IBGE

Queda de 0,8% na produção industrial em março é a pior desde 2006

A informação consta da Pesquisa Industrial Mensal.

Nielmar de Oliveira / Agência Brasil

Atualizada em 27/03/2022 às 11h43
(Reprodução / Internet)

RIO DE JANEIRO - A queda de 0,8% na produção industrial brasileira em março, a segunda consecutiva depois de uma ligeira recuperação em janeiro, é a pior para o mês desde março de 2006, quando a retração foi 1,3%. A informação consta da Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O decréscimo reflete, segundo o gerente de indústria do IBGE, André Luiz Macedo, o “baixo nível de confiança do empresário e do consumidor”. Segundo ele, o resultado ocorre em razão de “uma evolução mais lenta da demanda doméstica”. Ele acrescentou que o “acesso ao crédito [está] mais caro e mais restritivo e [decorre de] um cenário econômico internacional ainda adverso”.

Na avaliação do economista do IBGE, a maior parte das categorias econômicas acusam resultados negativos. “O setor industrial vem mantendo neste início de 2015 um comportamento de menor dinamismo que já era observado ao longo de 2014”, acrescentou Macedo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.