Economia

Drex: Banco Central divulga nome de nova moeda digital no Brasil

O Banco Central deve disponibilizar a primeira moeda digital brasileira ao público apenas no fim de 2024.

Imirante.com

A expectativa é que, até o fim de 2024, o Drex esteja liberado para o público.
A expectativa é que, até o fim de 2024, o Drex esteja liberado para o público. (Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil)

BRASIL - O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (7) o nome da primeira moeda digital brasileira: Drex. A instituição deve implementar a iniciativa no país até o final de 2024. Por enquanto, o projeto continua em fase de testes.

De acordo com o BC, a nova moeda virtual irá funcionar como uma representação do real, mas estará disponível apenas em plataformas digitais. Ela também seguirá os mesmos fundamentos e políticas econômicas que determinam o valor e a estabilidade do real convencional.

"Um Drex corresponde a um real. O objetivo principal é justamente reduzir os custos das operações bancárias e aumentar a inclusão financeira dos consumidores no mercado financeiro", afirmou o economista Danilo Pereira.

Diferente das criptomoedas, o Drex não terá variação de preço já que ele nada mais é do que uma nova expressão das cédulas físicas. O real digital atuaria como uma extensão das moedas físicas e sua distribuição será intermediada pelo Banco Central.

Apesar do foco da moeda virtual serem as transações financeiras, ela poderá ser trocada por cédulas e vice-versa.

"Nada mais é do você ter uma carteira digital e, em vez de ser reais, você tem o Drex", explica Pereira. "Ele não pode ser remunerado, ou seja, não posso aplicar o Drex na poupança. Ele é apenas um meio para fazer transações. Ele não é um meio para gerar valor na aplicação financeira, ele pode ser apenas utilizado como uma moeda de troca."

Por que a moeda virtual se chama Drex?

Segundo o Banco Central, o termo Drex é a junção de elementos de modernização.

"Na marca, desenvolvida pelo BC, a combinação de letras forma uma palavra com sonoridade forte e moderna: "d" e "r" fazem alusão ao Real Digital; o "e" vem de eletrônico e o "x" passa a ideia de modernidade e de conexão, do uso de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Tecnology - DLT), tecnologia adotada para o Drex, dando continuidade à família de soluções do BC iniciada com o Pix", informou o Banco Central em nota oficial. 
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.