projeção para as exportações, com aumento de 3,1% para 5,5% de crescimento, em relação à estimativa anterior. No caso das importações, a estimativa é queda de 6%. Segundo o BC, esse cenário repercute os efeitos de redução do consumo e da alta do dólar.

Para 2016, a estimativa é 5,3% para os preços administrados, a mesma projeção de março.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.